Sínodo Uruguai



Avenida General Osório , 95D - Jardim Itália
CEP 89802-265 - Chapecó /SC - Brasil
Telefone(s): (49) 3329-3583
sinodouruguai@yahoo.com.br
ID: 20

Mensagem da XXIIIª Assembleia Sinodal do Sínodo Uruguai

28/04/2018

Sob o lema “Eu sou o Senhor teu Deus Êx 20.2a e sob o tema Igreja, Economia e Política”, os membros da XXIIIª Assembleia Sinodal refletiram sobre a Missão de Deus. Nos inserimos nessa missão como instrumentos que tem por função de interagir em meio a sociedade, promovendo o bem comum. Segundo Lutero, há três ordens: a Igreja, a Economia e a Política nas quais Deus nos envolve. A Economia diz respeito a manutenção e preservação da vida. Sob o estamento da Política está o manter a ordem e promover a justiça. Já a Igreja tem por função ensino e a pregação do evangelho; por meio da orientação e exortação do povo.

Todas as ordens estão sob o governo divino. Assim como nos afirma Lindolfo Weingärtner no hino Há Sinais de Paz e de Graça: esse mundo ainda é de Deus! Com isso, somos chamados e chamadas à responsabilidade em todos os âmbitos do convívio e da interrelação humana; sejam eles: social, econômico, político ou espiritual. Isso se desdobra nas funções específicas da igreja: a oração (ato de colocar diante de Deus a realidade), proclamação da palavra (anúncio e denúncia), diaconia (acolhimento e restauração) e no impedimento da continuidade do mal (restauração da ordem).

Como Sínodo Uruguai nos sentimos desafiados a testemunhar do Amor de Deus. Ele continua a transformar o mundo; criando, salvando e santificando. Assim, tomamos como proposição planejar nossas ações para potencializar nossa ação missionária e pastoral. Consoante à campanha Vai e Vem, queremos contribuir com nossos dons e nossos bens para o desenvolvimento do trabalho na Igreja e na sociedade. Desse modo, são desenvolvidos trabalhos como o projeto Palavra de Deus, Encontros de Formação, Capelania Hospitalar/Diaconia, entre tantas outras iniciativas na promoção do Evangelho de forma concreta.

Somos uma Igreja democrática, cidadã; consciente de seu lugar em meio à sociedade. Reconhecemos o empenho de inúmeras lideranças que se colocam à disposição e dedicam seu tempo, seus talentos e seus bens para o serviço cristão em todos os tempos, âmbitos e conjunturas. Isso se refletiu mais uma vez nas eleições para as diversas funções do Sínodo e na IECLB. Como Assembleia Sinodal, exortamos nossas comunidades que continuem se engajando na Missão do Deus que abraça a toda a criação; porque Ele confere à sua Igreja esta dignidade. Assim todos e todas reconhecerão em nós aquele que diz: “Eu sou o Senhor teu Deus”.


Assembleia Sinodal do Sínodo Uruguai

Chapecó – SC, 28 de abril de 2018.
 


Autor(a): Comissão de Mensagem
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
ID: 47032

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico.
Salmo 100.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br