200 Anos de Presença Luterana no Brasil



ID: 3277

125 ANOS DE HISTÓRIA da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro - Estado de São Paulo 1883-2008

10/03/2008

Percorrer a trajetória da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro implica em resgatar-lhe a origem: a “Deustche Evangelische Kirche” – Igreja Evangélica Alemã.

Para contar essa história até os dias atuais, foram usados registros fotográficos, relatos de alguns descendentes de imigrantes que trilharam parte dessa caminhada, a análise de documentos de arquivos e registros oficiais, bem como o testemunho daqueles que permanecem vivos na memória dos participantes desta história.

Dessa forma, as fotos retratam os reflexos de vida, resultado da intenção do fotógrafo; os relatos tornam presentes os acontecimentos, mediados por lembranças e esquecimentos que dão corpo à memória do depoente e os documentos oficiais testemunham fatos, idéias e ações dos muitos participantes (pastores, professores, leigos, presbíteros) que vêm construindo essa história.

Essas três maneiras de análise tornam possível a viagem no tempo, o resgate do ontem e a percepção do hoje, por meio da qual fortalecemos nossa identidade Luterana, trazendo luzes para o projeto futuro da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro, pertencente ao Sínodo Sudeste, um dos dezoito Sínodos que compõe a IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Nesta coletânea, as imagens do passado e as atuais movimentam-se. Divulgamos fatos do passado e os mais recentes, cuidadosamente reunidos, com a certeza de que tal registro contribuirá para garantir a presença e a memória da Comunidade e da “Família Luterana”, que a manteve por 125 anos, como um testemunho de fé. Graças a Deus e a dedicação dos pastores, bem como à colaboração voluntária de lideranças, a missão da Comunidade resultou em bons frutos.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br