Edwin Mora (*1962)

Obra e Biografia

29/06/2012

Edwin Mora (*1962) – HPD 359,438 (M)

Site: http://www.webselah.com/author/edwin-mora-guevara

Dr. Edwin Mora é professor de Liturgia e da Pastoral de Assistência Espiritual e Aconselhamento na Universidade Bíblica Latino Americana, na Costa Rica. http://www.unibiblica.net/Faculty.htm

Ele é o autor das melodias dos hinos de
HPD 359 – Te ofertamos nossos dons (em colaboração com Walter Roberto Vivarez)
HPD 438 – Quando se abate a esperança (texto de Ester Cámac)

A respeito de sua formação e atividades ele conta o seguinte: Meu nome completo é Edwin José Mora Guevara. (Em 2011) completo 49 anos de idade. Nasci em San José, Costa Rica. Eu tenho o Bacharelado em Música Sacra pela ISEDET1 de Buenos Aires, Argentina. Também sou Bacharel, Licenciado e Mestre em Teologia pela Universidade Bíblica Latino-Americana. E Pós-Graduação, Mestre e Doutor (Ph.D) em Psicologia, também Pós-Graduação em Educação. Há 20 anos trabalho na Universidade Bíblica Latino-Americana em San José, Costa Rica. Sou professor na área de Teologia Prática. Eu também trabalho como psicólogo em meu consultório particular. Eu sou de origem Metodista2 . Como músico me formei em Canto.

A canção “Te ofrecemos nuestros dones” (HPD nº 359) ele escreveu, junto com com Walter Vivares num Workshop Internacional sobre Música Sacra, realizado em 1988 em San Jose, Costa Rica, no Seminário Bíblico Latino-Americano. Foi composta para comemorar o final deste simpósio.

A canção “Cuando se va la esperanza” (HPD 438: Quando se abate a esperança) foi composta em Buenos Aires, Argentina, onde ele estudou música sacra durante cinco anos. Naquela época ele era pastor da Igreja Evangélica Metodista Argentina (IEMA), em Ciudadela, Buenos Aires. A música tem um ritmo Tambito, que é um ritmo folclórico da Costa Rica. Nasceu a partir do trabalho pastoral que Edwin Mora e a autora da letra (Ester Camac Ramirez) enfrentaram. A tradução foi feita pelo pastor e professor Sérgio Marcus Pinto Lopes.

Publicação: Nem ‘cliente’, nem ‘paciente’, mas ‘pessoa que sofre’. Essa é a pessoa que Edwin Mora Guevara apresenta em
“Violencia contra lãs personas sufrientes: el caso de quienes padecían enfermedad en tiempos
de Jesús . abordaje desde la espiritualidad Cristiana
” .
Analisando a realidade de sofrimento das pessoas na Palestina, o autor reflete a ação solidária de Jesus como manifestação do amor de Deus junto a pessoas enfermas. Finalmente, a partir da práxis de Cristo, tece considerações sobre o apoio a pessoas sofredoras de diferentes doenças na atualidade.

http://www3.est.edu.br/publicacoes/estudos_teologicos/vol4701_2007/et-editorial-2007-1.pdf
 

Notas:

1  ISEDET é o resultado da fusão de duas Faculdades existentes: A Faculdade Evangélica de Teologia e a Faculdade Luterana de Teologia. Em 1969, as Igrejas e os corpos diretivos de ambas Faculdades uniram seus esforços e recursos, criando uma só Faculdade com o nome de Instituto Superior Evangélico de Estudos Teológicos.
2 Em um evento sem precedentes, um total de 113 líderes Metodistas - pastores e leigos - da América Central (entre eles também o professor Edwin Mora de Costa Rica) participaram de uma experiência de duas semanas que, nas palavras da participante Angie Mejia preparou mais pessoas para servir a Deus e cantar a canção de Deus.
Maltiox, Maltiox (muito obrigado na língua Quiché da Guatemala), ela escreveu depois de refletir sobre os dias que passou como tradutora na América Central num Treinamento para o Culto e Liturgia, realizado em Manágua, Nicarágua, 02 a 13 de novembro de 2009.
http://gbgm-umc.org/global_news/full_article.cfm?articleid=5590
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 18201
REDE DE RECURSOS
+
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br