Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

LUTERO E A JUVENTUDE

12/10/2015

         Estamos no mês da Reforma da Igreja. A caminho da celebração dos 500 anos somos desafiados a refletir sobre a Educação Cristã. Nos Catecismos de Martim Lutero ele escreve sua indicação para a juventude a partir do 4º Mandamento. Lutero segue a palavra de Deus que fala claramente de que a juventude aprenda, desde o berço, os desígnios de Deus. É mais um dos motivos por que Martim Lutero formula o Catecismo.

         Escreve Lutero: “Todo cristão necessariamente deve conhecer o Catecismo. Quem o ignorar não pode ser considerado cristão, nem ser admitido a qualquer sacramento. Por isso é preciso fazer que os jovens aprendam bem e sejam fluentes nos textos do Catecismo, fazendo com que se exercitem com afinco nos mesmos. Por isso é dever de todo pai (e/ou toda mãe) tomar a lição de seus filhos, um por um, pelo menos uma vez por semana para verificar o que aprenderam, recomendando-lhes seriamente que se emprenhem no estudo, caso não mostrem conhecimento. Isso deve ser feito o tempo necessário até que jovens e velhos que queiram ser considerados cristãos estejam bem treinados e familiarizados com o Catecismo.” (CMa 22).

         A formação cristã pelo Evangelho de Jesus Cristo é preocupação e ação constante na IECLB. Um dos maiores desafios é manter os jovens ativos no ouvir constante para não se desviar do caminho de fé assumido pelo Batismo. As famílias, pais e mães ou responsáveis, tem grande influência na decisão dos jovens. O que se observa nas comunidades é que, quando a família, família toda, não só a mãe ou só o pai, toda a família tem uma vida ativa na comunidade para o constante ouvir da Palavra de Deus, os jovens têm exemplo a seguir.

        Portanto não ignore a vivência de fé dos jovens de sua família. Eles dão muita importância para o exemplo que a família lhes deixa no dia a dia.


Autor(a): Pa. Clarise Ilaine Wagner Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Luteranos em Contexto
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 35375

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br