Paróquia Bom Pastor - Brusque/SC

Sínodo Vale do Itajaí



Avenida Monte Castelo , 25 Centro
CEP 88340-000 - Brusque /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3351-1968
secretaria@ieclbrus.com.br
ID: 427

O exercício da cidadania dos batizados

12/07/2006

 

O exercício da cidadania dos batizados

Fomos todos batizados num só Espírito para sermos um só Corpo” (1 Co 12.13).

Pertencendo ao ministério público da Igreja e é realizada uma só vez, o Batismo é para todos os cristãos o início do discipulado e a base fundamental da unidade. Percebe-se um amplo consenso acerca deste sacramento no que se refere ao significado teológico que emerge das Escrituras Sagradas: um novo nascimento (Jo 3.5) que configura o cristão batizado com Cristo (Gl 3.27); participação do cristão na morte e na ressurreição de Cristo (Rm 6.3-11; Col 2.12), morrendo para o pecado e ressurgindo para uma nova vida em Cristo; incorporação do batizado no Corpo de Cristo (1Co 12.12-13), sua comunidade, sinal e instrumento do Reino. Quando Deus agracia a seus filhos e filhas com este maravilhoso presente, somos confrontados e desafiados a partir de alguns pontos que também nos são comuns: a renúncia a tudo o que nos separa de Deus; a profissão de fé que a Igreja prega desde o tempo dos apóstolos e o compromisso de participar na vida da comunidade e testemunhar o Evangelho no mundo.

O cristão ao ser iniciado pelo Batismo, é iniciado numa tarefa que dura toda a vida. A Igreja (Povo de Deus) está revestida do poder do Espírito Santo para continuar a missão de Cristo no mundo e o cristão é capacitado pelos dons do Espírito a participar da tarefa da Igreja de anunciar e testemunhar o projeto do Reino de Deus para toda a humanidade (Mt 28.19). A festa do Batismo do Senhor é uma festa que põe em relevo a vida cristã antes de qualquer coisa como missionária. Em nosso batismo, recebemos o Espírito Santo, espírito de ânimo, de fortaleza e de sabedoria que deve ser o nosso companheiro de Missão. É Ele que nos moverá. É Ele que colocará palavras em nossas bocas e que nos fará ser sinais de Deus em nosso tempo. Por isso, viver o batismo é viver a graça de possuir o sopro desse Espírito dentro de nós, e saber que, somente com Ele, por Ele e n´Ele poderemos ser verdadeiros filhos de Deus, dentro e fora dos muros de nossa igreja. A festa do Batismo do Senhor, portanto, nos recorda que ser batizado não é apenas crer em verdades de fé e ter práticas piedosas e religiosas de vida. Mas é, sobretudo, assumir como sua a missão de Jesus, confirmada pelo Pai e pelo Espírito Santo: libertar os pobres, devolver a vista aos cegos, fazer os coxos andarem, libertar os cativos, fazer com que a justiça e o direito jorrem generosos para todos.

A vivência do batismo, que está na base da nossa caminhada, quer fazer de cada um de nós, cidadãos brasileiros, pessoas vivas e plenamente capazes de ocupar seu espaço no mundo, resistindo ao mal que ameaça a construção de uma sociedade baseada na paz e na justiça. Se assim vivermos nosso Batismo, estaremos realmente sendo servidores da missão de Cristo e corretos cidadãos desse país tão querido por todos. E ouviremos do Pai a consoladora confirmação de que somos seus filhos muito amados. E sentiremos o Espírito movendo-nos e dando-nos força para realizar proezas que pareciam impossíveis, mas que serão colocadas ao nosso alcance porque as realizaremos juntamente com Cristo Jesus, o nosso guia e Salvador.

P. Gilson R. Hoepfner


Autor(a): Gilson Ricardo Hoepfner
Âmbito: IECLB / Sinodo: Vale do Itajaí / Paróquia: Brusque - Bom Pastor
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 13
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 38897

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br