Estatística IECLB

Estatística 2023 - Ano-Base 2022

 

ESTATÍSTICA A SERVIÇO DO PLANEJAMENTO MISSIONÁRIO

A estatística da IECLB se configura como informação básica para os planejamentos das ações missionárias em ambito local, sinodal e nacional.


Um dos desafios da igreja é qualificar a coleta de dados estatísticos para realizar o planejamento das ações missionárias. Em geral, as estatísticas têm o estigma de ser algo complicado, gerando certa aversão. Mas a verdade é que elas permitem saber quem somos, quantos somos e onde estamos, fazendo vislumbrar tendências que qualificam o planejamento. Com a informação e análise dos dados podemos planejar melhor as ações missionárias. Em outras palavras, as estatísticas nos oferecem uma visão essencial para sabermos “onde”, “para quem” e “para que” direcionaremos os esforços e recursos das ações missionárias.

As Estatísticas da IECLB 2021, Ano-Base 2020, apontaram que somos uma igreja de 628.557 membros, sendo que 51% dos membros da IECLB se concentram em 30% das comunidades. Os resultados evidenciam os caminhos seguidos por boa parte de imigrantes alemães de confissão luterana que chegaram ao Brasil durante o século 19. Mostra, também, a continuidade da tradição religiosa nestes 200 anos. Além disso, os dados estatísticos mostram que avançamos no envolvimento das lideranças em processos de decisão, com maior participação das mulheres. Temos grande riqueza teológica e um modelo eclesiológico participativo, e isso é fundamental. Mas, os dados também indicam áreas e públicos para os quais precisamos dar mais atenção, tais como o Sacerdócio Geral, a Educação Cristã Contínua, Juventude e Trabalho com Crianças.

Em 2023, no mês de maio, a IECLB realiza nova coleta de dados estatísticos por meio do aplicativo criado para esta finalidade. As Comunidades, Paróquias e Sínodos acessam o aplicativo e preenchem a planilha online. Assim que uma Comunidade tem seus dados salvos no sistema, a Paróquia e o Sínodo poderão ter acesso aos dados informados.

Em 2024, celebraremos 200 anos de Presença Luterana no Brasil. Vamos celebrar e demonstrar gratidão, mas também planejar e estabelecer pautas para delinear os passos da igreja que desejamos ser na continuidade de nossa caminhada. Por isso, precisamos saber e nos conhecer, razão pela qual levantaremos novos dados estatísticos. Teremos, assim, mais precisão nas informações coletadas e qualificaremos os processos de análise dos dados.
 

ESTATÍSTICAS 2023, ANO-BASE 2022

Período para a coleta de dados: De 28 de abril a 31 de maio de 2023.

Formação: Dia 27/04/2023, às 9h e às 19h30min - encontro online para informações sobre o processo de coleta dos dados. 

Ano-Base 2022: A coleta de dados estatísticos 2023 se refere ao ano de 2022, ou seja, de 01 de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022.

Formulário padrão: A IECLB disponibiliza às Comunidades, Paróquias e Sínodos o formulário padrão para a coleta das Estatísticas 2023, Ano-Base 2022. 

Aplicativo para coleta de dados: Os dados estatísticos são coletados via aplicativo online. CLIQUE AQUI para acessar o aplicativo. Para auxiliar o uso do aplicativo Estatísticas, a IECLB disponibiliza um manual de instruções (Veja abaixo em Arquivos para Download).

  • O acesso para a coleta de dados é via “Área de Coleta”. A coleta inicia com a informação do CNPJ da Comunidade e a senha. Recomenda-se, com ênfase, alterar imediatamente a senha padrão inicial.
  • Para iniciar uma coleta deve-se selecionar o período vigente, clicando em 'Selecione a coleta’ (somente coletas vigentes). Ou seja, para a coleta atual, deve-se selecionar o período “Coleta 2023, Ano-Base 2022”.

Coleta de dados por Comunidade: Os dados são coletados por Comunidade, individualmente. Para que as Estatísticas da IECLB sejam completas, é muito importante que cada Comunidade informe os seus dados estatísticos. 

  • A Paróquia complementará as informações das Comunidades com os seus dados específicos. Os Sínodos têm o importante papel de assessorar, apoiar e monitorar a coleta de dados por parte das Comunidades e das Paróquias em seu âmbito de atuação.

Dados preenchidos e salvos no aplicativo: Os dados das Comunidades são preenchidos e salvos no aplicativo online. A coleta deverá ser salva, mesmo se estiver incompleta. Neste caso, o aplicativo mostrará que ela permanece incompleta. Ela poderá ser retomada quantas vezes forem necessárias até a tarefa ser devidamente concluída.

Análise e sistematização dos dados estatísticos: Após o período de coleta de dados, nos meses de junho a julho de 2023 será realizada a análise e sistematização dos dados estatísticos. Posteriormente, será publicado um relatório geral de toda a IECLB e cada sínodo receberá um relatório de suas comunidades e paróquias;

Apresentação dos relatórios com os resultados das Estatísticas: A apresentação dos dados gerais das Estatísticas 2023, Ano-Base 2022, será realizada em encontro online, em data a ser divulgada (possivelmente, no mês de setembro de 2023).

 

EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br