Celebração


ID: 2651

Meditação da semana

Neste Natal, o que você acha de fazer do seu coração uma manjedoura?

22/12/2022

“Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou-o em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na hospedaria” Lucas 2.7

Quando José e Maria chegaram à região de Belém, não conseguiram pousada em nenhum lugar. As hospedarias estavam lotadas. O lugar que encontraram foi uma estrebaria e Jesus foi deitado numa manjedoura. A estrebaria e a manjedoura disponíveis representam o coração que está aberto para receber Jesus.

Certa vez alguém disse: “Natal só se compreende com o coração. O verdadeiro sentido do Natal só se experimenta com os olhos da fé.”

Está chegando o momento de pensarmos no menino que nasceu em meio a tantas dificuldades, que cresceu e se tornou o Salvador da humanidade. Nasceu Jesus, o Salvador. É Natal e em nossos corações a esperança toma vida.

No Natal somos lembrados de forma muito especial do grande amor de Deus para conosco, para com a sua criação. Também neste Natal, Deus vem a nós. Ele deseja iluminar a escuridão na qual vivemos, deseja possibilitar o perdão e a reconciliação.

Deus vem para renovar a esperança de que é possível que as pessoas que ele criou, partilhem mais amor e solidariedade entre si.

Também a nós Deus diz: “Não temas, eu estou contigo”. Eu te fortaleço, sustento e ajudo. Isto é Natal: razão do amor, do perdão, da esperança.

Vale lembrar que somos salvos por meio da bondade e do amor de Deus. Ele derramou o seu Espírito Santo sobre nós por meio de Jesus Cristo, o menino nascido em Belém.

E quando celebramos a vinda do Salvador, somos lembrados que ele é acolhido com todos os títulos atribuídos a um governador: Conselheiro Maravilhoso, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz (Isaías 9.6). Porém, ele é o oposto da maioria dos governantes que nós conhecemos. Como escreve o pastor Geraldo Graf: “Para aqueles que querem decidir sobre a vida dos outros, o amor de Cristo constrange e provoca. Para aqueles que incitam e praticam a violência, a paz de Cristo incomoda.”

A mensagem de Natal quer ser anunciada, testemunhada e vivenciada por todos nós na sociedade rompida em que vivemos. Ela quer ser uma voz profética, que anuncia transformação, neste sistema que não promove vida.

O Salvador nasceu humilde em uma estrebaria e foi deitado numa manjedoura, esse é o fato que muda a história.

Que possamos nos deixar abraçar e fortalecer por Deus neste Natal.

Ao se preparar para celebrar o Natal, que cada um faça do seu coração uma manjedoura.

Assim como a estrela brilhou sobre a estrebaria em Belém, desejamos que a luz de Deus ilumine a sua vida.
Assim como os anjos anunciaram paz para a terra, desejamos que a paz de Deus preencha o seu coração.
Assim como os magos do oriente encontraram o caminho, desejamos que também você possa andar nas trilhas de Deus.
Assim como Maria guardou as palavras dos anjos em seu coração, desejamos que a palavra de Deus permaneça em você, orientando a sua vida.
Assim como os pastores reconheceram o Salvador do mundo, desejamos que você possa reconhecer a Jesus Cristo como seu Redentor.


Pa. Ma. Tânia Cristina Weimer
Pastora Sinodal Sínodo Nordeste Gaúcho
 


Autor(a): Tânia Cristina Weimer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Nordeste Gaúcho
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 69234

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Assim como o fogo sempre produz calor e fumaça, também a fé sempre vem acompanhada do amor.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br