25 Anos

01/12/1995

25 Anos

Celebramos um jubileu de prata. Graças a Deus! ¨O homem propõe e Deus dispõe¨ — a sabedoria deste ditado popular (oriundo da Bíblia) também se aplica ao nosso Anuário Evangélico. Lançada a ideia de criar um almanaque em língua portuguesa, no início dos anos setenta, por Emil Dietz, de Curitiba, muitas pessoas foram engajadas no empreendimento. Muitas dificuldades superadas e, sobretudo, muito trabalho minucioso foi realizado até que o primeiro número do ANUÁRIO EVANGÉLICO pudesse sair do prelo e ser distribuído. Após 25 anos, o mundo é outro. É natural olhar para trás e lembrar o passado. Abrimos espaço, nesta edição, para contar um pouco da história deste periódico. Ao longo das 25 edições, ano após ano, as suas páginas refletiram muito da história da IECLB no contexto brasileiro e internacional.

Creio que o nosso almanaque manteve-se dentro do objetivo traçado no início e que se traduz no próprio nome adotado. Contém assuntos diferenciados, atuais em cada época, e que servem de informação, reflexão, edificação e também de simples entretenimento. O nome Anuário Evangélico não indicara apenas a origem e vinculação eclesiástica, mas a sua orientação, a perspectiva do seu conteúdo.

Tenho o privilégio de ser o Diretor responsável desde a sua criação. Sou grato que sempre houve uma equipe de mulheres e homens que anualmente planejava comigo a edição seguinte. Tenho para mim que não foi por acaso que cheguei a esta função. O meu amor por este tipo de literatura data dos dias da infância. Creio que foi despertado pelo meu avô que regularmente comprava, entre outros, o ¨Jahrweiser¨. Eu mesmo já havia escrito artigos para o almanaque alemão.

O redator é figura chave para a vida, orientação e estilo do Anuário Evangélico. Tivemos a felicidade de encontrar redatores competentes que ¨vestiram a camiseta¨. Até a 24ª. edição foram apenas dois: os pastores Friedrich Gierus e João Pedro Brueckheimer. A eles rendemos nossa homenagem. Cabe mencionar também, com destaque, o ex-professor de teologia, Dr. Joachim Fischer e o P. em. Dr. Lindolfo Weingärtner, que têm sido colaboradores indispensáveis em cada edição. O Conselho Editorial, sim, mudou bastante. Houve renovação. A partir da presente edição contamos com novo redator na pessoa do P. João A. M. da Silva.

Cremos que Deus dispôs, conforme o ditado acima, em relação ao rumo do Anuário no transcurso de 25 anos. Rogando, confiamos que ele nos ilumine e dirija quanto ao futuro. O nosso cordial obrigado a todos os nossos colaboradores, anunciantes e leitores.


P. HEINZ EHLERT - Diretor do Anuário Evangélico


Voltar para índice Anuário Evangélico 1996
 


Autor(a): Heinz Ehlert
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 1996 / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1995
Natureza do Texto: Artigo
ID: 33122
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br