A Campanha


O Tema do Ano da IECLB afirma que somos Igreja da Palavra, que somos chamad@s a comunicar! É importante destacar que o Tema do Ano não foca somente a comunicação padronizada. Aqui está um chamado especial! Fazemos parte da Comunidade de Jesus Cristo a partir do Batismo e sustentados pela Eucaristia, ambos Sacramentos a serviço da comunicação de Deus conosco, a serviço do seu Evangelho. Esse é o conteúdo a modelar a nossa comunicação, o nosso diálogo, a nossa comunhão, as nossas decisões pessoais e profissionais, a nossa solidariedade para dentro e para fora da Comunidade.

Da mesma forma, a pergunta de Jesus para os dois discípulos no caminho de Emaús, sobre o que vocês estão conversando pelo caminho? (Lucas 24.17), Lema bíblico da IECLB para este ano, pode muito bem ser repetida no contexto da caminhada da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem. A propósito, como é importante conversar pelo caminho! Quem conversa sabe que transmite algo (aquilo que vai), mas só há conversa, diálogo e comunhão quando existem abertura e acolhimento para o que a outra parte transmite (aquilo que vem). Aí é importante lembrar que comunicação não se faz somente com palavras. Gestos e atitudes também comunicam. O Apóstolo Tiago (Tg 2.16) procura apontar justamente para a
relação entre estas duas grandezas fundamentais da comunicação de e entre pessoas que seguem a Jesus Cristo: palavras de conforto, consolo, salvação e atitudes amorosas, serviço e solidariedade de quem ama em resposta ao amor recebido e de que está convicto!

Nesse sentido, somos chamados e chamadas pela Vai e Vem a comunicar com dupla ênfase: as palavras faladas e as palavras que viram gestos! A Campanha de Missão da IECLB zela pelo cuidado interno e possibilita a prática de levar as cargas uns dos outros (Gl 6.2) no interior da IECLB, em seu meio. Desta forma, viabiliza a caminhada de Comunidades, de comunhão de pessoas que podem ser sal da terra e luz do mundo (Mateus 5.13-16) lá onde vivem e comunicam as suas convicções, a sua razão de ser (1Pe 3.15).

Então, sobre o que vocês estão falando pelo caminho? O que está ardendo no seu peito e dentro do seu coração, de tal maneira que precisa ser compartilhado, falado, levado adiante? A brincadeira do ‘telefone de latas’ simboliza este desejo humano de se comunicar, mas, aqui, o foco é destacar que a Vai e Vem une duas dimensões, ou seja, o anúncio (Palavra) e o serviço (Palavra que encarna: João 1.14).

Há muito sobre o que falar! Pode-se falar sobre a Campanha Vai e Vem, pois ela deve ser divulgada, estimulada, animada. Afinal, a Vai e Vem é Campanha de gente nossa para nossa gente. Também há muito a fazer! A Vai e Vem é instrumento de cuidado para com os da própria casa – nos Sínodos, nas Paróquias, nas Comunidades, no Brasil. Neste sentido, a Campanha de Missão da IECLB é instrumento de ação!

Lá onde a IECLB está presente – inclusive quando esta presença é possibilitada pelas ofertas da Vai e Vem – somos chamad@s a comunicar palavras e ações que levedam a massa (Lucas 13.21), que oferecem sinais do Reino de Deus. Somos chamad@s a falar sobre o que estamos dialogando. Estamos dialogando acerca da Vai e Vem? Então, falemos a respeito dela em nome do amor, em nome do crescimento e da preservação da IECLB como Igreja de Jesus Cristo no Brasil, em nome da tarefa de pregar a Palavra de Deus, de celebrar os Sacramentos, de vivenciar a comunhão e a solidariedade com vistas a uma relação mais equilibrada entre as pessoas e destas com Deus.

Como diz o nosso hino Palavra não foi feita para dividir ninguém, palavra é uma ponte onde o amor vai e vem, onde o amor vai e vem (HPD 415).

Isso tem tudo a ver com a Campanha Vai e Vem. Há necessidades, mas também existem ações que ajudam a buscar soluções! Quando cada pessoa acolhe o chamado e oferece algo de si, a comunhão cresce.

O lançamento da Vai e Vem 2015 será no Domingo de Pentecostes, 24 de maio!

Somos chamad@s! Vamos seguir o chamado! Vamos lá?


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br