Mensagem de Natal

14/12/2016


São Paulo, Natal de 2016
Aos Ministros e às Ministras,
Às Lideranças,
Às Comunidades do Sínodo Sudeste - IECLB

MENSAGEM DE NATAL

Saudamo-los com palavras de Tito 3.4-7: Porém, quando Deus, o nosso Salvador, mostrou sua bondade e seu amor por todos, ele nos salvou porque teve compaixão de nós, e não porque nós tivéssemos feito uma coisa boa. Ele nos salvou por meio do Espírito Santo, que nos lavou, fazendo com que nascêssemos de novo e dando-nos uma nova vida. Deus derramou com generosidade o seu Espírito Santo sobre nós por meio de Jesus Cristo, o nosso Salvador. E fez isso para que, pela sua graça, nós sejamos aceitos por Deus e recebamos a vida eterna que esperamos.


Primeiramente, queremos agradecer a todos e a todas pela dedicação no testemunho e na vivência da fé no contexto em que vivem, atuam e fizeram missão durante o ano de 2016. Não está sendo um ano fácil, sobretudo, quando no findar do mesmo, contas permanecem no vermelho. Rogamos a Deus, que lhes conceda ânimo, perseverança e criatividade no enfretamento e na superação das dificuldades.
O ano em curso não foi tranquilo. Ao avaliarmos tudo o que aconteceu: Política lesa-pátria, impeachment, novos velhos corruptos no poder, crise nas instituições, desemprego, inflação, a PEC dos gastos públicos, a mal-explicada reforma da Previdência, que ameaça a sobrevivência dos mais pobres (no bolso dos políticos não se mexe)... percebemos que, além dos desafios eclesiásticos, são muitas as questões que nos preocupam e nos assustam!
No meio disso tudo, grave é a divisão de opiniões, também entre membros das Comunidades. Não foram poucas as declarações daqueles que apaixonadamente escolheram um ou outro lado do conflito instalado no país. Nem sempre se compartilha a verdade nas redes sociais. Muitos boatos e maledicências são espalhados, o que causa acaloradas discussões, constrangimentos e mágoas. No fim, as pessoas se dão conta de que foram apenas massa de manobra na maioria dos casos.
Neste novo ano, tomemos por propósito a busca da verdade e a defesa da vida digna, como expressão da nossa fé e do objetivo de nossa vida comunitária. Desta forma, daremos forte testemunho das palavras de Cristo: Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância (João 10.10). Para começar, unamo-nos àqueles que pedem uma auditoria na Previdência Social antes de qualquer votação de Reforma da mesma. Busquemos também formas criativas e compartilhadas para superar as dificuldades financeiras das Comunidades. Sejamos Comunidades em Contínua Reforma, praticando a missão integral que, além de cativar pessoas para o Evangelho de Jesus Cristo, cuidam de pessoas e da Criação.
Celebramos o Natal! A mensagem de Tito 3.4-7 é palavra central: Somos salvos por meio da bondade e do amor de Deus... Ele derramou o seu Espírito Santo sobre nós por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor. Celebramos a vinda do Salvador. Podemos confiar na mensagem: Hoje nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Lucas 2.10-11). Ele é acolhido com todos os títulos atribuídos a um governante: Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz ((Isaías 9,6). Porém, ele é o oposto da maioria dos governantes que nós conhecemos. Para aqueles que querem decidir sobre a vida dos outros, o amor de Cristo constrange e provoca. Para aqueles que incitam e praticam a violência, a paz de Cristo incomoda.
A mensagem de Natal quer ser anunciada, testemunhada e vivenciada por todos nós na sociedade rompida em que vivemos. Ela quer ser uma voz profética, que anuncia transformação, neste sistema que não promove vida, mas que preferencialmente protege ideologias de poder, de Economia e manutenção do Status Quo.
O Salvador nasceu humilde em um curral de animais. A salvação veio através do servir. Assim age Deus! Assim se inaugura a vida nova, assim a paz e o amor de Deus vêm a nós! E disso somos testemunhas!
Abençoado Natal com Cristo e abençoado 2017 - Ano dos 500 anos da Reforma!

Pastor Sinodal Geraldo Graf

Pastor Vice Sinodal Ernani Röpke
 


Autor(a): SÍNODO SUDESTE
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Mensagem
ID: 40600
REDE DE RECURSOS
+
Ao Senhor Deus pertencem o mundo e tudo o que nele existe; a terra e todos os seres vivos que nela vivem são dele.
Salmo 24.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br