A Campanha


No cenário religioso atual, de mercantilização da fé,
convidamos para refletir sobre a nossa forma de fazer missão

 

A nossa mensagem é esta: Deus não leva em conta
 os pecados dos seres humanos e, por meio de Cristo,
Ele está fazendo com que eles sejam seus amigos.
Deus nos mandou entregar a mensagem que fala
da maneira como Ele faz com que
eles se tornem seus amigos.

2Coríntios 5.19-20

 

Estimados membros da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil!
Irmãs e irmãos em Cristo!

 

O Apóstolo Paulo define que, em sua missão, Deus reconcilia as pessoas e as torna suas amigas. Missão é o agir de Deus em favor da humanidade, por meio de Cristo. Desse ato de amor de Deus, o ser humano se apropria por meio da fé, é de graça! Aí está o núcleo da mensagem do Evangelho! Com base nisso, a palavra do apóstolo nos diz que a pessoa alcançada por essa mensagem torna-se mensageira de Deus. Isso significa que toda pessoa e cada Comunidade está sob um mandato missionário.

 

Alcançada pela missão de Deus, a Comunidade cristã sabe-se privilegiada e partilha o Evangelho que busca a reconciliação, a pacificação entre Deus e as pessoas, bem como entre as pessoas e delas com a Criação. Isso ocorre mediante a Palavra proclamada (evangelização), a Palavra encarnada nas obras de amor (diaconia), o culto, louvor e a adoração a Deus (liturgia) e a partilha das alegrias e cargas entre as pessoas que creem (comunhão).
Uma comunidade assim orientada está permanentemente disposta a buscar meios e formas de comunicar o Evangelho que transforma as pessoas e o mundo. Para isto, a Comunidade precisa revisar o seu “jeito”, a sua tradição e os seus costumes. O agir de Deus – a sua missão – cria Comunidades cristãs firmadas em Cristo! O agir de Deus coloca e estimula a Comunidade na sua missão!

 

Para 2016, temos o desafio de organizar a nossa ação missionária a partir dos impulsos do Tema do Ano, que anuncia: “Pela graça de Deus, livres para cuidar: a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda”. Como pessoas e Comunidades que foram alcançadas pela mensagem da reconciliação do Deus missionário, vivemos sob a sua graça libertadora. Isto nos torna pessoas livres para testemunhar a missão de Deus e, ao mesmo tempo, responsáveis para cuidar da fé, das pessoas e da natureza.

 

Sabemos que esse testemunho e essa responsabilidade não são fáceis. A mensagem do Evangelho diz que a missão de Deus traz a ‘reconciliação’ e a ‘pacificação’ por meio de Cristo. Por Cristo, com Cristo e em Cristo, tudo é objeto da graça e do amor de Deus, por isso a vida cristã, que é missionária, tem o seu centro no cuidado. Esta vida se opõe às leis de mercado, que afirmam que tudo pode ser comprado e vendido e que os valores são exclusivamente monetários. A mensagem da reconciliação dada por Deus entra em conflito com aquelas pessoas que, com a sua sedução, prepotência e destruição, procuram fazer com que a vida gire em torno dos seus interesses menores.

 

Esse é o centro da mensagem evangélica que Martim Lutero redescobriu e que celebraremos em 2017, no Jubileu dos 500 anos da Reforma. Desde já, nos preparamos para essa celebração, sendo pessoas gratas a Deus por causa do testemunho firme e corajoso de Lutero. Ao mesmo tempo, essa celebração nos leva a perguntar – já agora! – pelo futuro: “Que Igreja queremos ser nos próximos 500 anos?”. O que podemos afirmar é que Deus, em Cristo, nos torna seus amigos e suas amigas, nos torna pessoas “livres para cuidar”. O Lema do Ano, “Buscai o bem e não o mal” (Amós 5.14a), nos chama a gestos concretos. Buscamos o bem e não o mal, afirmando: “a salvação, as pessoas e a natureza não estão à venda”. Esse é o nosso compromisso enquanto pessoas, Comunidades e Paróquias missionárias da IECLB, que não negociam a missão!

 

Neste cenário é que se insere a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem! Ela nos permite responder de forma concreta a esse compromisso. Ao expressarmos a nossa identidade comum e que somos, em Cristo, um só corpo (1Co 12.12) nesse compromisso, a Campanha nos oportuniza, mediante a generosidade, exercer o cuidado na missão de Deus. Sob os impulsos da mensagem da graça de Deus, cuidamos, apoiando iniciativas missionárias realizadas por irmãos e irmãs na fé. A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem é o firme testemunho de que a manutenção-sustentabilidade e a ação missionária precisam caminhar juntas, pois ambas fazem parte da missão.

 

Uma Comunidade missionária, que testemunha o agir reconciliador e pacificador de Deus, se caracteriza por ser uma Comunidade acolhedora. Nessa Comunidade, as pessoas são envolvidas pela Palavra transformadora do Evangelho, são sustentadas pelo serviço e pelo culto a Deus, são motivadas pelo amor dos irmãos e das irmãs, de maneira que cresçam e se fortaleçam na vida de fé e testemunho no mundo. Para tanto, será necessário abrir as portas dos nossos encontros, de maneira que as nossas Comunidades, Paróquias e instituições sejam espaços atrativos, inclusivos, amistosos, agradáveis, reconfortantes e de cura.

 

A missão de Deus não está à venda. Podemos contribuir com Deus em sua missão por meio da Vai e Vem, a Campanha de Missão da IECLB. Esta contribuição se nutre da relação entre a fé, a gratidão e o compromisso dela decorrentes. A Campanha também nos possibilita: refletir sobre a nossa essência missionária, elaborar caminhos pedagógicos para aprendermos gestos missionários, promover ações missionárias que busquem “propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na Comunidade e promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo”.

 

Venha fazer parte da Vai e Vem, a Campanha de Missão da IECLB!
Ajude a testemunhar que “A missão de Deus NÃO está à venda”.

 

Dr. Nestor P. Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

 

Pentecostes
15/05/2016
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br