Andrés Torres Queiruga (*1940)

Obra e Biografia

29/06/2012

Andrés Torres Queiruga (*1940) – HPD 471

O pastor Andrés Torres Queiruga é o autor do original español do HPD 471 Glória para sempre ao Cordeiro de Deus.

Ele naceu em Aguiño (Ribeira, Espanha) em 28 de maio de 1940. Estudou no Seminario de Santiago de Compostela, e na Pontifícia Universidade de Comillas. Logo depois de ordenar-se Sacerdote, esteve vários anos em Roma e na Alemana, preparando sua TESE de doutoramento, sobre o teólogo compostelano Amor Ruibal. Atualmente é profesor de Teologia e de Filosofía da Religião na Universidade de Santiago de Compostela.

Torres Queiruga é um dos fundadores e diretor de Encrucillada, revista galega de Pensamento Cristião, criada em 1977, que reivindica o uso da língua galega na Igreja. Tambem coordinou a equipe de Especialistas que participou na tradução da Biblia ao galego e publicou diversos Ensaios e Artigos. Entre outros destacam-se Recupera-la Salvacion (1977), obra que recebeu o Premio da Crítica em 1978; Nova aproximación uma unha Filosofia da saudade (1981), que usou como Discurso de ingresso na Real Academia Galega; O inferno de uma revisão (1995) e Repensar a Resurrección (2003).

Nas palavras de Torres Queiruga: . ... Minha teologia é sempre positiva: não é apenas diálogo e nunca agressiva, mas eu nunca questionei a interpretação tradicional de alguma verdade de fé, enquanto me esforço para buscar uma alternativa construtiva.

Suas abordagens teológicas são integrados à Teologia da Libertação.

Fontes: http://vello.vieiros.com/biografias/biografia.php?txt=bio_queiruga http://es.wikipedia.org/wiki/Andr%C3%A9s_Torres_Queiruga http://www.youtube.com/watch?v=We7yRvB6gCQ
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 19456
REDE DE RECURSOS
+
Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br