Estatística IECLB

Estatística 2021 - Ano-Base 2020

Estatística a serviço do Planejamento Missionário

A estatística da IECLB é informação básica para os planejamentos das ações missionárias á nível local, sinodal e nacional”.

Um dos desafios da caminhada da igreja é qualificar o desenvolvimento da coleta dos dados estatísticos para que, assim, se possa ter um melhor instrumento a ser usado no planejamento das ações missionárias.

Em geral, as estatísticas têm a fama de ser algo complicado; por isso há uma certa aversão a elas. Mas a verdade é que elas nos permitem saber quem somos, quantos somos e onde estamos. E com a informação e análise destes dados, podemos planejar as nossas ações missionárias em prol do futuro que desejamos. Em outras palavras, as estatísticas nos oferecem uma visão essencial para sabermos melhor “onde”, “para quem” e “para que” direcionaremos os nossos esforços e recursos por meio das ações missionárias.

As Estatísticas da IECLB 2019, Ano-Base 2018, apontaram que somos uma igreja de 587.175 membros, que em sua grande maioria residem em cidades de até 50 mil habitantes. Os dados estatísticos mostram também que avançamos no crescimento do envolvimento das lideranças no acompanhamento aos processos de decisão, com maior participação das mulheres. Temos uma grande riqueza teológica e um modelo eclesiológico participativo. Mas elas também apontam para áreas e públicos, dentro das Comunidades, para as quais precisamos colocar atenção, como, por exemplo, o sacerdócio geral, a educação cristã contínua e a juventude.

Em 2021, a IECLB realiza novamente a coleta de dados estatísticos por meio do aplicativo criado para esta finalidade. As Comunidades, Paróquias e Sínodos acessam o aplicativo e preenchem a planilha estatística on-line. Assim que uma Comunidade tem seus dados salvos no sistema, a Paróquia e o Sínodo poderão ter acesso aos dados informados. Pelo fato de todas as coletas estarem centralizadas, o processo de exportação de dados para compor os resultados da coleta será mais ágil.

Teremos assim, mais precisão nas informações coletadas e qualificaremos os processos de análise dos dados.

Estatísticas 2021, Ano-Base 2020

Período para a coleta de dados:
• De 15 de setembro a 15 de outubro de 2021.

Ano-Base 2020:
• A coleta de dados é realizada em 2021, no período acima especificado, mas os dados coletados se referem ao ano de 2020, ou seja, de 01 de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2020.

Formulário padrão:
• A IECLB disponibiliza às Comunidades, Paróquias e Sínodos o formulário padrão para a coleta das Estatísticas 2021, Ano-Base 2020. O formulário pode ser acessado em: https://www.luteranos.com.br/conteudo/estatistica-ieclb

Aplicativo para coleta de dados:
• Os dados estatísticos são coletados via aplicativo on-line. O aplicativo pode ser acessado em: https://aplicativosieclb.org.br/estatisticas/login.php. Para auxiliar o uso do aplicativo Estatísticas, a IECLB disponibiliza um manual de instruções.
• O acesso para a coleta de dados é via “Área de Coleta”. A coleta inicia com a informação do CNPJ da Comunidade e a senha. Mediante o início da coleta de dados, recomenda-se com ênfase alterar a senha inicial (padrão).
• Para iniciar uma coleta deve-se selecionar o período vigente, clicando em 'Selecione a coleta’ (somente coletas vigentes). Ou seja, para a coleta atual, deve-se selecionar o período “Coleta 2021, Ano-Base 2020”.

Coleta de dados por Comunidade:
• Os dados são coletados por Comunidade, individualmente. Para que as Estatísticas da IECLB sejam completas, é muito importante que cada Comunidade informe os seus dados estatísticos.
• A Paróquia complementará as informações das Comunidades com os seus dados específicos. Os Sínodos têm o importante papel de assessorar, apoiar e monitorar a coleta de dados por parte das Comunidades e das Paróquias em seu âmbito de atuação.

Dados preenchidos e salvos no aplicativo:
• Os dados das Comunidades são preenchidos e salvos no aplicativo on-line. A coleta deverá ser salva, mesmo se estiver incompleta. Neste caso, o aplicativo mostrará que ela permanece incompleta. Ela poderá ser retomada quantas vezes forem necessárias até a tarefa ser devidamente concluída.

Análise e sistematização dos dados estatísticos:
• Encerrado o período de coleta de dados, nos meses de novembro e dezembro de 2021 será realizada a análise e sistematização dos dados estatísticos. Para assessorar esta etapa foi contratada a empresa NRM, de Porto Alegre.

Apresentação dos relatórios com os resultados das Estatísticas:
• A apresentação dos dados gerais das Estatísticas 2021, Ano-Base 2020, será realizada em encontro on-line, dia 22/02/2022, via plataforma Zoom, às 09h (turno da manhã) e às 20h (turno da noite). A convocação e a divulgação deste evento serão realizadas oportunamente, mais próximo da data.
• Serão agendados encontros por Sínodo, na segunda quinzena de fevereiro e no mês de março de 2022, com vistas à recepção dos relatórios e análise das Estatísticas 2021.

Veja também os formulários em anexo.

EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+
Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria nem o forte na sua força nem o rico nas suas riquezas, mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que Eu sou o Senhor e faço misericórdia.
Jeremias 9.23-24
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br