Diaconisas de Aidlingen

Obra e Biografia

29/06/2012

Diaconisas de Aidlingen HPD nº 221
 

Em Aidlingen, Kreis Böblingen, próximo de Stuttgart (Baden-Würtemberg), Alemanha, está a sede da Casa Matriz de Diaconisas de Aidlingen. As diaconisas formam um grupo de cerca de 300 mulheres que tem por objetivo de ser seguidoras de Cristo, e se sentem chamadas a uma comunhão de fé, de vida e de serviço. Características desta forma de vida são: . Celibato – que dá espaço maior para o serviço no Reino de Deus . Comunhão de bens – todos os ganhos entram numa caixa comum, da qual financiam as despesas diárias e os projetos missionários . Compromisso – dá estabilidade à comunhão e possibilita vencer tarefas comuns.

A sua tarefa principal é, por palavras e ação, ajudar as pessoas a experimentarem o amor de Deus. Aos domingos centenas de pessoas sobem o morro até a Casa Matriz para a grande Hora da Bíblia. Muitos jovens participam. Especialmente Pentecostes tornou-se um dia de encontro. Durante 35 anos estes encontros foram organizados pelo músico Gerhard Schnitter. Mais do que 5.000 jovens reúnem-se anualmente em Aidlingen para ouvir falar de Jesus. Muitos deles encontraram ali uma nova razão de viver.

O diálogo com Deus e a leitura diária da Bíblia são fundamentais para conseguir esperança e futuro. A Casa Matriz oferece cada dia uma explicação de um texto bíblico, que enriquece o manuseio pessoal da Bíblia e oferece ajuda para os trabalhos do dia a dia. Estes auxílios para a leitura bíblica têm como particularidade que a Bíblia é interpretada pela própria Bíblia. Hoje em dia estes cadernos são editados e distribuídos trimestralmente em 90.000 exemplares. Também existem traduções em espanhol e português destinadas para pessoas na América Latina.

Além disso, a Casa mantêm uma Escola Bíblica que oferece Cursos bíblicos (de 1 a 2 anos) e Seminários bíblicos (de 3 anos) onde jovens senhoras podem receber formação teológica e pedagógica para tarefas diacônicas. Numa Escola destas não pode faltar a música sacra.

A fundadora era Christa von Viebahn (1873-1955). Ela era filha do general, evangelista e escritor Georg von Viebahn (1840-1915), o qual havia editado os Bibellesezettel (Folhetos para Leitura Bíblica) que originalmente foram concebidos como introdução na Bíblia para soldados. Após o falecimento dele, a filha assumiu a redação destas explicações e meditações. Christa era uma pessoa humilde, mas ativa. Em Stuttgart ela havia reunido um grupo de senhoras para estudos bíblicos. Deste grupo nasceu em 1924 a Obra Diacônica, a qual em 1927 estabeleceu sua sede em Aidlingen.

Entre as diaconisas de Aidlingen criaram-se muitos hinos novos e bonitos. Em 1957 a enfermeira Helga Winkel, de 35 anos de idade, adoeceu duma enfermidade incurável. Mas no meio das aflições permaneceu firme na fé e colocou sua vida nas mãos de Deus. Ela é a autora do hino de confiança em Deus: Herr, weil mich festhält deine starke Hand (EG, 18ª ed., nº 474) = HPD nº 221 Senhor, porque me guarda a tua mão (tradução da irmã Ruthild Brakemeier). Melodia de Charles Henry Purday (1799-1885).

Fonte: www.diakonissenmutterhaus-aidlingen.de/
e Fotocópia em língua alemã, sem indicação de autor e sem título.


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15517
REDE DE RECURSOS
+
Tu és o meu Deus, eu te louvarei. Tu és meu Deus, eu anunciarei a tua grandeza.
Salmo 118.28
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br