O Batismo é Santo?

01/12/2013

O Batismo é Santo?

No catecismo menor, Martim Lutero introduz a explicação aos sacramentos,falandodo“Santo Batismo”.Por ser“Santo”, o Batismo não se resume a um simples ritual vivido na igreja, nem tampouco à invenção de pessoas. O Batismo é um Sacramento, instituído pelo nosso Senhor Jesus, conforme a ordem que ele dá aos seus discípulos em Mateus 28. 19-20: “Vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam os meus seguidores, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E ensinando-os a obedecer tudo o que tenho ordenado. E lembrem-se, que estarei com vocês até o fim dos tempos.” Portanto, o Batismo é Santo, porque ele é concedido a nós, pessoas pecado- ras, como uma grande dádiva que nos oferece a santificação, ou seja, a grande oportunidade de viver a cada dia o perdão divino.

Quandose fala em batismo, deveríamoslembrar que ele é um valioso presente, que recebemos de Deus, somente uma vez em nossa vida. No entanto, quando as pessoas recebem “um presente”, as reações são as mais diversas: algumas o abrem imediatamente, agradecem e o aproveitam. Outras deixam para abrir depois ou o guardam assim mesmo, como o receberam, e o esquecem no fundo do armário.

Recebemos o Batismo quando crianças ou quando adultos, uma dádiva única, especial e santa. E como é presente não nos exige - como condição prévia - nada em troca, é graça de Deus. Pensando desta forma, podemos tam- bém dizer que cada pessoa, que dá um presente espera uma resposta: Obrigado! Gostei! Vou aproveitar! Deus também espera de nós uma resposta de fé: Creio no Trino Deus.

Como a maioria dos Evangélicos de Confissão Luterana, fui batizada nos primeiros meses de vida. Embora seja um dos momentos mais importantes da minha vida, não consigo me lembrar dele. Cresci presenciando momentos como este com a maior naturalidade, e quan- do chegou o tempo da minha confirmação a pergunta que irrompeu era: O que tenho que confirmar? Não esqueço até hoje as palavras que tivemos que decorar: “Quero confirmar o SIM, que meus pais e padrinhos disseram em meu lugar no dia do meu batismo.”

Realmente,sesomosbatizados quando crianças, ainda não temos condições próprias para profes- sar a fé em Deus, que através de seu Filho nos aceita como seus verdadeiros filhos e através do Espírito Santo nos concede a fé na promessa de que “quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado” (Marcos 16.16). Não basta apenas fazer a formalidade de receber o presente, é preciso ser grato, abrir e aproveitá-lo. Como Batismo não é diferente, ninguém o tira de nós, mas ele só faz sentido se for valorizado e vivido intensamente todos os dias.

É muito especial, quando pessoas adultas se colocam no caminho de Cristo, quando pessoas são batizadas e quando famílias, pais, mães, padrinhos, madrinhas e comunidade assumem juntos o compromisso de: “... ensinar a obedecer tudo o que tenho ordenado...” (Mateus 28.20). Essa é uma resposta de fé ao presente do batismo, que é santo, porque o Trino Deus nos santifica através dele.

Pa. Deisi Luiza Cassel Koch - Ibirama/SC

Oração 
Bondoso Deus, agradecemos-te que através do Sacramento do Batismo, tu nos presenteias, com o teu amor e com a vida. Livra-nos de todo mal e ajuda-nos a crer nas tuas palavras. Em nome de Jesus. Amém. 


Voltar para índice Anuário Evangélico 2014
 


Autor(a): Deisi Luiza Cassel Koch
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2014 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32088
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br