Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Plantas repelentes

Comida Boa na Rádio

07/12/2018

PLANTAS REPELENTES

Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Em épocas de calor intenso, é comum o surgimento de mosquitos e outros insetos.

Algumas plantas tem ação repelente para se defenderem, e podem ser usadas no preparo de produtos naturais para serem usados em hortas, ambientes  domésticos e na pele.

Todas as plantas que exalam cheiro forte são consideradas repelentes: citronela, eucalipto cheiroso, cravo da índia, canela, alecrim, losna, arruda, louro, manjerona, manjericão, alfazema, boldo miúdo, malva cheirosa, mil em rama.

Nesse programa, falaremos de duas plantas. A primeira, citronela, é usada para afastar formigas, moscas, mosquitos, lesminhas da couve, pulgas, carrapatos e piolhos. Para esses casos, deve-se fazer um chá de citronela bem forte, deixar esfriar e então diluir um litro de chá pra um litro de água e aplicar a mistura.

Esse preparado pode ser borrifado no ambiente, nas plantas e pode ser usado para dar banhos em animais – com exceção de gatos, pois eles se intoxicam –.

Uma informação importante: como o repelente de citronela é tóxico, não deve ser ingerido.

A segunda planta sobre a qual vamos falar é o cravo da índia. Seu óleo tem a propriedade de repelir mosquitos, borrachudos, moscas, traças, formigas e  pulgas.

Os ingredientes para preparar o produto a ser passado na pele são: um litro de álcool de cereais, três colheres de sopa de cravo da índia e 100 ml de óleo de bebê (ou óleo de amêndoas).

Coloque o álcool em um pote de vidro de um litro e adicione os cravos. Deixe o cravo curtindo no álcool durante seis a 10 dias, agitando uma ou duas vezes por dia. Desta forma, o álcool vai extraindo o óleo essencial do cravo.

Depois desse período, acrescente o óleo de bebê (ou de amêndoas). Coe tudo, coloque em frascos bem limpos e de preferência com tampa de borrifar  para facilitar a aplicação.

Caso não tenha este tipo de tampa, coloque uma gota em cada braço e perna, espalhando como se faz com o repelente comercial. Reaplique a cada quatro horas ou se você suar ou se molhar.

O preparado tem validade de um ano.

Uma informação importante: não aplique sobre a pele com cortes, arranhões ou qualquer lesão de pele, para não provocar ardência ou sensação de  queimar.

Para outras informações acesse: www.capa.org.br
Bom trabalho!


Todos os programas

MÍDIATECA
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br