Jaci Correa Maraschin (1930-2009)

Obra e Biografia

29/06/2012

Jaci Correa Maraschin 1930-2009
HPD nº 307, 354, 404, 406, 442

Professor, mestre, poeta, músico e pastor da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), nascido (1930 ou 1929?) em Bagé, RS, faleceu 29 de junho de 2009 em São Paulo. – Líder da juventude em sua paróquia natal, a Matriz do Crucificado, Maraschin ingressou no Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil em 1951. Dois anos depois (em 1953) graduou-se Bacharel em Teologia. No mesmo ano foi ordenado diácono da Igreja da Ascensão, em Porto Alegre. Viajou aos EUA para fazer pós-graduação no Seminário Geral de Nova Iorque, sendo graduado como Mestre em Teologia (em 1956). Em 1959, assumiu como mestre, o magistério no Seminário Teológico em Porto Alegre. Fez graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (em 1963), e em 1964 viajou a Estrasburgo, onde (em 1966) doutorou-se em Ciências da Religião. Na Universidade Metodista de São Paulo ministrou: Hermenêutica, Estética, Liturgia, Ecumenismo e temas de Teologia.

Maraschin participou de vários fóruns nacionais e internacionais de âmbito denominacional e ecumênico. Foi um dos fundadores da Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE) e eleito, em 1976, para a Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas (CMI). Parte de sua vida e ministério foi dedicada à causa da Unidade dos Cristãos, trabalhando em várias comissões que promovem o diálogo ecumênico. Foi membro atuante, durante vários anos, da Comissão Teológica do CONIC, assim como das Comissões nacional e internacional do diálogo anglicano-católico romano, entre outras. - Jaci Maraschin foi um homem que viveu fielmente a sua vocação, sendo exemplo de promoção da Paz, da Dignidade humana, da inclusividade, da quebra de paradigmas e da busca da Unidade da Igreja.

No campo litúrgico, a Igreja cristã no Brasil e no mundo, foi enriquecida com inúmeras liturgias e músicas de sua autoria. Maraschin deixou como herança composições cantadas hoje em congregações anglicanas e de igrejas engajadas no movimento ecumênico.

Jaci era casado com Ana Dulce. O casal teve duas filhas: Ana Isabela e Rosa Maria.

No hinário HPD, Volume II, se encontram da autoria de Jaci C.Maraschin:
Nº 307 Magnificat (L+M), Ela era pobre e silenciosa e até sofrida...
Nº 354 Glória (L+M), Glória te seja dada, ó Senhor.
Nº 404 A Ceia do Senhor (L+M), Partilhar o pão, distribuir o vinho...
Nº 406 Comunhão (L+M), Na Ceia do Senhor celebramos a esperança...
Nº 442 A canção do Senhor (L+M), Como vamos cantar este canto imprevisto...

Fontes: Jornal O CAMINHO de agosto de 2009
Hinos do Povo de Deus 2 Arranjos completos para Coros de Trombones, Blumenau, 2009 , pág.256 http://www.conic.org.br/index.php?system=news&news_

Canções de Jaci Maraschin em CD. - Com o título Dança Jubilosa, Canções de Jaci Maraschin, acaba de aparecer mais este CD do grupo Gente de Casa, produzido por Flávio Irala. As letras e partituras já foram publicadas no livro, O novo canto da terra. A edição deste CD teve o apoio financeiro da paróquia anglicana de São Lucas, de Londrina, Paraná, da diocese anglicana do Paraná, do Centro de Estudos Anglicanos (CEA) e do CLAI Brasil. Entre as canções gravadas agora, já são bem conhecidas 'Lavapés, A canção do cativeiro, Insistência, Jesus Cristo, vida do mundo e A oferenda dos sentidos. Esses cânticos refletem o clima dos anos 70 e 80 quando a Teologia da Libertação exercia forte influência tanto na liturgia como nas expressões artísticas cristãs. A gravação foi feita por Não obstante produções musicais de Londrina, Paraná. O CD será lançado aqui em São Paulo e em diversas cidades do Brasil a partir de maio.
Fonte: http://www.metodista.br/posreligiao/noticias/cancoes-de-jaci-maraschin-em-cd/

A Paróquia da Santíssima Trindade (São Paulo, SP) hospedou durante toda a quinta-feira (23.04.2010) o Encontro da Comissão Nacional de Liturgia. A Comissão é eleita sempre nos Sínodos da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB) quase sempre a cada três anos. - Estiveram presentes o presidente da Comissão o Bispo Primaz Dom Maurício Andrade, a Reverenda Carmen Etel (Diocese de Curitiba), o Reverendíssimo Deão Flávio Irala (Diocese de Curitiba) e o Reverendo Arthur Cavalcante (Diocese de São Paulo). - A reunião representou o terceiro encontro da Comissão para executar suas funções sinodais. Nos dois primeiros encontros, integrantes da Comissão, estiveram reunidos com o Professor Dr. Jaci Maraschin para a reforma do Hinário Episcopal e preparação do livro de Liturgias para a Quaresma, Semana Santa e Páscoa. Essa foi a primeira reunião da Comissão após o falecimento do Doutor Maraschin (2009).
Fonte: http://www.trindade.org/drupal/node/782

  


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 18194
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br