Culto de Ação de Graças - Comunidade acolhedora e inclusiva

Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2007 - Caderno de Subsídios

01/08/2007

 

CULTO de AÇÃO de GRAÇAS
 21 a 28 de agosto - Semana da Pessoa com Deficiência
Tema: Comunidade acolhedora e inclusiva

 

LITURGIA DE ABERTURA

Prelúdio

Acolhida

L “Jesus disse aos seus discípulos: Quem vos acolhe, acolhe a mim, e quem me acolhe, acolhe Aquele que me enviou”. Mt10.40. É Deus quem nos acolhe e nos congrega para celebrarmos com a comunidade reunida este culto especial de ação de graças pela caminhada da IECLB na área da Deficiência e Inclusão.

L1 Dar graças, é acolher com o coração agradecido aquilo que nos é dado com amor. Como comunidade, temos muito a agradecer.

L2 Somos gratos a Deus pela vida que insiste em pulsar em nossos corpos, mesmo limitados e frágeis.

L1 Agradecemos pelos gestos acolhedores que incluem, consolam e reconciliam.

L2 Somos gratos pelos esforços em construir acesso e passagem para que a comunidade possa celebrar.

L Bem vindos e bem vindas a este encontro com Deus, onde queremos celebrar e agradecer!

Canto HPD 330

Saudação

L Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do E.S. sejam com todos vocês.

C E com você também.

Confissão de Pecados

L Ao olharmos para nossa igreja e suas comunidades, vamos reconhecer que, muitas vezes, deixamos de ouvir e acolher pessoas ou grupos em função de preconceitos e acomodação. Deixamos de ser comunidade inclusiva, que acolhe as diferenças, quando permitimos que barreiras arquitetônicas impeçam o ir e vir de todas as pessoas. Quando deixamos de falar da dor e do sofrimento causados pela exclusão por indiferença ou desinformação. Confessemos diante de Deus: Senhor! Neste dia de ação de graças, reconhecemos nossa ingratidão, resistência e arrogância. Na busca por querermos ser auto suficientes e independentes, deixamos de reconhecer nossa fragilidade e dependência do teu amor e do amor das pessoas! Perdoa-nos pelas vezes que deixamos de ouvir as pessoas que choram ao nosso lado. Por deixarmos de estender as mãos e abrir as portas da comunidade para as pessoas com suas diferenças, fechando, assim, possibilidades de reconciliação. Pelas vezes que deixamos de acolher a diversidade da tua criação refletida em cada pessoa. Tem piedade de nós, Senhor! Tu que és amor fiel, pela Tua bondade imensa, acolhe-nos em nossas preocupações. Dá-nos Teu perdão e reconcilia-nos! Amém.

Absolvição (Anúncio da Graça)

L O Senhor Deus é justo e misericordioso. Ele acolhe os corações arrependidos e nos reconcilia no seu amor. Assim, anuncio o perdão dos pecados, em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Canto HPD 453

Glória

L Acolhidos por Deus em seu perdão que liberta e salva, e agradecidos por seu imenso amor, glorificamos o nome do Senhor, cantando:

Canto HPD 346

Oração do dia

L Deus de bondade e plenitude, Tu que acolheste com amor e esperança teu povo desde o Egito até nossa geração, abraça cada um e cada uma de nós, e que, como comunidade agradecida pelos teus feitos por nós, possamos acolher e incluir todas as pessoas, respeitando suas diferenças. Isto te pedimos, em nome do teu filho Jesus Cristo, nosso Senhor, que contigo e com o Espírito Santo, vive e reina para sempre.

C Amém!
(sentar)

LITURGIA DA PALAVRA

Canto HPD 379

1ª Leitura: Salmo 100.1-5

Canto - Aleluia

2ª Leitura: Evangelho de Mateus 10.40-42; 11.1-6

L Palavra do Senhor

C Louvado sejas, Cristo.

Prédica
(sentar)

Ofertas

L O que Deus realizou e realiza em nossas vidas é fruto do seu amor e da sua graça. Tomados pelo sentimento de profunda gratidão a Deus pela vida, pela saúde, pelo nosso trabalho e nossos dons, podemos ofertar. As ofertas são nossa resposta ao que generosamente, dia-a-dia, recebemos de Deus.
Hoje, em especial, neste culto em que lembramos a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência, celebramos também 15 anos da IECLB na área da Inclusão.
“Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” Atos 4.20
Vemos e ouvimos ainda hoje pessoas sofrendo por atitudes e gestos de exclusão. A exclusão é uma forma de violência que gera isolamento, depressão e degradação da auto-estima e da dignidade humana. Assim, falar e discutir a inclusão das pessoas com deficiência na comunidade e na sociedade não é uma opção, mas define e caracteriza a missão da igreja. Comprometida com sua missão, desde 1992, a IECLB, através da Coordenação de Diaconia, tem promovido cursos e seminários e elaborado materiais nesta área, oportunizando que as comunidades possam falar sobre o tema da inclusão e da deficiência. Segundo o Plano de Ofertas, a oferta de gratidão deste culto se destina à Coordenação de Diaconia da IECLB, responsável pelo trabalho das pessoas com deficiência. Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. Somos gratos pelas ofertas de gratidão e solidariedade, pelo apoio e colaboração recebidos. Somos gratos pelo amor de Deus e a força do Espírito Santo que move os corações das comunidades para removerem barreiras arquitetônicas. São estas ofertas de gratidão em resposta ao amor de Deus de cada pessoa que possibilitam a construção de comunidades acolhedoras e inclusivas. Que Deus abençoe nossas comunidades, ofertas e doadores.

Canto HPD 359

Oração Geral da Igreja

Neste momento, enquanto a leitura é realizada, sugerimos que pessoas (incluir crianças, pessoas com deficiência e idosas) tragam até o altar objetos como sinal de gratidão pelas dádivas recebidas.

L Graças, Senhor, pelas pedras removidas que libertam para um caminhar seguro. Pelas barras que apóiam e sustentam os nossos corpos e pelos esforços das adaptações em nossas construções, instituições e templos.
(Uma pessoa com deficiência trás para o altar pedaços de tijolos quebrados)

l Graças, Senhor, pelas palavras e olhares desprovidos de preconceito. O acolhimento recebido de uma comunidade é como um manto suave e leve, que aproxima, aquece e inclui.
(Uma pessoa idosa trás para o altar uma manta ou tecido de seda)

L Graças, Senhor, pelos sorrisos e abraços cheios de ternura e paz que alegram os corações, nos enchem de esperança e nos animam para convivência fraterna.
(Uma criança trás para o altar flores coloridas)

L Deus de amor e graça, Tu acolhes todas as pessoas e ensina a sermos comunidades justas e inclusivas. A força de teu Espírito possibilita vida digna, justa e participativa para todas as pessoas. Por isto, agradecemos:

Canto

Graças, Senhor! Graças, Senhor! Por tua bondade, teu poder, teu amor: Graças Senhor!

L Senhor, pedimos para que ilumine a tua Igreja, para que seja verdadeira no anúncio e na prática do Evangelho, oportunizando vida digna e inclusiva para todas as pessoas. Pedimos pelas autoridades civis, para que governem com justiça e sensibilidade os povos e as nações. Senhor, pedimos que liberte as pessoas da opressão e de todas as formas de violência e exclusão, para que vivam com dignidade e paz. Intercedemos também, Deus acolhedor, por nossa comunidade, para que se abra mais para a convivência diversa e fraterna, oportunizando, assim, inclusão e reconciliação. Acolhe com teu manto protetor as intercessões desta comunidade e de cada pessoa. A nossa oração escuta, Senhor.

C Amém.

LITURGIA DA CEIA DO SENHOR

L Deus nos acolhe, reconcilia e alimenta. Seu abraço alcança todas as pessoas. Experimentamos esse abraço de uma maneira especial na ceia que Ele oferece e para a qual todos somos convidados. Enquanto pão e vinho e as ofertas são trazidos à mesa, sendo juntados a estes símbolos que falam da nossa gratidão, cantamos:

Canto HPD 358
(pé)

L Louvado sejas, Deus-Acolhedor, por este pão e por este fruto da videira, frutos da tua criação. Que o pão e o vinho sejam recebidos por nós para nossa salvação.

L Deus generoso e reconciliador, tu és digno de louvor, pois tua vontade é que todas as pessoas sejam acolhidas e compartilhem das dádivas da vida. A Ti, todo louvor e toda a glória!

L Louvamos-te e adoramos-te, pois temos a garantia da sua acolhida e presença nesta comunhão, no gesto de Jesus que, na noite em que foi traído, sentado com seus discípulos e tomando o pão, disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Tomando também o cálice, continuou dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue derramado em favor de nós; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.

L Derrama sobre nós, ó Deus, Teu Santo Espírito. Dá que, partilhando deste pão e bebendo deste cálice, sejamos alimentados e fortalecidos na fé. Acolhidos por Ti nesta comunhão, ensina-nos, dia-a-dia a sermos comunidades justas, inclusivas e acolhedoras.

L Somos muita gente neste mundo de Deus! Somos diferentes. Nossos dons são distintos. Mas, em Cristo, somos irmãos e irmãs. Ao estender nossas mãos à outra pessoa, recebemos a mão do próprio Cristo. Oremos, de mãos dadas, o que dele aprendemos:

Pai Nosso

Gesto da Paz

Fração

L O cálice, pelo qual agradecemos, é a comunhão do sangue de Cristo. O pão, pelo qual agradecemos e que partimos, é a comunhão do corpo de Cristo.

Canto HPD 371

L Este é o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo. Venham, pois tudo já está preparado.

Comunhão

Cantos

Poema

Inclusão
(Lola)

Eu vi
A menina valente
Potente
Perante a calçada
Sem degraus
E sem muros
Num espaço seguro
Para ela ir e vir
E sorrir pra vida
Não mais impedida
De seguir em frente
Valente em sua cadeira de rodas
Potente agora perante a vida
Não mais excluída
Já mais incluída
Na vida da rua
Da calçada
Não mais com degraus
Nem com muros
Mas com seguros
Direitos garantidos
E vividos com presteza
Na certeza de que
Ainda mais direitos
Ainda mais respeito
Para ainda mais
Pessoas especiais
Serão garantidos
E vividos com satisfação
No poder do Espírito
Que nos faz proclamar
A reconciliação

Viva a inclusão!

Oração pós-comunhão

L Graças Te rendemos, ó Deus, porque vieste a nós nesta Ceia, que nos fortalece e nos reconcilia. Concede que saiamos daqui com ânimo e com esperança, confiantes na promessa de que Tu nos acolhes e nos incluis no teu amor e sempre estás conosco. Por Cristo, Teu Filho amado e nosso Senhor.

C Amém.
(sentar)

LITURGIA DE DESPEDIDA

Avisos

Canto

Bênção

L Que o vento sopre suave sobre nossa vida
Trazendo sempre o aroma da paz;
Que a chama do Espírito aqueça nosso coração,
Deixando-o sempre pleno de ternura;
Que a palavra que sair de nossos lábios
E as que visitarem os nossos ouvidos,
Levem e tragam sempre
O som de uma bênção!
Amém.

Envio

Poslúdio

Motivação para oferta especial do Domingo de 26 de agosto segundo o Plano de Ofertas da IECLB.

De 21 a 28 de agosto lembramos a Semana Nacional das Pessoas com Deficiência.

“Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” Atos 4.20

Vemos e ouvimos ainda hoje pessoas sofrendo por atitudes e gestos de exclusão. A exclusão é uma forma de violência que gera isolamento, depressão e degradação da auto-estima e da dignidade humana. Assim, falar e discutir a inclusão das pessoas com deficiência na comunidade e na sociedade não é uma opção, mas define e caracteriza a missão da igreja. Comprometida com sua missão, desde 1992, a IECLB, através da Coordenação de Diaconia, tem promovido cursos e seminários e elaborado materiais nesta área, oportunizando que as comunidades possam falar sobre o tema da inclusão e da deficiência. Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. Somos gratos pelas ofertas de gratidão e solidariedade, pelo apoio e colaboração recebidos. Somos gratos pelo amor de Deus e a força do Espírito Santo que move os corações das comunidades para removerem barreiras arquitetônicas. São estas ofertas de gratidão em resposta ao amor de Deus de cada pessoa que possibilitam a construção de comunidades acolhedoras e inclusivas. Que Deus abençoe nossas comunidades, ofertas e doadores. 

 

Indice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2007

REDE DE RECURSOS
+
Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br