Hans Georg Nägeli (1773-1836)

Obra e Biografia

29/06/2012

Hans Georg Nägeli (1773-1836) melodia do HPD 245

Nasceu: 26 de maio de 1773, Wetzikon, (Cantão de Zurique), Suíça.
Faleceu: 26 de dezembro de 1836, Zurique, Suíça.

Hans Georg nasceu em 1773 como filho de um pastor na Suíça. Já quando jovem ele assumiu a direção de sua vida com decisão firme. Em 1790, com 17 anos de idade, saiu da casa paterna em Wetzikon, e mudou para Zurique. Decidido de dedicar-se exclusivamente à música, ele abriu ali, um ano mais tarde, uma loja bem sucedida de instrumentos e partituras musicais. Mais tarde acrescentou um departamento de locação de literatura musical. Seu negócio foi tão bem que o sucesso lhe permitiu abrir em 1794 sua própria editora. Suas vastas atividades de editor o tornaram famoso em toda a Europa.

Além de editor, Nägeli também era escritor, poeta, compositor, pedagogo musical e engajou-se na política cultural. Sem dúvida ele era uma das personalidades mais versáteis e significativas na vida cultural da Suíça no início do século 19. Nägeli foi chamado o homem que ensinou a Suíça a cantar. Ele era virtualmente um herói nacional de música popular e canto folclórico. A canção mais popular dele, cantada em bares e tabernas em todo o mundo, é Freut euch des Lebens (1791).

Nägeli foi influenciado pelas idéias do professor suíço Heinrich Pestalozzi, o qual defendeu educação universal, e usou música e canto como ferramenta educacional. Nägeli colocou as idéias de Pestalozzi em ação: ele fundou numerosas sociedades de canto coral, entre outros o primeiro Männerchor (coral masculino) e o Instituto de Canto de Zürich. Os trabalhos de Nägeli incluem: Gesangsbildunglehre nach Pestalozzischen Grundsätzen, 1810, além de outras obras didáticas na área da música. Ele publicou numerosas coleções de cânticos, tanto para solistas, quanto coros. Também é compositor de hinos, corais e peças para piano.

As idéias de Nägeli tiveram grande influência sobre Friedrich Silcher (1789-1860) na Alemanha, e os dois se corresponderam e freqüentemente visitaram um ao outro. Silcher admirou muito a Nägeli, e nas suas cartas Silcher se referiu a ele como Meu mais querido amigo e protetor. (Uma vez ele escreveu a Nägeli que Nägeli era um herói e cavaleiro de canto, e ele, Silcher, era o seu escudeiro.)

E´ da autoria de Nägeli (em 1815) a melodia do HPD nº 245 Louvor cantai, vós juvenis cantores, cuja letra no original alemão é de Johann Georg Gessner.

Fontes: www.cyberhymnal.org/ e
http://www.ghs-flein.hn.bw.schule.de/saenger7.htm http://www.swissdisc.ch/d/archive/archive_classic.htm?lang=d&key=472
Wikipedia.de, enciclopédia gratis
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Melodia
ID: 15750
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos autênticos são os que trazem a vida e o nome de Cristo para dentro da sua vida, pois o sofrimento de Cristo não deve ser tratado com palavras e aparências, mas com a vida e com a verdade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br