Culto e Liturgia

Manual de Bênção Matrimonial

Apresentação

O assunto bênção matrimonial tem sido objeto de muitas consultas e questionamentos por parte de obreiras, obreiros e comunidades da IECLB. Em que consiste a bênção matrimonial? Quem pode e quem não pode recebê-la? Onde se realiza? Qual a situação das pessoas divorciadas e das que vivem em união estável? Estas são algumas das perguntas mais frequentes.

Tais questionamentos desencadearam um processo de estudo, reflexão e aprofundamento em várias instâncias, entre as quais os Sínodos, o Conselho de Liturgia, e até mesmo um grupo-tarefa constituído especialmente para este fim. Como resultado desse trabalho, a Presidência da IECLB, juntamente com Pastora e Pastores Sinodais, e com o aval do Conselho da Igreja, fez algumas alterações na redação do capítulo pertinente à bênção matrimonial no guia Nossa fé, Nossa vida, que serão submetidas ao próximo Concílio da Igreja.

A IECLB não pode nem quer ficar indiferente às rápidas e substanciais mudanças que acontecem na sociedade. É uma Igreja atenta, disposta a dialogar e crescer. Não se trata, no entanto, de meramente conformar-se às mudanças, mas de auscultá-las, avaliá-las teológica e pastoralmente, e verificar quais práticas podem e devem ser admitidas para dentro da vida litúrgica da Igreja.

Novos dispositivos na legislação proporcionados pelo Novo Código Civil de 2002 impulsionaram a busca por uma prática litúrgica mais coerente com a legislação brasileira. Além de significativas do ponto de vista teológico e pastoral, pretendemos que nossas atividades sejam corretas do ponto de vista jurídico.

Assim, entregamos em suas mãos este Manual de bênção matrimonial. Ele contém fundamentos para uma reflexão sobre matrimônio e bênção matrimonial e apresenta propostas litúrgicas, além de recursos e subsídios para o enriquecimento dos ofícios de bênção matrimonial. É nossa intenção que ele seja um auxílio sólido e consistente, para que a IECLB possa estar ao lado das pessoas em um dos momentos mais marcantes de suas vidas, quando elas se prostram diante de Deus e pedem sua bênção para a caminhada conjunta.

Porto Alegre, outubro de 2009

Walter Altmann
Pastor Presidente (2002 a 2010)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Como um perfume que se espalha por todos os lugares, somos usados por Deus para que Cristo seja conhecido por todas as pessoas.
2Coríntios 2.14
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br