Tema do Ano da IECLB



Telefone(s): (51) 3284-5400
presidencia@ieclb.org.br
ID: 3251

Mensagem da Presidência da IECLB para o lançamento do Tema do Ano 2022

26/11/2021

 

Mensagem da Presidência da IECLB para o lançamento do Tema do Ano 2022

Amar a Deus e as pessoas!

Não amemos de palavra, nem da boca para fora,
mas de fato e de verdade
” (1 João 3.18)

Amar a Deus e as pessoas! Este é o Tema do Ano da IECLB para o ano de 2022.

O Tema do Ano nos remete a uma palavra de Jesus que resume todos os mandamentos. Um mestre judeu perguntou a Jesus: “— Qual é o principal de todos os mandamentos? Jesus respondeu: — O principal é: ‘Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.’ O segundo é: ‘Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.’ Não há outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12.28-31).

A resposta de Jesus uniu dois textos bíblicos. O primeiro deles é Deuteronômio 6.4-5: “Escute, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Portanto, ame o SENHOR, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e com toda a sua força” (Deuteronômio 6.4-5). O segundo texto está em Levítico 19.18: “Não procure vingança, nem guarde ira contra os filhos do seu povo, mas ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Eu sou o SENHOR”.

O Lema Bíblico para 2022 é a palavra de 1 João 3.18: “Não amemos de palavra, nem da boca para fora, mas de fato e de verdade”. Esse lema aponta para as consequências concretas do mandamento do amor.

O amor a Deus decorre do amor DE Deus. Em primeiro lugar, Deus agiu na vida do seu povo, Deus agiu na nossa vida. O amor de Deus é o fundamento, o nosso amor é o efeito. Quando reconhecemos o que Deus faz por nós, amamos a Deus. Quando amamos a Deus, amamos também as pessoas.

A cor de fundo do cartaz do Tema do Ano é verde azulado, que transmite serenidade, paz, esperança. Ao centro vemos um quadrado azul-marinho com os dizeres “amar a Deus e as pessoas”. O conteúdo desta frase é expressa pelo símbolo de um coração, que se transforma em uma mão. É um coração-mão, indicando que o amor se transforma em ação concreta – é amor-ação! As cores das listras indicam os desafios que temos: acolher, servir, ensinar, pacificar e dialogar.

Desejo que o Tema do Ano 2022 promova reflexões, motive à ação e seja uma bênção em nossas comunidades, escolas e instituições vinculadas. Sigamos firmes no amor a Deus e às pessoas!
 


Âmbito: IECLB
Área: Campanhas / Nível: Tema do Ano / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 65349
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br