AMOR RENOVADO E partilhado

O QUE NOS MOTIVA É A GRATIDÃO

   “Falar sobre a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem no âmbito do Sínodo Mato Grosso é falar a respeito de algo bonito e que tem se fortalecido a cada ano. O que motiva as pessoas? A gratidão! No Sínodo, sempre nos sentimos agraciados por termos sido cuidados por membros de outros Sínodos. Quando se compreende a real dimensão da graça de Deus, as pessoas partilham sem peso no coração, mas por gratidão”, a rmaram o P. Adriel Raach, Ministro na Paróquia de Rurópolis/PA, e Ema Dunck Cintra, representante do Sínodo no Conselho da Igreja.

   Exemplos de práticas de ofertas não faltam: contribuição individual, ações comunitárias de arrecadação, OASE sinodal, corpo a corpo com membros, explicando o que significa o programa, Paróquias e Comunidades, que, assim que termina uma Campanha, já iniciam outra. É o envolvimento comunitário de membros e de Ministros e Ministras.

   A Paróquia na Transamazônica compartilha a alegria de ter alcançado um bom resultado na Vai e Vem 2014. A média chegou a 10 reais por membro, uma marca histórica para a Paróquia. A reflexão parte do texto de Marcos 12.42ss, sobre a oferta da viúva pobre, que deu tudo o que tinha para viver.

   Na Transamazônica, há muitos desafios: estradas em condições precárias, longas distâncias entre os Pontos de Pregação, falta de estrutura para o trabalho e poucos membros. Todavia, Deus não se distancia de nós. Pelo contrário, Ele não deixa faltar o pão de cada dia nem a sua Palavra.

   Entre nós, as Campanhas da Igreja são muito bem-vindas e aceitas, pois sempre tivemos o benefício de sermos ajudados e continuamos recebendo essa ajuda tão preciosa para a continuação da nossa Igreja aqui, no Mato Grosso. Quando temos a chance de fazer a nossa parte, respondemos positivamente e com muita alegria, pois esse é o compromisso que assumimos a partir da nossa fé.

   A pergunta que nos fazemos é: Por que faz diferença para a Vai e Vem uma ajuda tão pequena como a nossa? A resposta está no texto bíblico que vimos: não é apenas o valor alcançado! Muito antes, são o gesto de doação, o empenho pela causa, a paixão pela missão de Deus, o prazer de ver os resultados, de ajudar a quem precisa e o Evangelho de Jesus Cristo sendo pregado! Cada parte do corpo tem a sua função. Se uma faltar, o corpo todo sofre. A Campanha Vai e Vem deu a oportunidade de nos sentirmos úteis no corpo maior da Igreja. Esperamos que as nossas Paróquias, pelo Brasil todo, sintam-se motivadas, assim nos sentimos na Paróquia na Transamazônica.

   É interessante observar como a Campanha tem nos levado a olhar a IECLB como um todo. Há uma percepção clara de que não nos é pedido muito, mas que o pouco com que cada um pode colaborar agrega a um todo maior, em um gesto concreto que faz com que, de alguma maneira, as pessoas se vejam solidárias com os mais necessitados financeiramente. Isso tudo nos leva a uma certeza: aqui no Sínodo Mato Grosso, a Vai e Vem já está bem fortalecida, com vistas a ser cada vez mais ser ampliada. É reconhecimento, é gratidão, é unidade na IECLB!

Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br