Sínodo Sudeste



Rua Barão de Itapetininga , 255 Cj 510 - Centro
CEP 01042-001 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3257-8418 | (11) 3257-8162
sinodosudeste@luteranos.com.br
ID: 18

Tempos líquidos - Mateus 7.24-27; Lucas 6.48 - P. Gerson Acker - 23 de setembro de 2021

Oração em tempos de Coronavírus

23/09/2021


Saudação: Olá meu irmão. Olá minha irmã. Que a graça e a paz de Jesus Cristo esteja contigo. Amém!

Antigamente, quando a gente comprava um eletrônico, um eletro doméstico, a gente tinha a sensação que ele durava muito mais. É bem verdade que a maioria dos produtos, atualmente, são altamente descartáveis. Estragou? A gente joga fora e compra de novo. É um traço da nossa sociedade consumista, nada é feito para durar.

Esse conceito de que nada é feito para durar, nos vem das pesquisas e dos livros que o Polonês sociólogo Zygmunt Bauman escreveu. E ele diz que a nossa modernidade é líquida porque ela se comporta como os líquidos. Os líquidos, eles são instáveis, eles tem falta de coesão e eles também não tem forma definida.

Me diz meu irmão, minha irmã se tantas e tantas vezes a gente se sente assim, boiando, sem um solo firme para pisar? Jesus nos questiona diante dessa situação, quando usa de uma parábola. Essa parábola, nós encontramos em dois evangelhos, Mateus e Lucas. É a parábola da pessoa que constrói a sua casa sob areia e a outra que constrói sob a rocha.

No evangelho de Mateus diz que quem ouve os ensinamentos de Jesus e quem vive de acordo com eles é como uma pessoa que constrói a sua casa, ou seja, a sua vida sobre uma base sólida.

No evangelho de Lucas, a gente tem uma nuance um pouquinho diferente. Eu gosto da versão de Lucas porque vai dizer que quem ouve os ensinamentos de Jesus e é obediente a eles é como a pessoa que cava, bem fundo, para colocar o alicerce da sua casa na rocha. E aí não tem tempestade, não tem tempo líquido que derrube a casa.

Meu querido irmão, minha querida irmã, a gente precisa se esforçar para ser o contraponto dentro desse mundo líquido. Enquanto tudo ao nosso redor, tende a sensação da liquidez, compete a nós solidificar, buscar bases firmes para conduzir as nossas vidas, as nossas relações e a nossa maneira de ser em sociedade. Que a nossa base, sejam os ensinamentos de Jesus Cristo. Que assim seja, Amém!

Oração: Ora comigo? Querido Deus não permita que naufraguemos no meio do caos dessas águas turbulentas dos tempos modernos. Dá – nos a paz que precisamos e a sabedoria para cavarmos fundo e buscarmos alicerces firmes em ti para conduzir a nossa vida. Por Cristo Jesus é que nós oramos. Amém!

Bênção: Que Deus mantenha a tua cabeça fria, o coração quente, as mãos abertas e os pés sem pressa e sem preguiça. Que assim te abençoe o Deus que é Pai-Mãe, Filho e Santo Espírito. Amém!

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Tu és o meu Senhor. Outro bem não possuo, senão a ti somente.
Salmo 16.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br