Paróquia Bom Samaritano

Sínodo Sudeste



Rua Barão da Torre , 98 - Ipanema
CEP 22411-000 - Rio de Janeiro /RJ - Brasil
Telefone(s): (21) 2267-4800 | (21) 9889-38464
ipanema@luteranos.com.br
ID: 353

O que estamos comunicando?

01/07/2017

   Em 2015, o tema do ano foi “Igreja da Palavra”. Em verdade, nós luteranos podemos dizer que participamos da igreja da Palavra, pois as Escrituras têm um papel central em nossa forma de ser. Mas, a palavra escrita não é a única forma de palavra. Nos dias de hoje, a palavra é utilizada e transmitida através de muitos meios, dentre o qual a palavra escrita é um deles. A centralidade das Escrituras faz com que as outras formas de transmitir a palavra fiquem, muitas vezes, relegadas. Porém, como muito bem foi dito uma vez: “nós somos a Bíblia que o mundo lê”. O que significa isso? Mais do que um conjunto de palavras escritas num papel, a Palavra de Deus é vista a partir daquilo que as pessoas comunicam. Por isso, o título desta reflexão.
    O que estamos comunicando? As pessoas esquecem que a comunicação humana passa maioritariamente por outros meios além da fala. Nossos gestos e atitudes também comunicam e o fazem de forma tal que, muitas vezes, aquilo que dizemos é totalmente refutado por nosso agir. Existem estudos que procuram na face das pessoas pequenos sinais relacionados com sentimentos e pensamentos. Até o seriado Engana-me se puder foi feito sobre esse assunto. Não adianta falar de acolhida se a nossa reação diante das outras pessoas é rejeição. Assim como também, não adianta criticar a corrupção no país se nós mesmos cometemos pequenos atos de corrupção. Precisamos de coerência, nossos pensamentos, nossas falas e nossas ações devem ir no mesmo sentido.
   Jesus Cristo foi o mestre da excelência em questões de coerência, suas atitudes iam de acordo com sua fala. As pessoas criticavam Jesus. Pois, suas ações corroboravam seus pensamentos. E não somente isso, o próprio Jesus criticava e apontava para aquelas pessoas que não eram coerentes. Jesus criticou os fariseus por colocar fardos pesados nas outras pessoas e eximindo-se das suas próprias responsabilidades. Jesus reclamou, por exemplo, da fala sobre honrar pai e mãe e ao mesmo tempo não querer ajuda-los em caso de necessidade (Marcos 7.10-13).
   Todos nós somos convidados a termos coerência, a lembrar que nossas palavras são avaliadas a partir de nossos gestos e atitudes. E não por último lembrar que as pessoas observam em nós mais do que simples palavras. Nós somos a Bíblia que o mundo lê!
 


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 44763

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo, a fim de pertencermos somente a Deus e nos apresentarmos diante dele sem culpa.
Efésios 1.4
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br