Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

Cuidado! Com o passar do tempo, deixamos de dedicar a mesma atenção e cuidado como no início do relacionamento.

30/05/2017

Fabiana Dainese Mauch
1 | 1
Ampliar

Cuidado! Com o passar do tempo, deixamos de dedicar a mesma atenção e cuidado como no início do relacionamento.

Em comemoração aos 500 anos da reforma protestante, me inspiro em uma das frases de Lutero sobre o casamento, quero aqui explorá-la em um contexto mais amplo, no sentido do cuidado para com o outro, seja no casamento, namoro ou vida a dois.

Disse Lutero: “No casamento, cada pessoa deve realizar a função que lhe compete....”. 

500 anos se passaram e o sentido mais profundo desta frase ainda continua muito atual!

Na vida a dois, cada um tem primeiramente a função de estar bem consigo mesmo, se aceitando e tendo plena convicção de suas limitações e pontos a desenvolver, encontrando na fé e em Deus, o caminho, a força para seguir adiante. Quando não estamos bem conosco, tendemos a projetar no outro aquilo que nos incomoda, ou seja, o problema não é o outro, mas o que ele desperta em nós! Desta forma, também precisamos nos conhecer, o auto conhecimento é ferramenta importante no relacionamento, quem se conhece consegue controlar a si mesmo, tem a capacidade de reconhecer um erro, se desculpar e através disto cuidar do outro, de si e da união.

Outra função importante é ter a consciência de que o relacionamento precisa ser alimentado para durar, precisa ser nutrido através do cuidado diário. O grande mal de alguns relacionamentos vêm com o passar do tempo, quando se deixa de dar a mesma atenção e cuidado que eram investidos no início da relação, como se o que fora conquistado, não precisasse ser cultivado. Investimos cuidado e atenção para conquistar, mas muitas vezes não investimos o mesmo cuidado para manter, a mesma energia do início deve ser mantida! A preocupação com os detalhes, as datas, as recordações, são todas formas de celebração. A função celebrar deve estar no dia-a-dia, celebrar revigora, dá força para continuar, celebrar é recordar o início com carinho e cuidado, não permita que a rotina lhe afaste do ato de celebrar em suas diversas formas.

Um simples abraço apertado no retorno de um dia exaustivo de trabalho é muito revigorante e acolhedor... Quanto mais apertado o abraço, maior o alívio que ele traz, portanto é função de cada um abraçar e acolher.

Alguns almejam a felicidade e idealizam que ela virá através do cônjuge perfeito, como se o outro fosse o responsável por concedê-la... um relacionamento exige esforço e cuidado. Cada um deve cumprir sua função, o relacionamento deve ser formado por duas pessoas com interesse genuíno pelo outro, respeito e esforço, muito esforço para algumas vezes fazer o outro enxergar o que não é tão óbvio, quando um fraqueja o outro cuida e vice-versa, nos momentos difíceis há que se ter a lucidez para cuidar quando o outro vacilar.

O mais importante é perceber que o outro passa a ser o seu reflexo, cuidado gera cuidado, descaso gera descaso. Preste atenção ao outro e estará cuidando da união.

Fabiana Dainese Mauch
Gerente de Planejamento e Controle
Formada em Administração de Empresas Habilitação em Gestão Empresarial e Negócios

Biografia
Apesar de apaixonada por filosofia, psicologia e relações humanas, estudou e trabalha na área de exatas, encontrando na escrita uma forma de se aproximar de suas paixões. Ama pensar sobre a vida e o que podemos fazer para melhorar o mundo e a nós mesmos.Email: fdmauch@gmail.com
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br