O que nos dá o batismo?

01/12/2013

O que nos dá o batismo?

Quem crer e for batizado será salvo, quem, porém, não crer será condenado.” 
(Marcos 16.16).

“Passei por um batismo de fogo”, disse-me uma paciente que havia passado meses fazendo quimioterapia. Uma mulher que sobreviveu a um acidente na BR 116, após dois meses em coma e ver as reportagens sobre o acidente em que esteve envolvida, disse: “Passei por um batismo de sangue”. Quando a retiraram dos destroços ela ouvia – segundo contava – os paramédicos dizerem que ela estava morta, que já não “tinha pulso”.

Algumas vezes, o batismo cai no lugar comum do rito que precisa ser realizado diante da família; noutras, é uma espécie de amuleto de sorte para proteger os recém-nascidos. E nos casos acima mencionados, o batismo tem um profundo significado de “mudança de direção” e “mudança de vida”.

O batismo cristão é um passar pela água para posterior renascimento para uma nova realidade. Ele integra quem é batizado à Igreja – que é o corpo de Cristo; é participação na vida e morte de Jesus Cristo.

O batismo é oferecido por Deus. É ele o sujeito do batismo. Ele se doa a nós, mergulhando-nos na morte e ressurreição de Jesus. Nós recebemos, pela fé, o que Deus nos dá no batismo. E somente pela fé, seremos capazes de mergulhar nessa existência que ali brota. Portanto, o batismo nunca é conquista da pessoa, é sempre dádiva. (Livro do Batismo – Edição de estudo, IECLB).

Batismo não é formatura, merecimento ou coroamento – é um ato de pura graça divina. Trazendo à memória o texto de Martim Lutero lemos: é “pela fé somente, através da qual se chega a crer na palavra de Deus. Assim consta no Evangelho de Marcos 16.16 (...). A justiça de Deus é, pois, a causa da salvação. E aqui, mais uma vez, não se deve entender por ‘justiça de Deus’ aquela através da qual a pessoa é justa em si mesma, mas, sim, aquela através da qual somos justificados a partir do próprio Deus, o que, por sua vez, acontece mediante a fé no Evangelho” (Obras Selecionadas 8,259).

Se somos salvos mediante o crer e, se somente pela fé chegamos a crer na palavra de Deus, então, como anda nossa fé? Como estamos crendo? Assim, de qualquer jeito, como se Deus fosse uma espécie da tapa buracos? Que possamos mergulhar em nossa experiência batismal e crer de tal forma que nossa fé nos transforme e, nós transformemos o mundo ao nosso redor!

Pa. Vera Cristina Weissheimer - Joinville/SC


Oração:

Senhor renova a cada nova manhã tuas promessas de amor para com toda humanidade, vivifica em nós a experiência transformadora e salvadora do Batismo e dá com que essa memória batismal nos convoque sempre de novo para uma vida que vale a pena ser vivida. Amém.


Voltar para índice Anuário Evangélico 2014

 


Autor(a): Vera Cristina Weissheimer
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2014 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2013
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 32356
REDE DE RECURSOS
+
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br