Associação Diacônica Luterana no Portal Luteranos



Avenida Valdemiro Nitz , 285
CEP 29603-000 - Serra Pelada /ES - Brasil
Telefone(s): (27) 3735-7060
adl.direcao@uol.com.br
ID: 2300

Semana de Canto 2011 - O Ensino da Música na Igreja

04/05/2011

A Semana de Canto é um dos maiores eventos de formação musical da IECLB no Sínodo Espírito Santo a Belém, oferecido pela Associação Diacônica Luterana – ADL e o Conselho Sinodal de Música.

A cada ano recebemos pessoas de diversas regiões, de igrejas irmãs e até de outros Estados. Todos e todas são bem vindos, desde que venham com o compromisso de levar materiais, reflexões e vivências que colaborem para o melhor desenvolvimento dos seus projetos nas Paróquias com o Ministério da Música.

O Ministério da Música na Igreja quer colaborar para o crescimento espiritual das Comunidades, desenvolver uma sensibilidade musical mais apurada a partir de

nossa confessionalidade, permitir que todos consigam expressar sua fé em Cristo de forma comunal, assim como desejou Martim Lutero.

Queremos, nesta Semana de Canto, refletir os usos e recursos de nossa Música no âmbito da Igreja. Sua organização, sua finalidade no culto, sua relação íntima com a liturgia, as suas várias formas de acompanhamento do canto comunitário.

Convidamos você a falar de uma Música que inclui, que congrega, que canta uma esperança, que agradece, que educa as mais diversas faixas etárias, que convida, que aproxima, que conforta.

Vamos vivenciar uma Música que não tem a finalidade de atender às necessidades de cada pessoa, mas que quer com toda nossa pluralidade, principalmente, ser suporte para a proclamação do Evangelho.

BEM VINDO À SEMANA DE CANTO 2011!!!

Este ano estamos ofertando uma programação diversificada, com 10 (dez) oficinas, palestras e atividades que querem ajudar na condução da temática “O Ensino da Música na Igreja”.

Gostaríamos de enfatizar a importância da participação, neste ano, de REGENTES, LIDERANÇAS DE GRUPOS MUSICAIS, PROFESSORES DE MÚSICA, ESTUDANTES DE MÚSICA e todos que desejam aprimorar seus conhecimentos, enriquecer seus projetos com mais informações e materiais que vão refletir desde nosso trabalho técnico de Música numa aula de instrumento, de canto, de condução de corais, do canto comunitário, até o cuidado com nossas práticas musicais na condução das celebrações.

As crianças e adolescentes também terão seu espaço garantido na Oficina “Coral Infanto-Juvenil” que terá como regente convidada a musicista e pedagoga Lislie Koester.


OFICINAS

Assim como na edição 2010, cada participante poderá se inscrever em duas oficinas – uma do “Grupo A” e outra do “Grupo B”, podendo, assim, aproveitar mais o que será oferecido no evento, pois as oficinas de cada grupo acontecerão em momentos diferentes.

Fique atento aos detalhes de cada oficina como o limite de vagas, os requisitos exigidos para participar e as recomendações.

OFICINAS DO GRUPO A

1) REGÊNCIA CORAL (Cleonir G. Zimmermann) – Esta oficina é para os regentes de corais, de sopros e alunos de regência que vão trabalhar a prática de regência por meio de exercícios de técnica de ensaio e refletir o importante papel que exercem junto ao coro, ao culto, à Comunidade e a ele mesmo dentro do Ministério da Música.

Recomendação:
 Quem tiver o livro “Música e Igreja” de Werner Evald, ler previamente os seguintes artigos que serão trabalhados na oficina: 1) “Liturgia Cristã – Dádiva e Compromisso” de Sissi Georg; 2) “Prédica e Música” de Mauro Batista de Souza; 3) “Teoria e Prática do Ministério da Música” de Cleonir G. Zimmermann; 4) “Ensaio como Espaço de Formação – Uma Riqueza a ser Descoberta”.

 Quem tiver o livro “Lutero e a Música – paradigmas de louvor” de Carl F. Schalk, ler previamente as páginas 39 até 75.


2) MUSICALIZAÇÃO (Simone Vesper) – Propostas de atividades músico pedagógicas que contribuem no desenvolvimento motor, cognitivo e social da criança.

3) PERCUSSÃO PARA HINOS LUTERANOS (Leonardo Ratzke) – Trazer de forma prática e reflexiva o uso da percussão em hinos da IECLB.

Requisito:
 Ter vivência musical com diversos ritmos existentes em diferentes estilos musicais.

Recomendação:
 Quem tiver algum instrumento de percussão, se puder favor trazê-lo para a oficina.

4) MÚSICA E DIVULGAÇÃO – 15 vagas (Alex Reblim) A música está presente em todo lugar. Mas nem toda música está em todo lugar. A tecnologia propõe diversas ferramentas para a divulgação. Por meio dessas podemos levar a arte para pessoas diferentes e localidades imagináveis.
Esta oficina propõe que os participantes se familiarizem com os recursos de captação de áudio e vídeo, e conheçam as principais ferramentas de divulgação na internet.

Requisito:
 Ter conhecimento básico de informática e de acesso à internet.

Recomendação:
 Quem tiver e puder, trazer câmera digital e notebook.

5) JOGOS E BRINCADEIRAS (Sônia Raquel Timm)
Desenvolver atividades lúdicas e criativas que colaboram para a aprendizagem, coordenação motora e interação social de crianças de até 12 anos de idades.


OFICINAS DO GRUPO B

1) PRÁTICA DA FLAUTA DOCE EM CONJUNTO – 10 vagas (Rafael Pagung) – Como preparar e conduzir um ensaio conjunto de flautas doce? Vamos nesta oficina trabalhar um repertório com dificuldades técnicas progressivas e variadas que permitem um grupo de flautas diferentes tocarem mesmo com níveis técnicos diferentes.

Requesitos:
 Pode participar dessa oficina quem já sabe tocar, quem é professor ou regente de um grupo de flauta doce, e também quem quer formar um grupo ainda.
 Ter conhecimento de leitura e escrita de partitura na clave sol (e de fá também para quem toca flauta baixo).
 Trazer o instrumento e estante de partitura.

2) PRÁTICA DE TECLADO EM CONJUNTO – 10 vagas (Vinícius Ponath) – Como preparar e conduzir uma aula conjunta de teclados? Vamos nesta oficina trabalhar um repertório com dificuldades técnicas progressivas e variadas que permitem um grupo de tecladistas estudarem e tocarem em conjunto, mesmo com níveis técnicos diferentes.

Requesitos:
 Pode participar dessa oficina quem já sabe tocar, quem é professor ou deseja ministrar aulas de teclado.
 Ter conhecimento de leitura e escrita de partitura pelo menos na clave sol (quem souber ler também a clave de fá, melhor ainda!).
 Conhecer cifras, acordes e algumas escalas.
 Trazer o teclado e, se possível, suporte de apoio.


3) PEDAGOGIA DO VIOLÃO (Julio Berger) – Vamos nesta oficina refletir o ensino do violão, conhecer os métodos e repertórios que trabalham dificuldades técnicas variadas e desenvolver o melhor método para o contexto de cada professor.

Requesitos:
 Pode participar dessa oficina quem já sabe tocar, quem é professor ou deseja ministrar aulas de violão.
 Ter conhecimento mínimo de leitura de partitura na clave de sol, de cifras, o máximo possível de acordes e escalas.
 Trazer o instrumento e estante de partitura.


4) EXPRESSÃO VOCAL PARA COROS E CANTO COMUNITÁRIO – 50 vagas (Cleonir G. Zimmermann) – Essa oficina busca sensibilizar os/as participantes sobre a importância do aquecimento vocal, da expressão vocal na condução do canto comunitário, aplicando técnicas que vão desde exercícios de dinâmica de grupo até vocalizes.

5) MUSICA E ESPIRITUALIDADE – 15 vagas (Claudio Böning) – O que te leva ao culto? Como você sente a celebração? Na oração, no cantar... nesta oficina vamos refletir e conhecer jeitos diferentes e profundos, também por meio da Música, de enriquecer nossa espiritualidade, e consequentemente nossas celebrações e nossa vida.

Recomendação:
 Tomaremos por base para a reflexão do tema a Comunidade de Taizé, uma comunidade ecumênica localizada na França, na qual participam pessoas de diversos países. Quem quiser já pode conhecê-la e ler um pouco sobre ela neste site: http://www.taize.fr/pt.

OFICINA CORAL INFANTO-JUVENIL

Oficina oferecida para as acrianças e pré-adolescentes de idade entre 10 a 12 anos para meninos e 10 a 15 anos para meninas. Será trabalhado um repertório exclusivo para esta faixa-etária que serão apresentados na “Noite Cultural” e também no Culto de Encerramento, domingo.


IMPORTANTE
Só podem participar das oficinas dos grupos A e B as pessoas que completam 16 anos
até o mês de Maio deste ano.


Comunicação:

• Encontro do P. Sinodal Joaninho Borchardt com os/as participantes abrindo a Semana de Canto com uma reflexão sobre o Ministério da Música.

• Discussão sobre a temática do evento “O Ensino da Música na Igreja” com Lislie Koester e Cleonir Zimmermann.

Palestra:

• “A Teologia da Música Luterana e suas Perspectivas” com o P. Valdemar Gaede da Paróquia Santa Maria de Jetibá.

Atividades Complementares:

• Show de Quinta
• Sessão Pipoca
• Noite Cultural

 

INSCREVA-SE JÁ ATÉ O DIA 13 DE JUNHO!!!



COMO VAI FUNCIONAR A INSCRIÇÃO?

Este blog está organizado por guias. Recomendamos primeiramente que você entre na guia REGULAMENTO para conhecer detalhes importantes do evento.

Depois de lido o regulamento clique na guia Inscrição 2011 e preencha a ficha!!

Quem não tiver acesso à ficha de inscrição pela internet, pode se inscrever
pelo telefone da secretaria da ADL.
Tel.: (27) 3735-7060

As inscrições são limitadas – 100 vagas para jovens e adultos e 30 vagas para o
“Coral Infanto-Juvenil” – meninos de 10 a 12 anos e meninas de 10 a 15 anos.


Taxa de inscrição – R$50,00 por pessoa (crianças e adultos).
Este valor é relativo à alimentação, material, e hospedagem.

ATENÇÃO!!!
Gostaríamos de motivar as Uniões Paroquiais a oferecerem um apoio financeiro, seja em parte da passagem de cada pessoa, seja na viagem do grupo, porque as lideranças estarão participando de um evento de formação e tudo o que aprenderem na semana de canto pode ser aproveitado nas Comunidades.
Faça sua inscrição e entre em contato com sua Paróquia o quanto antes e se organize, converse com seu Pastor/a e fale da sua vontade de participar da Semana de Canto 2011!!!

Os CERTIFICADOS DE PARTICIPAÇÃO serão emitidos a todos que se inscreverem até a data limite, porém só serão entregues aos que tiverem 75% de presença nas atividades do evento.


INSCRIÇÕES LIMITADAS!

Para conseguirmos organizar melhor o evento e termos a certeza de que conseguiremos acomodar todos e todas sem dificuldades, vamos abrir 100 VAGAS para JOVENS e ADULTOS e 30 VAGAS para as CRIANÇAS que vão fazer parte de Coral Infanto-Juvenil (é importante lembrar que as crianças inscritas na semana de canto participarão apenas desta oficina e terão uma programação à parte).

Para mais informações e/ou dúvidas, mande um e-mail para
semanadecanto@yahoo.com.br

Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br