Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Câmara lembra 500 anos da Reforma com homenagens

Câmara Municipal de Vereadores de Massaranduba/SC

13/12/2017

JDV-001
JDV-002
JDV-003
JDV-004
02.
20171213-Camara de Vereadores
CMVM-01
CMVM-02
CMVM-03
CMVM-04
CMVM-05
CMVM-06
CMVM-07
CMVM-08
CMVM-09
CMVM-10
CMVM-11
CMVM-12
CMVM-13
CMVM-14
CMVM-15
1 | 1
Ampliar

A Câmara Municipal de Vereadores realizou na noite de quarta-feira (13) sessão solene pela passagem dos 500 anos da Reforma Protestante, proposição do vereador-presidente Vanderlei Sasse com a Mesa Diretora. O ato público reuniu lideranças luteranas como o Pastor Sinodal (Norte Catarinense) Inácio Lemke, o presidente do Sínodo Carlos Henrique Sacht, pastor Claudir e Pastora Elke da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Massaranduba, além de dirigentes e membros das oito Comunidades que a integra.

O vereador proponente Vanderlei Sasse (Leca) saudou as diretorias das Comunidades Luteranas, como também os ex-prefeitos de origem luterana e falou sobre os 500 anos da Reforma. Citou que dos 11 prefeitos de Massaranduba nos 56 anos do município, por cerca de quatro décadas os administradores foram luteranos: Ricardo Witte, Emílio Manke Júnior, Irineu Manke, Dávio Leu (quatro mandatos), Mário Sasse e Mário Fernando Reinke (dois mandatos).

Eles foram homenageados, assim como presidentes e ou representantes das Comunidades Massaranduba 58 (Igreja dos Apóstolos), Massaranduba I (Igreja Martin Luther), Ribeirão Gustavo (Igreja São Marcos), Jacu-Açu (Igreja da Paz), Benjamin Constant (Igreja Apóstolo Paulo), Guarani-Açu (Igreja de Cristo), Bom Pastor (Igreja Bom Pastor) e Massaranduba II (Igreja São Lucas).

Também o Pastor Sinodal Inácio Lemke, a diaconisa Arlete Prochnow (não presente), Evandro Elias, Pastora Elke Doehl e Pastor Claudir Burmann receberam lembranças. O Troféu Homenageador foi entregue a Adelino Sasse (da União Paroquial Luterana – Sínodo Vale do Itajaí), Carlos Henrique Sacht (Sínodo Norte catarinense) e Marleni Skerke (pela Paróquia Evangélica de Massaranduba). E Amário Zech, presidente da Lelut.

Luteranos chegaram com os colonizadores alemães em 1895

A fé luterana está presente em Massaranduba há mais de um século. Pelos registros, no ano de 1895 iniciou a Comunidade Massaranduba 58 com a escola e a igreja dividindo o mesmo espaço. Era ligada à Igreja Luterana Central de Blumenau. Em 1990 se desligou e desde 1994 existe a Paróquia Evangélica Luterana, com oito comunidades e cerca de 2,4 mil membros batizados.

Quatro Comunidades são dirigidas por mulheres, o que demonstra a importância da participação feminina na IECLB. Durante os pronunciamentos foram lembrados que 2017 marca os 35 anos de ordenação de mulheres para o presbitério.

O Pastor Sinodal Inácio Lemke registrou o histórico da Reforma Protestante, os seus valores e o legado que deixou para o mundo as 95 teses de Martinho Lutero, que foram propostas para debates e não para dividir a Igreja. A solenidade foi encerrada com a bênção dos Pastores Claudir e Elke.

fonte: JDV / 15/12/2017
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, não há ninguém igual a ti. Tu és grande e o teu nome é poderoso.
Jeremias 10.6
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br