Celebração


ID: 2651

Lucas 17.11-19 - 18º Domingo Após Pentecostes - 09/10/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

05/10/2022

09/10/2022 – 18º Domingo Após Pentecostes
Pregação: Lucas 17.11-19
Leituras: 2 Reis 5.1-3, 7-15c; Salmo 111; 2 Timóteo 2.8-15
Miss. Carla Rosana Schwingel da Silva – Paróquia Canarana - MT


LITURGIA DE ABERTURA


ACOLHIDA
Sejamos todos bem vindos para este momento de culto ao nosso Deus. Que bom que você está aqui, que aceitou o convite para louvar e adorar a Deus. Que mais uma vez Deus possa falar conosco quando meditamos em sua palavra, quando cantamos e oramos ou quando desfrutamos da comunhão uns com os outros. Ao aproximar-nos de Deus possamos sentir o seu toque e na sua presença derramar o nosso coração. Que o nosso bondoso Deus nos surpreenda neste tempo de celebração. Saúdo-os com a palavra bíblica de Isaías 25.9: “Naquele dia todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou.” Isaías 25.9

Acolhida aos visitantes:
De maneira especial saudamos e acolhemos todos os nossos visitantes e desejamos que os mesmos se sintam bem em nossa comunidade para este nosso tempo de Culto a Deus.


CANTO DE ENTRADA
Nº 83– LCI– Louvarei

Ou: Nº ____________________________________________________


SAUDAÇÃO
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus Pai e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos e todas vocês. Amém.


CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 623- LCI – Grandioso és Tu

Ou: Nº ____________________________________________________


CONFISSÃO DE PECADOS

Cristo veio ao mundo por uma razão: dar a sua vida como resgaste por você, por mim, por nós. Ele se sacrificou para nos dar uma segunda chance. Isaías 53.5 nos diz: “Porém ele estava sofrendo por causa dos nossos pecados, estava sendo castigado por causa das nossas maldades. Nós somos curados pelo castigo que ele sofreu, somos sarados pelos ferimentos que ele recebeu.”
Oremos:
Deus de amor e misericórdia
Como nós precisamos de corações mais agradecidos e alegres. É difícil confiar em muitos momentos na tua providencia e sustento diante da dificuldades.
Senhor! Confessamos que muitas vezes duvidamos do teu agir e do teu poder. Tu és Deus que vem para nos salvar e curar. Facilmente nos esquecemos que tudo o que temos e somos vem das tuas mãos. Mas não podemos negar que somos pecadores e necessitamos do teu perdão para continuar caminhando contigo.
Perdoa-nos, Senhor! Pelo orgulho que nos deixa insensíveis e não permite que enxerguemos a tua proteção e as dádivas do teu amor.
Perdoa-nos, Senhor! Por queremos sempre satisfazer os nosso desejos egoístas e esquecemos de buscar por tua vontade.
Perdoa-nos, Senhor! A memória falha que facilmente esquece dos incontáveis benefícios do teu amor.
Perdoa-nos Senhor! A nossa oração que só pede. A ingratidão que nos distancia de Ti e não percebe as tuas bênçãos.
Perdoa-nos, Senhor! A mesquinhez que reclama e duvida do teu poder e da tua graça.
Senhor! Compadece-te de nós! Quando deixamos de viver com gratidão e de sermos generosos por tudo que nos dá. A ingratidão nos torna maus discípulos. Tem misericórdia de nós e restaura-nos para uma vida em louvor e confiança em Ti. Por Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Amém.


ANÚNCIO DO PERDÃO
O salmista no Sl 86.5 diz: “Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos que oram a Ti.”
A bondade e o amor Deus quer alcançar a cada um de nós. E é por causa do seu grande amor que Ele perdoa a cada um que chega diante dele com o coração arrependido e sincero. Não há outro Deus como o nosso Deus, capaz de apagar e esquecer as nossas faltas e conceder o perdão. Que possamos receber o perdão de Deus em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Como pessoas agraciadas por Deus, com seu perdão, voltamo-nos para as dores do mundo do qual vivemos. Olhamos em volta e observamos o sofrimento, a dor, a angústia de toda a criação. Fazemos isso cantando:

HINO
N° 209 – LCI – Senhor oramos agora

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é file e justo, Ele escuta o clamor do seu povo. Por esta certeza nós o louvamos cantando:
N° 75- LCI – Água Cristalina

ORAÇÃO DO DIA
Bondoso Deus. Chegamos em tua presença para reconhecer que tu és o nosso Deus, Pai, todo poderoso. É bom estarmos reunidos em tua casa como comunidade mas também no aproximarmos de ti como filhos e filhas. Somos gratos pelo privilégio que temos de fazer parte desta comunidade de fé. Que a tua palavra possa chegar até nós e que o teu Espírito Santo possa tocar o nosso coração e nos ajudar a compreender os teus caminhos. Em nome de Cristo Jesus. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: 2 Reis 5.1-3; 7-15c
2ª Leitura Bíblica: Salmo 111
3ª Leitura Bíblica: 2 Timóteo 2.8-15

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 151 – LCI – Tua palavra é Lâmpada

PREGAÇÃO: Lucas 17.11-19

Que a graça e paz de nosso Senhor Jesus Cristo seja com todos e todas. Amém.
Prezada Comunidade

Você certamente já teve ou tem um chinelo velho, todo desengonçado. Dependendo do chinelo parece que quanto mais velho fica melhor. É o velho chinelo se torna um companheiro que, depois de um dia de trabalho, nos deixa à vontade, nos protege sem apertar, sem incomodar. Nós nos sentimos bem ao vesti-lo.
Na sua relação com a palavra de Deus, a igreja e os cristãos também têm os seus chinelos velhos. São aqueles textos que ouvimos e lemos tantas vezes desde a infância, que se tornaram nossos amigos, em cuja companhia nos sentimos bem - porque eles nos dão aquele conforto, porque eles confirmam a nossa paz e a nossa tranquilidade, como o chinelo velho que temos.
O texto de hoje é um desses chinelos velhos bíblicos. Mas como chinelo velho, ele não terá condições de falar a nós assim como um texto bíblico deve falar a nós: desafiando, confrontando e dando esperança - contra toda esperança. Por isso ouçam agora este texto, mas procurem senti-lo como um chinelo novo, que aperta e não permite a acomodação. O texto encontra-se no Evangelho de Lucas 17.11-19. (Ler)
Basta ouvir esta história, e parece que seu significado central imediatamente nos salta aos olhos: nove indivíduos ingratos e um que se deu ao trabalho de retornar e agradecer a Jesus. E, a partir daqui, poderíamos tecer reflexões mais ou menos profundas sobre a importância do agradecimento. Mas será isso mesmo o que Lucas quer dizer com sua história?
Jesus passa pela divisa entre a Samaria e a Galiléia. O sofrimento comum havia reunido os nove leprosos judeus e o leproso samaritano na divisa de seus estados (judeus e samaritanos não se davam). Talvez a notícia da cura de um leproso em Lucas 5.12-16 e 7.22 tivesse chegado até aqueles homens.
Aqueles homens começam a gritar a Jesus suplicando que Ele tivesse misericórdia deles. Jesus lhes deu atenção por causa dos seus altos gritos, avistando deu-lhes a instrução que se mostrassem ao sacerdotes. A razão de falar em sacerdotes, no plural, talvez seja que judeus e samaritanos tivessem sacerdotes diferentes. Conforme a lei, um leproso livre de seu sofrimento tinha de apresentar-se ao sacerdote, para que este o declarasse puro, a fim de voltar a ser acolhido na comunhão do povo.
Os nove judeus que consideraram sua cura como algo natural prosseguiram a caminhada até o sacerdote. O décimo, um samaritano, profundamente tomado pelo sentimento de ser indigno, entendeu a sua cura como dádiva, e isso o motivou a voltar e agradecer de coração. A volta do samaritano não aconteceu somente depois de ser declarado puro pelo sacerdote, mas no momento em que constatou que a lepra havia desaparecido.
Quanto mais eu leio esta história mais me convenço de que aqui está sua mensagem central. Um, ao ver que estava curado, deu meia-volta e começou a louvar a Deus em alta voz. Por que? Porque entendeu que Deus é quem estava por trás da sua cura.
Os outros notaram que estavam curados. Mas não voltaram e não louvaram a Deus. Por quê? Aparentemente porque no seu entender a sua cura foi obra daquele pregador milagreiro que passou pelas redondezas.
Nove agem de um modo. Um age diferente. Os nove veem sua cura como algo natural, o passe de mágica de um curandeiro qualquer. O samaritano vê na sua cura a mão de Deus.
É lá que a nossa história quer chegar. É lá que o chinelo aperta. Para você e para mim. Sim, Porque? Eu não vou ficar aqui parado, falando como se eu fosse o tal leproso agradecido e vocês os nove ingratos miseráveis. Em muitos momentos eu sou um dos nove. E vocês também fazem parte dos nove. (Se alguém se julgar injustamente classificado, queira desculpar-me.) Por isso, vamos agora juntos deixar que a história dos dez leprosos nos desafie, nos questione, sim, nos enriqueça. Ela nos obriga a colocarmos a seguinte questão: Nós conseguimos ver e reconhecer a mão de Deus nas coisas que acontecem conosco e ao nosso redor?
Penso que se fosse possível enviar um e-mail a Deus com os nossos pedidos de oração, o sistema de internet do céu teria entrado em colapso no último ano. Nossas orações e súplicas nunca foram tantas. E parece que a medida que fomos vivendo a pandemia, nossas orações aumentaram porque ela está cada vez mais próximo de nós. As vezes dentro das nossas casas.
Mas tenho observado que nossas súplicas são bem mais intensas do que nossos agradecimentos. Pedimos, suplicamos, imploramos, lamentamos, choramos, gritamos, mas na hora de agradecer somos breves e logo damos o assunto por encerrado. Quanto você tem agradecido a Deus?
Muitas vezes depois de um momento difícil, de dificuldade e enfermidade nós agradecemos e damos o assunto por encerrado. Pensamos tudo está resolvido e voltamos a normalidade da vida. Não que negamos a mão de Deus após estarmos sarados de uma enfermidade ou resolvido a dificuldade. Mas muitas vezes pensamos a medicação fez o efeito, o remédio foi bom o médico acertou. Mas por trás disto tudo tem a mão de Deus. Você reconhece a mão de Deus naquilo que acontece a sua volta?
As vezes consideramos tudo a nossa volta como algo natural. Temos um teto sobre a cabeça, uma cama para dormir, comida na mesa, escola para os filhos - e achamos isso natural. Temos um emprego, temos familiares e pessoas amigas ao nosso redor - e achamos isso natural. Assim como outrora nove leprosos acharam natural que aquele pregador milagreiro os curasse.
Isto significa, meus amigos, que pelo jeito temos que começar a nos perguntar: Quem é mesmo Deus para nós? Parece-me que nossa história quer dar-nos uma pista. Para os nove, Jesus não foi mais que um pregador curandeiro. Para o samaritano, Jesus revelou pela cura a mão de Deus. Com o auxílio de Jesus ele não só se curou, mas reconheceu Deus. Acho que é isso aí. Na ação de Jesus pode-se reconhecer Deus, diz a nossa história. O Deus que se preocupa com marginalizados e solitários como aqueles dez. O Deus que não se preocupa só com a alma, mas também com o corpo, com o homem todo. Alguns o reconhecem; outros, não. E quem o reconhece, vê o dedo de Deus e explode de alegria, louvando a Deus em alta voz.
Um grupo de ex-alunos, todos muito bem estabelecidos profissionalmente, se reuniu para visitar um antigo professor da universidade. Em pouco tempo, a conversa girava em torno de queixas de estresse no trabalho e na vida como um todo. Ao oferecer café aos seus convidados, o professor foi à cozinha e retornou com um grande bule e uma variedade de xícaras - de porcelana, plástico, vidro, cristal; algumas simples, outras caras, outras requintadas; dizendo a todos para se servirem. Quando todos os estudantes estavam de xícara em punho, o professor disse: “Se vocês repararem, pegaram todas as xícaras bonitas e caras, e deixaram as simples e baratas para trás”. Uma vez que não é nada anormal que vocês queiram o melhor para si, isto é a fonte dos seus problemas e estresse. Vocês podem ter certeza de que a xícara em si não adiciona qualidade nenhuma ao café. Na maioria das vezes, são apenas mais caras e, algumas vezes, até ocultam o que estamos bebendo. O professor continuou: O que todos vocês realmente queriam era o café, não as xícaras, mas escolheram, conscientemente, as melhores xícaras e então ficaram de olho nas xícaras uns dos outros. Agora pensem nisso:
A Vida é o café. As xícaras são os empregos, dinheiro e posição social. Elas são apenas ferramentas para sustentar e conter a Vida e o tipo de xícara que temos não define, nem altera a qualidade de Vida que vivemos. “Às vezes, ao nos concentrarmos apenas na xícara, deixamos de saborear o café que Deus nos deu.”.
Definitivamente nós ainda não aprendemos muito sobre a brevidade de nossa vida. Nem sempre paramos para perceber o café que Deus nos tem dado, ou seja, a nossa vida. Nosso sentimento de gratidão para com Deus nem sempre reflete tudo aquilo que temos recebido dele.
Talvez algo que ilustre melhor esse sentimento de gratidão ou essa falta de sentimento de gratidão no ser humano descrita neste texto onde Jesus cura 10 leprosos.
Você tem sido grato? Você tem agradecido a Deus com a mesma intensidade que tem pedido?
Olhe para dentro da xícara. Veja o café, veja a sua vida. Uma vez seja sincero consigo mesmo e avalie tudo aquilo que Deus tem te dado. Coloque em seu coração o sentimento de gratidão a Deus. É claro que nem tudo são flores. Em muitos momentos teremos adversidades.
De dez leprosos somente um voltou para agradecer. Você é o que voltou? Ou você é um dos nove que partiu?
Essa história dos dez leprosos também nos ensina, que a desgraça é capaz de estabelecer comunhão entre pessoas separadas, hostis entre si. Os judeus da Galiléia haviam aceitado o samaritano prontamente em seu grupo. Quando retorna o bem estar, a união parece cessar.
Todos haviam experimentado ajuda exterior, mas somente um deles há a cura da alma, aquele que agradeceu. “Cabe maravilhar-se de duas coisas: o persistente amor de Deus apesar da ingratidão do ser humano, e a persistente ingratidão dos ser humano apesar do amor de Deus.”
Que você reflita sobre sua vida e o quanto o seu coração está disposto a agradecer.
Que Deus o abençoe. Amém

CONFISSÃO DE FÉ

Em resposta a palavra que ouvimos confessemos a nossa fé neste Deus que age e se faz Deus presente como Pai, Filho e Espírito Santo.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 84 – LCI - Te agradeço

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Amado Deus
A final deste culto queremos agradecer por tua palavra, pela tua presença em nosso meio, pela comunhão que juntos tivemos.
Que possa reconhecer o teu agir em nossas vidas. Que o nosso coração seja grato por tudo o tens feito. Que possamos olhar para nossa vida e perceber a tua mão sobre tudo que se passa em nossa vida e que ao perceber nosso ser se encha de alegria e jubilo pelo que tens feito. Tu és o nosso Deus todo poderoso capaz de fazer infinitamente mais.
Nem sempre somos gratos, nem sempre reconhecemos que a bênçãos que recebemos são obras das tuas mãos. Por isso ajude-nos a sermos sensíveis ao teu agir.
Agradecemos porque podemos confiar as nossas vidas aos teus cuidados mas também queremos intercedemos por nossos queridos irmãos em cristo, amigos, familiares e demais que se encontram enfermos, cansados, aflito e enlutados. Pedimos teu auxilio nos momentos de dificuldade e fragilidade em que se encontram. Visite a cada um, cure, restaure, fortaleça e ampare segunda a tua vontade.
Abençoe e sustente a cada um de nós, como pessoas, famílias e comunidade. Que possamos sempre olhar em tua direção certos do teu cuidado. Assim segue conosco e nos guie em teus caminhos.
E tudo mais que está em nosso coração nossos pedidos e agradecimentos, nós os colocamos na oração que teu Filho nos ensinou dizendo:

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO

O Senhor te abençoe e guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Amém

ENVIO
Ide em paz e sirvamos ao Senhor com alegria.

CANTO FINAL

N° 301 – LCI – Bênçãos Virão


 


Autor(a): Missionária Carla Rosana Schwingel da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 18º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 19
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 67529

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quando eu sofro, eu não sofro sozinho. Comigo sofrem Cristo e todos os cristãos. Assim, outros carregam a minha carga e a sua força é também a minha força.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Deus enxerga as profundezas do coração, enxerga mais profundamente que nós.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br