Sínodo Mato Grosso



Rua Alberto Velho Moreira , 48 - Bandeirantes
CEP 78010-180 - Cuiabá /MT - Brasil
Telefone(s): (65) 9846-83271 | (65) 9840-66020 | (65) 9846-83271
sinodomt@outlook.com
ID: 10

Sepultamento

Caderno de Cultos 2015

16/06/2015

LITURGIA E MENSAGEM DE SEPULTAMENTO
P. Cláudio Rieper – Sorriso MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Que a paz do Senhor Jesus Cristo esteja com todos nós neste momento de despedida e sepultamento do/a ___________________________________________ (nome completo do/a falecido/a).
Saudamos a todos com a palavra de orientação e consolo do Salmo 90.12: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. Palavra que nos ensina que precisamos entregar a nossa vida por inteiro nas mãos de Deus. Pois é dEle que recebemos a vida e é a Ele que precisamos devolver. Por isso estamos aqui reunidos em nome de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTO DE ENTRADA

HINO: 254 - HPD – Senhor meu Deus

Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO
Que a nossa oração seja guiada pela palavra de Apocalipse 14.13: “Felizes os que partem desta vida e desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem do duro trabalho, pois as suas obras os acompanham”. Oremos!

Senhor, nosso Deus, diante da morte palavras humanas não conseguem nos trazer a Paz, somente a Tua voz. Por isso Te pedimos: carrega-nos nos braços do Teu Filho Jesus Cristo, pois diante da morte somos todos iguais, nos sentimos tristes, pequenos e impotentes. Nada podemos fazer, além de lançar toda nossa tristeza e dor nos Teus braços, e nos agarrar a Tua palavra que diz: “Céus e terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”. Isto nós te pedimos em nome do nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

HINO
HINO: 421 - HPD – Eu quero ser

Ou: Nº ____________________________________________________

MENSAGEM
Ouçamos a Palavra do Senhor no Salmo 8.1-9 que diz: “Ó Senhor, Senhor nosso Deus, a tua grandeza é vista no mundo inteiro. O louvor dado a ti chega até o céu e é cantado pelas crianças e pelas criancinhas de colo. Mostraste a Tua força por meio da boca de pequeninos e crianças de peito, por causa dos teus inimigos. Para silenciar o inimigo e os que Te desafiam. Quando olho para o céu, que tu criaste, para a lua e para as estrelas, que puseste nos seus lugares — O que é o homem, para que dele te lembres? E o filho do homem, para que se preocupes com ele? No entanto, o fizeste inferior somente a Ti mesmo e lhe coroaste com glória e honra de um rei. Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome!”

Deus é o Criador de todas as coisas, no princípio, criou Ele a luz, e com Seu espírito pairava sobre as águas e as trevas. Deus é onipotente, onisciente e onipresente! Por isso, Ele também é o Senhor do tempo. O tempo pertence a Deus, pois Ele é eterno... Já o tempo dos homens, tem um princípio, um meio e um fim, nossa passagem por este mundo é breve. Por isso, devo me perguntar: Se Deus me chamasse hoje, estaria eu pronto para seguir com Ele?
Desde os primeiros momentos da nossa vida até o momento final da morte em que temos de nos encontrar com Deus, não conseguimos aceitar a morte como algo natural. Nem a ideia de perder as pessoas queridas que fazem parte da nossa vida. Em nosso coração parece não haver lugar para a morte.

O que é o tempo? Tempo é a chance de encontrar em Deus o sentido para o que fazemos nesta vida. O tempo de Deus não tem fim. Para Deus, um dia é como mil anos e mil anos como um dia! Mas o tempo dos homens é passageiro como a areia que escorre entre os dedos. Somos passageiros da aventura da vida, viajantes e peregrinos em busca da imagem e da semelhança que perdemos do nosso Criador. Cabe a nós agora esperar! Esperar em Deus, pois um dia a nossa vida será restaurada. Em Deus deixamos de ser apenas uma vida que passa pelo mundo. Junto dEle apenas começamos a grande viagem que Deus preparou para cada pessoa que deposita a sua fé em Cristo. Se existe algo que nos transmita força, segurança e firmeza é a figura de uma pessoa temente a Deus. Uma pessoa que fundamenta a sua vida na fé em Deus, se torna exemplo para familiares e futuras gerações; Consegue transmitir paz aos seus, pois todos sabem que descansa nas mãos de Deus, nosso Pai! E no coração habita a certeza de que um dia se reencontrarão.
Mas, como tudo na vida, também nós passamos! Afinal, todos somos passageiros desta embarcação chamada vida. Cada um/a embarca numa estação diferente. Chega a hora de embarcar, mas também chega a hora de dizer: Até breve! É o condutor dizendo: Venha meu filho/a amado/a para junto do seu Pai. É Ele que determina, quem entra e quem sai. Como também podemos ler em Isaías 57.1,2: O justo morre, e não há quem se impressione com isso; os homens de fé são arrebatados sem que alguém pare para pensar nesse fato; pois o justo é levado antes que venha o mal e entra na paz; descansa no seu leito aquele que anda no caminho reto de Deus.

Pois como Jesus Cristo nos diz: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Somos chamados a esperar com fé em Jesus Cristo, como Filho de Deus que nos trará a restauração da vida de todos que esperam Nele. Por isso, Deus nos chama para contar os nossos dias, para que assim alcancemos coração sábio. Pois como diz Eclesiastes 3.11: Tudo fez Deus formoso no seu devido tempo; pôs também a eternidade no coração do homem, sem que este possa descobrir as obras que Deus fez desde o princípio até ao fim. Amém!

HINO (opcional)
HINO: 213 - HPD – Senhor Tu tens sido

Ou: Nº ____________________________________________________

ORAÇÃO
Juntos queremos orar a Deus: Ó Deus onipotente e misericordioso. Em Tua santa vontade no devido tempo nos chama a todos desta vida. Nós te agradecemos por tudo o que recebemos das Tuas mãos. Mas também em nossa dor e tristeza, Te pedimos: ensina-nos a entregar tudo em Tuas mãos. Nos carrega em Teus braços e nos dá o Teu descanso. Ajuda-nos a ver a Tua luz. Carrega a nós todos, nos braços do Teu Filho Jesus Cristo, para que o Teu nome seja Glorificado. E assim, colocamos tudo o mais nas mãos de Deus e oramos em conjunto a oração que Jesus Cristo nos ensinou. Dizendo juntos: Pai Nosso... Amém!

LEITURA DOS DADOS DA PESSOA E DESPEDIDA
(Ler os dados da pessoa conforme Folha de Dados recolhida anteriormente)


AVISO – ORAÇÃO MEMORIAL (caso já tenha sido marcado a data).
Na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil temos o costume de lembrar o falecimento de nossos entes queridos e colocar em oração a família enlutada diante de Deus para que continuem a receber o consolo de Deus. Por isso, convido a todos para estarem conosco no dia ___/___/_____ e participarem do culto, onde realizaremos a ração memorial de _________________________________ (nome completo do/a falecido/a) na Comunidade__________________________________________ (citar nome e endereço da comunidade). Todos serão muito bem vindos!

A família, neste momento, pode se despedir e, em seguida, queremos nos dirigir ao cemitério.

HINO (opcional)
Enquanto nos despedimos queremos cantar...
HINO: 216 - HPD – Se as águas do mar da vida

Ou: Nº ____________________________________________________

LITURGIA NO CEMITÉRIO
SAUDAÇÃO E BREVE MENSAGEM
Que nesta despedida a paz de Deus esteja com todos nós. Amém!
Diante da morte a palavra de Jesus Cristo antes de ressuscitar Lázaro, nos traz esperança. Disse Jesus em João 11.25-27: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto? Sim, Senhor, respondeu Marta, eu tenho crido que tu és o Cristo, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”. Palavras que nos convidam a descansar na promessa de Jesus Cristo.

BAIXAR O ESQUIFE À SEPULTURA

HINO (opcional)
Enquanto cantamos e o esquife é baixado, familiares e amigos podem fazer sua última despedida, jogando flores sobre o esquife se assim desejarem. Por isso, queremos cantar o...

HINO: 213 - HPD – Senhor Tu tens sido

Ou: Nº ____________________________________________________

CONSUMAÇÃO
Em obediência a Deus queremos entregar ______________________________ (Nome do/a falecido/a) à terra, e aguardar pela ressurreição em Cristo, dizendo: “Terra a terra, cinza às cinzas, pó ao pó, na esperança da ressurreição dos mortos, mediante Jesus Cristo, nosso Senhor”. Amém!

ORAÇÃO
Senhor, Tu que és Deus onipotente e nosso Pai celestial, agora Te pedimos: Ajuda-nos a invocar sempre por Tua presença e entregar tudo em Tuas mãos. Dá-nos a paz e a Tua bênção para seguir com fé e sem vacilar, o caminho que nos deixaste em Teu Filho Jesus Cristo. Ajuda-nos a viver na misericórdia e nos colocar debaixo da Tua santa vontade, revelada no amor de Jesus Cristo por cada um de nós. Por isso oramos juntos com as palavras que Ele nos ensinou, dizendo: Pai nosso... Amém!

BENÇÃO
Que Deus nos abençoe e nos guarde; Que Ele faça resplandecer o seu rosto sobre nós e tenha misericórdia de nós. Que o Senhor sobre nós levante o seu rosto e nos dê e nos acompanhe com a sua paz. Amém!
 


Autor(a): Cláudio Rieper
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2015
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 33715

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quanto mais a gente de embrenha na Criação, maiores os milagres que se descobre.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br