Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

Culto de Confirmação em Santo André/SP - Paróquia do ABCD - Sal e Luz (Mateus 5.13-16) - 05 de fevereiro de 2023.

Celebração

05/02/2023

1 | 1
Ampliar

No dia 5 de fevereiro de 2023, houve o Culto de Confirmação de quatro jovens da Paróquia do ABCD: Laura Wagner Kummrow, Leonardo dos Santos Perricone, Maria Alice Fonseca Mahler, Nicole de Moraes Schleier. Na Procissão de Entrada, cada jovem entrou na igreja levando um elemento da liturgia para o altar, nesta ordem: sal, uma vela, uvas frescas e pão. Pastor Alberi trouxe uma reflexão sobre o simbolismo destes elementos:

O sal dá sabor aos alimentos, e também é muito sensível à água. Jesus disse Vós sois o sal dá terra… no sentido que as pessoas cristãs buscam fazer a diferença no mundo. A vela nos traz a lembrança do batismo. Nas palavras de Jesus, vós sois a luz do mundo…. Várias pequenas velas juntas são capazes de iluminar a escuridão. Ser cristão significa iluminar o mundo com a luz da Palavra. O pão e a uva são alimentos consagrados por Jesus na Última Ceia. Na noite em que foi traído, Ele tomou pão e vinho e distribuiu aos discípulos pedindo para que isto fosse sempre feito em sua memória.

Após a entrada dos jovens, seus pais os apresentaram, lembrando o dia do batismo. Na Confirmação, reafirmamos o compromisso de educar nossas crianças na fé cristã evangélica-luterana. No momento da Benção e Envio, cada jovem se ajoelhou diante do altar, com toda a Comunidade voltando suas mãos para ele(a).

Pastor Alberi lembrou da vocação da paróquia do ABCD para as obras sociais. Milhares de pessoas são ou já foram beneficiadas com o CSHH e com a Casa Mateus. A Confirmação é um chamado para a vida em comunidade, servindo a Deus e ao próximo. Cada jovem é convidado a ser sal e luz neste mundo tão difícil, numa sociedade que muitas vezes é injusta e não acolhe as pessoas como deveria.

Na sequência, os jovens receberam a Santa Ceia pela primeira vez, seguidos de seus pais, padrinhos e familiares mais próximos. E depois,todas as pessoas presentes foram convidadas à comunhão. Havia vários(as) visitantes de outras cidades e até de outros estados brasileiros. Juntamente com a Certidão de Confirmação, cada jovem recebeu uma lembrança deste dia: um lindo marcador de páginas.

Um destaque do culto foi a música: os hinos foram escolhidos com muito cuidado para a ocasião, e acompanhados de órgão, violão, violino e pelo Grupo de Canto. Tal qual como na Comunidade onde cada membro exerce seus dons individuais a serviço da coletividade, cada instrumento traz sua sonoridade peculiar para um resultado conjunto. E falando em participação, os jovens da JE (Juventude Evangélica) acolheram os confirmandos e os convidaram para participar das atividades regulares, como por exemplo, cultos e retiros. A JE é uma porta de entrada do jovem na vida comunitária.

Após o culto, a comunidade confraternizou no jardim e no espaço do café. A todo momento, lindas fotos foram tiradas: o tempo ajudou, com céu ensolarado, sem chuva! Ao final, houve a tradicional foto dos confirmandos na escada juntamente com o Pastor. Esta foto guarda para a posteridade o registro deste momento tão importante. Depois do culto, cada família celebrou a ocasião à sua maneira.

Foi uma grande alegria voltar a realizar eventos presenciais depois de praticamente três anos. Apesar das intercorrências durante a pandemia, este grupo de jovens permaneceu unido. A maior parte das aulas foram realizadas de forma virtual, mostrando que Deus está presente inclusive nos momentos de dificuldade. A tecnologia é mais uma ferramenta à nossa disposição para levar a Palavra de Deus a quem necessita.

E por que não, podemos dizer que o álcool gel, máscaras e vacinas são conquistas da ciência, e portanto são dádivas de Deus. Cuidar da saúde de si e do próximo também é uma tarefa das pessoas cristãs. Em resumo, foi um culto muito emocionante.

 Rodolfo Schleier, pai de Nicole. 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Devemos orar com tanto vigor como se tudo dependesse de Deus e trabalhar com tanta dedicação como se tudo dependesse de nosso esforço.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br