Celebração


ID: 2651

LITURGIA DE SEPULTAMENTO

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

28/11/2022

LITURGIA DE SEPULTAMENTO

ACOLHIDA

A paz de Deus que excede todo entendimento esteja com vocês.

Querida família enlutada, prezada comunidade aqui reunida!

Como representante da Comunidade ____________________ e, como membros da família de Deus, da qual vocês também fazem parte, viemos trazer nosso apoio e solidariedade neste momento de grande tristeza e dor na morte de ______________________

A morte não dá aviso, é inesperada. Mas se a morte dessa nossa amiga nos entristece e abate, a ressurreição futura nos consola e anima. Bendito seja o nosso Deus que nos reúne e ampara também na dor, nas lágrimas e no luto.

Deus é o nosso refúgio e a nossa força, socorro que não falta em tempos de aflição. Por isso não teremos medo. (Sl 46.1)

 

SAUDAÇÃO TRINITÁRIA

Celebramos, assim, este momento em nome de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 

ORAÇÃO DO DIA

Senhor, nós te agradecemos pela vida. Tu és a origem da vida e tu és a sustentação da vida e tu nos dás teu amor em Jesus Cristo para que possamos viver a substância e a qualidade da tua vida.

Bondoso e misericordioso Deus! Ontem, a nossa irmã partiu desta vida, deixando tristeza e pesar entre nós. Nesta hora de despedida, somos gratos a ti por tudo o que fizeste por ela, desde a sua infância até hoje.

Agradecemos por todos os exemplos, as lembranças e os ensinamentos que ela deixa como herança preciosa para os filhos, noras, netos e demais parentes.

Agradecemos por teres dado a ela uma hora de descanso tranquila. Consola a cada um neste momento de tristeza, para que a família e os amigos possam experimentar a paz do teu Santo Espírito. Desperta e conforta a cada coração, a fim de que, firmes na fé verdadeira, nos preparemos também para o fim da nossa vida neste mundo. E, quando há nossa hora chegar, reúne-nos na tua casa e dá que, em comunhão como os/as irmãos/ãs na fé, te louvemos e glorifiquemos eternamente. Por Jesus Cristo, o verdadeiro caminho para chegar a ti. Amém.

 

CONFISSÃO DE FÉ

Confiantes na promessa de que Cristo é aquele prepara uma boa morada junto de Deus, confessemos a nossa fé cristã com as palavras do Credo Apostólico. 

Creio em Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra.

E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus Pai, todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos.

Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém. 

ALOCUÇÃO

Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver enviado o seu filho, para vivermos por meio Dele”. 1Jo 4.9.

Estimados familiares;

Prezada Comunidade aqui reunida.

Tristeza, inconformidade, saudade, vazio, insegurança são alguns dos sentimentos muito presentes neste momento. Momento de dor e sofrimento pela perda de uma pessoa querida da família e também da comunidade.

A vida é assim! A vida tem seu curso, com dias bonitos, mas também dias difíceis. E a morte, faz parte deste percurso da vida. Infelizmente não dá para separar vida e morte. Assim como neste momento, de morte, não podemos esquecer o quanto especial foi a vida da/do __________. E sem dúvida nenhuma, __________ amava a sua vida.

Ela/ele foi uma pessoa muito especial. E não era preciso conviver muito tempo com ela/ele pra se dar conta disso. E eu tenho certeza de que se eu perguntar aqui sobre como era a/o __________, todos teriam histórias muito especiais. Poderíamos ficar dias lembrando e falando.

Mas, no dia de ontem/hoje a morte veio cruel e inesperada. Ela a/o levou.

A morte levou uma uma mãe, uma esposa, uma filha, uma irmã, uma tia, uma.......

A morte levou um pai, um marido, um filho, um irmão, um tio, um.......

E isso dói muito. A dor da separação é muito sofrida.

No entanto, prezados familiares enlutados, nós não devemos anestesiar ou esconder a dor. Deveríamos tentar vencê-la, tornando-a suportável para vivermos. Infelizmente é preciso aprender a conviver com a dor da perda, com a ausência.

Mas não esqueçam, que neste tempo de superação do Luto, vocês não estão sozinhos, abandonados ou largados. Primeiramente vocês têm uns aos outros. E não esqueçam disso – o laço que vocês tinham enquanto a/o ________ estava viva/o deve permanecer e se fortalecer ainda mais agora que ela/ele partiu. Não esquecem: vocês têm uns aos outros!

E além disso, nunca esqueçam também que vocês possuem um grande Deus que afirma que vocês não estão sozinhos neste mundo.

O texto bíblico que lemos no início, que nos ajudar a superar essa dor. “Nisto se manifestou o amor de Deus em nós, em haver enviado o seu filho, para vivermos por meio Dele”. 1Jo 4.9.

Há um Deus que olha por nós. Que nos cuida. Que nos dá ânimo, força e esperança. Nossa vida não é verdadeiramente nossa, no sentido literal da palavra. Nossa vida está nas mãos de Deus. Nossa vida está dentro do amor de Deus. Ela é obra do próprio Deus, desde do momento em que começamos a existir dentro do útero materno, onde ali já existimos em segredo.

A vida, ela é um presente divino; um presente renovado em Jesus Cristo. Pois Jesus Cristo venceu a morte, Ele ressuscitou. E Cristo nos sustenta até a morte. 

Para vocês, estimada família enlutada, eu gostaria de deixar uma palavra especial:

Nunca se esqueçam:

A vida, mesmo em meio a perda de uma pessoa querida, quando é vivida dentro do amor Deus, não é vencida pela morte. Ou seja, a morte não pode apagar e nem afastar o amor que vocês têm uns pelos outros e, muito menos, apagar o amor que vocês têm pelo/pela ________.

 

Hoje nós nos despedimos da/do __________, na certeza de que um dia nos reencontraremos na ressureição.

A/O ________ parte deste mundo; mas no coração de vocês permanece as lembranças, os sorrisos, a alegria, a vontade de viver. Permanecem as lições de vida, a lembrança do seu jeito afetuoso de falar, abraçar, conviver.

Na dor, na saudade e na ausência, lembrem-se: A/O ________ descansa nos braços de Deus.

 

Em Jesus Cristo o Amor de Deus não se afasta de nós, nem na vida e nem morte. Assim como o próprio Jesus Cristo diz: eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá, e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente. (Jo 11.25-26).

Que Deus esteja com vocês. Que assim seja, Amém. 

LEITURA DOS DADOS 

ORAÇÃO FINAL

Senhor, diante de Ti, lembramos de nossa irmã/irmão em Cristo _______________. Agradecemos-te por todas as bênçãos e manifestações da sua graça, com as quais acompanhaste a sua caminhada neste mundo durante a sua vida.

Agradecemos-te também por todo apoio e ajuda recebida durante este tempo de enfermidade e dor. Acolhe e conforta em teus braços, as pessoas enlutadas, especialmente os familiares e pessoas amigas que conviveram com ________________.

Senhor, fortalece a todos nós na fé, mediante tua palavra, para que possamos experimentar o teu cuidado e consolo. Isso pedimos-te, por Jesus Cristo, teu Filho, nosso Senhor, que nos ensinou a orar:

Pai Nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje e perdoa-nos as nossas dívidas assim como nós também perdoamos aos nossos devedores e não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém! 

BÊNÇÃO SOBRE O ATAÚDE

Que o Senhor te abençoe. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Em nome (+) do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! 

BÊNÇÃO E ENVIO

Que a Paz de Deus, nosso Pai Criador, Jesus Cristo Salvador e do Espírito Santo consolador seja com todos e todas vocês. Que assim seja. Amém! 

Vamos nós também e acompanhemos ao repouso nossa irmã/irmão falecida/o.

Bendito o Deus e Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Amém. 

 

CEMITÉRIO

 

SAUDAÇÃO:

Que a paz e o amor de Deus estejam com todos nós. Amém!

 

ALOCUÇÃO:

Leitura de Filipenses 4.6-7

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e sempre orem com o coração agradecido. E a paz de Deus, que está além da compreensão humana, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.

  É a união com Cristo que mantém em nós a esperança de um feliz reencontro no dia da ressurreição. Compreender como este encontro se dará está além da nossa capacidade humana.

O que está ao nosso alcance é o instrumento da oração através do qual podemos levar a Deus nossas angústias e aflições e pedir tudo aquilo que é necessário para continuar vivendo nossos dias nesse mundo com sabedoria.

  Que vocês familiares do ___________ possam sempre trazer suas dores e tristezas a Deus em oração e ele os ouvirá atendendo aquilo que for de sua vontade. Oremos: 

ORAÇÃO:

Querido Deus! Aqui estamos para entregar o nosso irmão/irmã ___________ à sua última morada neste mundo. Diante do seu túmulo reconhecemos toda a nossa fragilidade e limitação e percebemos que existir sem a tua presença é pura ilusão. Diante da morte percebemos mais claramente que tudo está em tuas mãos. E a nossa única esperança nesse momento é de que tu venhas a nos assistir, e que pela tua graça nos conceda o teu consolo e a tua segurança. Sê com os familiares enlutados neste momento e nos dias que virão para que esta perda os mantenha ainda mais unidos a ti. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que nos ensinou a orar Pai Nosso...

Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feito a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém 

LEITURA DOS DADOS

Depois da leitura convidar para baixar o ataúde. 

 

PALAVRAS DE ENTREGA

Visto que Deus, o Onipotente, foi servido em sua providência, chamou para si o nosso irmão falecido, o entregamos à terra:

“Terra à terra, cinzas às cinzas e pó ao pó”

De terra foste formada, à terra voltarás, até o dia da ressurreição, onde Jesus Cristo prometeu ressuscitar-te. Amém.

(Neste momento, os que querem podem fazer sua despedida lançando um ramo de flores ou um punhado de terra). 

 

BÊNÇÃO FINAL (realizar após o fechamento da sepultura)

O Senhor te abençoe e te guarde, o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre Ti e tenha misericórdia de ti. O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém!

 


Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 68864

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé é um contínuo e persistente olhar para Cristo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br