Estatística IECLB

Estatística 2019 - Ano-Base 2018

Estatística a serviço do Planejamento Missionário

A estatística da IECLB é informação básica para os planejamentos das ações missionárias á nível local, sinodal e nacional”.

Um dos desafios da caminhada da igreja é qualificar o desenvolvimento da coleta dos dados estatísticos para que assim se possa ter um melhor instrumento a ser usado no Planejamento das ações missionárias.

Em geral as estatísticas tem a fama de ser algo complicado, por isso há uma certa aversão a elas. Mas a verdade é que elas nos permitem saber quem somos, quantos somos e onde estamos. E com esses dados sobre nós podemos planejar as nossas ações missionárias em prol do futuro que desejamos. Em outras palavras, as estatísticas nos oferecem uma visão essencial para saber “onde”, “para quem” e “para que” direcionaremos os nossos esforços e recursos por meio das ações missionárias. As estatísticas da IECLB 2017, ano base 2016 apontaram que somos uma igreja de 643.693 membros, que em sua grande maioria, residem em cidades de até 50 mil habitantes. Os dados estatísticos mostram também que avançamos no crescimento do envolvimento das lideranças no acompanhamento aos processos de decisão, com maior participação das mulheres. Temos uma grande riqueza teológica e um modelo eclesiológico participativo. Mas elas também apontam para áreas e públicos, dentro das comunidades, para as quais precisamos colocar atenção, por exemplo, o sacerdócio geral, pela educação cristã contínua, e a juventude.

Neste ano de 2019 a IECLB realiza novamente a coleta de dados estatísticos por meio do aplicativo criado para esta finalidade. As Comunidades, Paróquias e Sínodos acessam o aplicativo e preenchem a planilha estatística on-line. Assim que uma comunidade tem seus dados salvos no sistema, a paróquia e o sínodo poderão ter acesso aos dados informados. Pelo fato de todas as coletas estarem centralizadas, o processo de exportação de dados para compor os resultados da coleta será mais ágil.

Teremos assim, mais precisão nas informações coletadas e qualificaremos os processos de análise dos dados.

Período de coleta de dados estatatísticos: 13 de maio a 31 de agosto de 2019 

Para acessar o aplicativo clique em: Estatísticas da IECLB.

Veja também os formulários em anexo.

EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br