Johann Franck (1618-1677)

Obra e Biografia

29/06/2012

Johann Franck (1618-1677) HPD nº 143 e 208

Nasceu: 1º de junho de 1618, em Guben, Brandemburgo, (Niederlausitz), Alemanha.
Faleceu: 18 de junho de 1677, em Guben, Brandemburgo, Alemanha. Em 1877, no bicentenário da morte dele, uma tabuleta em memória dele foi anexada à parede exterior da Stadtkirche em Guben.

Depois do falecimento do pai de Johann Franck em 1620, o tio, que era o juiz de cidade, Adão Tielckau, o adotou e o enviou a escolas em Guben, Cottbus, Stettin, e Thorn.. No dia 28 de junho de 1638, Franck se matriculou, para estudar Direito, na Universidade de Königsberg, a única universidade alemã que não foi perturbado pela Guerra dos Trinta Anos. Aqui o espírito religioso dele, o seu amor pela natureza, e a sua amizade com homens como Simon Dach e Heinrich Held, o preservaram de participar nos excessos dos estudantes da época. Ele voltou a Guben na Páscoa de 1640, atendendo ao pedido urgente da sua mãe. Ela desejou o ter perto dela, nestes tempos de guerra, quando Guben freqüentemente sofreu com a presença de tropas suecas e saxônias.

Depois passou um período em Praga. E após do seu retorno, em maio de 1645, Franck começou a praticar como advogado em sua cidade natal de Guben. Em 1648, ele se tornou cidadão, mais tarde conselheiro, em 1661 o Burgermeister (Burgomestre), e em 1671 o Deputado designado de Guben ao Landtag (Dieta) de Lübben (Lusatia).

Johann Franck era um poeta muito respeitado na sua época. Em 1648, logo após o fim da Guerra de Trinta Anos ele editou sua primeira coleção de poesias religiosas e profanas. Para os seus hinos Johann Crüger compôs as melodias. Eles foram reunidos na sua coleção Geistliches Sion (ed. Guben, 1674). No decorrer da história aprovou-se a previsão do pastor que na cerimônia fúnebre havia dito: Ele vive e ainda viverá nos hinos e nas suas canções religiosas.

Entre outros são de autoria de Johann Franck (em 1653) as letras dos hinos

Schmücke dich, o liebe Seele (EG nº 135) = HPD nº 143 Orna-te, minh'alma amada, uma meditação sobre a Ceia do Senhor que com seu sangue derramado resgatou-nos do pecado.

E: Jesu, meine Freude (EG nº 198) = HPD nº 208 Ó minh' alegria, Salvador e guia na seção de hinos de amor a Jesus. Este hino deu força e ânimo já a muitos entristecidos e enlutados. Pois quem se entrega a Jesus, o Cordeiro puro e bom, ganha força para enfrentar tempestades, ódio, guerra e até o infernal terror, e pode confessar e cantar Mesmo em aflição e dor, tu, Jesus, serás meu guia: A minha alegria.

Fontes:

- www.cyberhymnal.org ,
- Kleines Nachschlagewerk zum Evgl. Gesangbuch für Bayern und Thüringen, Munique 1996 ,
- Rudolf Keller Johann Frank em Feste-Burg-Kalender 2007 Freimund-Verlag, Neuendettelsau.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15557
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br