Sínodo Vale do Itajaí



Rua Amazonas , 131 2o. andar - Centro
CEP 89020-001 - Blumenau /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3322-1364
sinodovi@terra.com.br
ID: 21

Assembleia Sinodal Vale do Itajaí - 2009

MENSAGEM DA 13ª ASSEMBLEIA SINODAL ÀS COMUNIDADES DO SÍNODO VALE DO ITAJAI

Sim, sou presbítero/a: a missão de Deus é a minha paixão

Estivemos reunidos como 13ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, na Paróquia Apóstolo André, em Testo Central, Pomerode/SC. Neste pedacinho exuberante da criação de Deus, num raio de apenas algumas centenas de metros, vê-se: igreja, centro comunitário, cemitério, escola, indústrias, residências... e uma rodovia. Vê-se, pois, o pulsar da vida em sua multiformidade, mas também em sua finitude. Vê-se, o caminho que nos relembra: temos passado, presente e futuro. A Assembleia Sinodal realizada neste local avisa: em nosso presente, temos a missão de valorizar o passado que nos trouxe até aqui; e temos a missão de sermos responsáveis pelo futuro, ainda que desconhecido!

Motivados pelo tema “Sim, sou presbítero/a: a missão de Deus é minha paixão”, relatórios, prédica e palestra avaliaram o passado histórico do povo de Deus e, a partir daí, anunciam caminhos práticos e seguros para que a paixão pela missão de Deus siga seu rumo.

Os relatórios descrevem a paixão zelosa, crítica, amorosa e responsável por parte de presidência, pastorado, direção, comunicação, finanças, patrimônio, realizações, projetos, formação, enfim, descrevem o pulsar da vida nesta Igreja.

A palestra do pastor sinodal Guilherme Lieven, do Sínodo Sudeste, embasado nas sagradas escrituras, salienta:
1) A função exercida por presbíteros/as decorre do chamado de Deus.
2) Líderes assumem a responsabilidade para que haja união e comunhão na comunidade.
3) Em sua missão, cabe-lhes organizar e fazer escolhas, o que requer entrega à causa que assumiram, compromisso pela mesma e busca constante por capacitação.
4) Jamais devem usar o chamado de Deus para exercer domínio autoritário, que leva à negação dos valores do Evangelho.

A prédica do pastor Dr. Emilio Voigt, instalado no Culto de Abertura desta Assembleia Sinodal, como assessor de Formação no Sínodo Vale do Itajaí, baseou-se em Êxodo 18.13-26.

Neste texto, Moisés é apresentado como um “pau para toda obra”. Como presbítero chamado por Deus para liderar o povo de Israel, desempenha sua função com responsabilidade. Porém, ele o faz sozinho, trazendo desgaste a si e prejudicando o povo. Mas Deus o leva a contar com o conselho do sogro dele, Jetro. Este, o orienta quão importantes são os conselheiros na divisão das tarefas em sua liderança. Resultado: ao se dispor a dividir tarefas, colhe resultados melhores, mais rápidos e eficientes!

Com isso, aprendemos com a prédica que em qualquer grupo há necessidade de uma liderança organizada. Aqueles que acumulam em si mesmo todo o poder, esgotam-se; coordenação compartilhada é fonte para uma missão de muitas possibilidades. Na igreja, ser líder requer quatro características:
* Capacidade para lidar com um determinado assunto, unindo capacidades versadas em diversos assuntos.
* O temor diante de Deus é indispensável. Somente pessoas de fé são apaixonadas pela missão de Deus.
* Honestidade como combustível para o funcionamento do motor que movimenta a vida comunitária.
* Presbíteros/as não devem procurar a própria glória; devem, sempre, lutar pelo que interessa para a comunidade e para o Reino de Deus.

Em favor deste reino, presbíteros/as sofrem críticas e injustiças e muitas vezes fardos pesados para se suportar. Por conhecerem a palavra de Cristo, corajosamente não abandonam sua paixão pela missão de Deus: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11.29-30).

Desta Assembleia Sinodal fizeram parte representantes e parceiros de igrejas irmãs no ecumenismo, de poderes governamentais e do sínodo alemão Husum-Bredstedt (Igreja do Norte do Elba), numa demonstração de que a paixão pela missão de Deus rompe barreiras, aproxima e une diferentes pensamentos, mentes, corações e povos. Isso faz bem, como fez bem durante a Assembleia podermos ouvir os sons maravilhosos de um coral de trombones, da Obra Acordai, reunido especialmente para o evento.

É por isso que vale a pena ser presbítero/a, que vive apaixonadamente sua função pela missão de Deus.

Tal paixão resultará, no mínimo, num belo mundo como este que abrigou a 13ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, em Testo Central, este pedacinho exuberante da criação de Deus. E a rodovia aos pés da igreja, que une diversos pontos, que vem e vai, que vai e vem, seja símbolo para a palavra “sínodo”: juntos no caminho!
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br