Secretaria Geral

Servir sendo ainda mais conectad@s e protagonistas

01/11/2012

   A IECLB é uma rede de Comunidades. As Comunidades são integradas por pessoas e não há justifi cativa maior do que esta para a existência de uma Sede Administrativa da IECLB: as pessoas, milhares de membros da IECLB, com um brilho todo próprio, nos lugares mais conhecidos, e também nos lugares mais inesperados deste imenso país, que diariamente fazem a diferença com o seu jeito de viver IECLB. Os valores compromisso, transparência, respeito, ética e integridade estão interligados e são interdependentes. Na reunião conjunta entre Presidência e Secretaria Geral, em fevereiro de 2012, a equipe entendeu que estes valores podem ser representados pelo termo ‘compromisso’. A base do compromisso é o Evangelho de Jesus Cristo, que impede acomodação, conformismo e lamúria, ao mesmo tempo em que exige humildade e clara consciência das capacidades e das limitações. Assim iniciou o Relatório da Secretaria Geral da IECLB, referente à prestação de contas dos anos 2011 e 2012 ao Concílio da Igreja.
   A Secretaria Geral responde administrativamente à Diretoria do Conselho da Igreja e presta contas ao Conselho da Igreja; responde eclesiasticamente ao Pastor Presidente, de quem também recebe a supervisão eclesiástica, esclarece o Relatório.

Cada vez mais uma Igreja viva com Comunidades jovens e uma Igreja jovem com Comunidades vivas



  A Diácona Ingrit Vogt, Secretária Geral da IECLB, na sua apresentação aos Conciliares, mencionou as prioridades de gestão (o Programa de Acompanhamento a Ministros e Ministras, o Programa de qualificação funcional e o Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia dos Centros de Formação), a implantação de um Plano de Seguridade para Ministros e Ministras da IECLB (aprovado no XXVII Concílio da Igreja, realizado em Foz do Iguaçu, em 2010), e o projeto desenvolvido conjuntamente com a consultoria de gestão.
   Especificamente, o Relatório da Secretaria Geral menciona o formato de trabalho em equipe na Secretaria, a prestação de contas, as atribuições, o Boletim Informativo, o Prontuário da IECLB, os Arquivos (Arquivo Histórico), o Banco de Dados, a Estatística Geral, a responsabilidade no cuidado das normas e dos regulamentos, as demandas legais externas e internas, além dos Estatutos e Regimentos.
   Também mereceram destaque as cinco Secretarias que compõem a Secretaria Geral: Formação, Habilitação ao Ministério, Ministério com Ordenação, Missão e Ação Comunitária, e do Departamento de Finanças.
   As Secretarias de Formação, Ação Comunitária e Missão gerenciam Coordenações, visando a descentralizar, ampliar e melhor articular atividades, antes dependentes exclusivamente do Secretário da área.
   É graças ao apoio e à colaboração de cada membro, incluindo cada Ministro e cada Ministra da IECLB, que a Secretaria Geral pode cumprir com os compromissos que lhe foram confiados. Em conjunto, seremos cada vez mais uma Igreja viva com Comunidades jovens e uma Igreja jovem com Comunidades vivas, assim a Secretária Geral finalizou o Relatório, completando na Plenária “Nós somos Igreja, também na Senhor dos Passos, em Porto Alegre/ RS! Nós estamos aqui para servir! Nós estamos aqui para sermos ainda mais Comunidade jovem - Igreja viva, cada vez mais conectad@s e desenvolvendo o nosso protagonismo”.
XXVIII Concílio: leia mais no Portal Luteranos (www.luteranos.com.br).

O que importa é a fé que age por meio do amor.
Gálatas 5.6b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br