Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Celebração sobre as estações do ano

29/07/2022

Celebração sobre as estações do ano – 2022

Acolhida: “Tudo neste mundo tem o seu tempo cada coisa tem a sua ocasião” (Ec 3.1). Atualmente estamos na estação do inverno. É um tempo de recolhimento, noites mais longas, frio intenso, dias de umidade e chuvas... Mas também um tempo de celebrar a vida, de refletir sobre as maravilhas da bela criação de Deus. Deus criou o mundo de forma tão perfeita com as quatro estações do ano. Como a natureza também nós, seres humanos, passamos por diferentes estações que nos envolvem e nos transformam. Com está celebração queremos renovar e fortalecer a fé e a esperança no Deus que nos criou a sua imagem e semelhança.

Hino: Como dar graças? LC 474

Invocação: Estamos reunidos/as em nome e na presença do Trino Deus: Deus Criador da vida; seu Filho Jesus Cristo que nos aponta o sentido da vida em meio as diferentes estações e o Espírito Santo que com sua brisa calma e suave nos move a viver em comunidade. Amém!
Confissão de pecados: No mundo vivemos em interação com outras pessoas. Nestes relacionamentos nos alimentamos, nutrimos, fortalecemos... Mas, por vezes, também nos machucamos, machucamos outras pessoas, causamos conflitos, desavenças, nutrimos sentimentos de raiva, rancor... Por isto em humildades confessamos diante de Deus os nossos pecados:

(momento de silêncio)

Deus, fonte do amor e da paz! Nos deparamos com tantas notícias que não fazem parte da tua vontade. Reconhecemos nossas fraquezas e limitações na busca por um mundo mais justo e humano. Sabemos que em determinadas épocas as árvores precisam ser podadas. Assim também ajuda-nos a quebrar em nós a casca da indiferença e retira do nosso coração tudo aquilo que nos impede de viver solidariedade e amor. Nos unimos a voz do salmista quando ele exclama:
“Ó Senhor Deus, ouve a minha oração! Escuta o meu pedido. Responde-me, pois és fiel e bom” (Sl 143.1). Amém!

Palavra de Absolvição: Pedro em sua 1ª carta, nos diz: “Coloquem nas mãos de Deus qualquer preocupação, pois é Ele quem cuida de vocês” (1Pe 5.7). Que este cuidado de Deus seja sentido e vivenciado nos diferentes momentos da vida.

Hino: Conta as bênçãos – LC 626

Oração do dia: Querido Deus, que acompanhaste o teu povo em todas as estações da vida; que estiveste presente com o povo de Israel durante a caminhada no deserto; que caminhaste com os discípulos de Jesus e junto com pessoas cristãs que não negaram sua fé, mesmo sendo perseguidas e maltratadas; que estiveste com nossos antepassados que construíram as comunidades cristãs das quais hoje participamos: te agradecemos por este dia. Pedimos que tua palavra nos dê sabedoria e entendimento para a caminhada diária. Amém!

Hino: É como a chuva que lava – LC 149

1ª Leitura bíblica: Mt 6.25-30

Hino: Buscai primeiro – LC 151

2ª Leitura bíblica: Eclesiastes 3.1-8.

Reflexão:
Depois de criar os céus e a terra, organizar as águas, as luzes, fazer com que a terra produza ervas e árvores frutíferas, fazer a distinção do dia e da noite, povoar as águas de enxames de seres viventes, criar os animais e moldar o ser humano, Deus conclui que tudo era muito bom (Gn 1). Assim estamos inseridos e integrados no mundo criado por Deus. Somos influenciados pelas variações do clima, da lua, do sol, da chuva e do ambiente em que vivemos. No livro de Eclesiastes diz que tudo tem o seu tempo determinado.
Igualmente as estações do ano influenciam na nossa caminhada. Por isto queremos, brevemente, refletir sobre cada uma delas:
- Verão: É a estação mais alegre e festiva do ano para quem vive no hemisfério sul. Ainda em dezembro, no começo da estação, celebramos Natal e, logo em seguida, iniciamos um novo ano no calendário civil. Geralmente o novo ano traz consigo novas expectativas, novos sonhos, novas esperanças, novas atitudes... Também para muitos é período de férias do trabalho e da escola, ou seja, um tempo de descanso e de visitar familiares que estão mais distantes.
É um tempo de bastante calor e, as vezes, também de chuvas acompanhadas com raios e trovões. Período em que cultivamos sementes que foram plantadas na primavera.
A natureza para produzir precisa do calor do sol, da chuva e da claridade que permanece por um período maior do dia. Sem a gestação do verão a primavera seria inútil. Se plantamos certamente vamos colher, mas tudo no seu tempo determinado.
Se a primavera nos desperta para a esperança, o verão torna possível este desenvolvimento. E para a nossa vida: conseguimos vivenciar a alegria da fé em meio a esperança do Filho de Deus que se faz humano, no menino que nasce em Belém?
“Tudo neste mundo tem o seu tempo. Há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar...”
- Outono: período de clima agradável. O verão vai se despedindo e o inverno começa a mostrar os primeiros sinais. É tempo de transição. É um período rico em sabores e cheiros! Para as plantas é o período da produção dos frutos e das sementes. Mas também é o tempo de podar as árvores. A natureza prepara-se para a hibernação, para o recolhimento.
No cair das folhas, o outono revela-se tempo de desapego, de libertação das coisas velhas e de renúncia. Sem o abandono das folhas as árvores não seriam renovadas, pois as folhas caídas fecundam o solo e o tornam mais forte e fértil para germinar outras plantas.
É no outono que celebramos a Páscoa, a passagem da vida para a morte. É tempo de vivenciar a esperança e de perceber que a morte não tem a última palavra sobre a nossa vida e a vida do mundo. É tempo de abrir mão de coisas que não acrescentam nada de útil a caminhada. É tempo de ser podado; deixar para trás aquilo que não é da vontade de Deus e seguir confiante.
“Tudo na vida tem o seu tempo... Há tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar...”
- Inverno: período de recolhimento, marcado por dias curtos e noites longas e mais silenciosas. Tempo para refletir sobre a vida e buscar a reconciliação.
Período com muito frio, chuvas e umidade. É tempo de aprofundar raízes para se nutrir e fortalecer. É tempo de se aproximar ainda mais de Deus mesmo que as dificuldades rondem a sua vida. É tempo de aquecer a fé e encontrar o colo e o aconchego de Deus.
“Tudo na vida tem o seu tempo. Há tempo de ficar triste e tempo de se alegrar; tempo de chorar e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las; tempo de abraçar e tempo de afastar. Há tempo de procurar e tempo de perder; tempo de economizar e tempo de desperdiçar...”
- Primavera: é uma explosão de cores e de luz. Os dias vão ficando mais longos e ensolarados. Os jardins florescem, o verde das árvores retorna e com ele volta o canto dos pássaros. A natureza se renova e regenera. É tempo de renascimento.
É tempo de admirar a beleza e a variedade das cores e da bela criação de Deus. Flores surgem por todos os lados. De sementes, de bulbos, de galhos formam-se novas plantas que produzem flores. Vivenciamos alegria e admiração.
“Tudo na vida tem o seu tempo. Há tempo de rasgar e tempo de remendar; tempo de ficar calado e tempo de falar, Há tempo de amar e tempo de odiar, tempo de guerra e tempo de paz”.
As estações são diversas e cada uma tem o seu encanto e seus desafios. A vida é maravilhosa e também tem as suas diversas estações. O mais importante é estarmos com as raízes bem firmes plantadas na fé e saber que Deus nos alimenta e possibilita vivermos cada momento e que temos a liberdade de escolher o que vamos podar e o que vamos adubar e cultivar ao longo da vida. Que Deus nos conceda sabedoria. Amém!

Confissão de fé: Em resposta a palavra ouvida vamos reafirmar a nossa fé professando as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai.....

Hino: Obrigado Pai Celeste – LC 477

Oração geral da Igreja: Neste momento queremos nos unir em oração:
Deus de viva sabedoria! Achegamo-nos a Ti com alegria e esperança sabendo que tu és o Criador do mundo e de tudo o que nele existe. Te agradecemos porque somos parte da tua obra maravilhosa. Graças pelo dia, pelas estações do ano que nos fazem refletir e perceber que tudo tem um tempo determinado. Graças pelos alimentos, pela água, pelos frutos da terras, pelas flores que embelezam a caminhada.
Concede-nos, ó Deus a sensibilidade para perceber a beleza da criação. Faze-nos solidários com as pessoas que carecem de uma vida com dignidade. Esteja com as pessoas enfermas lhe afofando a cama e, conforme os teus desígnios, lhe restaurando a saúde. Console quem está triste e angustiado e chora a perda de uma pessoa querida. Conceda-nos paciência e tolerância nos relacionamentos familiares...
Tudo o mais que não conseguimos expressar com nossas palavras, mas aquilo que ainda temos em nosso coração, também queremos colocar perante ti, dizendo: Pai Nosso que estás no céu...

Avisos

Hino: Sim, vale a pena viver – LC 559

Benção:
Que Deus te abençoe todas as manhãs
com o abraço quente do sol
ou com a carícia terna do vento
ou com a espessura abundante da chuva.
Que Deus te dê todos os dias
o abraço fresco de quem te ama de verdade,
o sorriso sincero das suas amizades,
o olhar sereno de quem acompanha seu andar.
Que Deus te abençoe em cada dia.
com o pão compartilhado que abraça a fome
e com a água limpa que abraça a sede
e o suficiente para abraçar cada necessidade.
Que Deus te abençoe ao cair da tarde.
com um lugar seguro que abrace seus cansaços,
com um bom papo para saciar a alma
e com a satisfação de ter vivido bem.
Que Deus te abençoe por vir a noite.
com piscadinhos de estrelas que abraçam os medos,
com sonhos tranquilos que renovam e restauram
e com melodias gratas por tudo que recebemos.
(Benção escrita por Gerardo Carlos C. Oberman)

Envio: Que o Espírito Santo te conduza pelas estações da vida. Vá em paz.


 


Autor(a): Pa. Roili Borchardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 67656

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br