Celebração


ID: 2651

PALAVRA DO PASTOR - DEZEMBRO DE 2022

01/12/2022

O profeta Isaías diz:
Voz do que clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação que vem de Deus.
(Lucas 3.4 e 6)

Que caminho João Batista nos convida a preparar e endireitar? No bairro que moro estão reparando ruas esburacadas, consertando calçadas desniveladas devido a raízes de árvores. Vejo quantas pessoas estão envolvidas no trabalho, o maquinário utilizado, o tempo desprendido, os detalhes, tudo visando preparar um caminho para que as pessoas e os carros possam circular com segurança. Este trabalho é árduo, não é rápido, mas é extremamente necessário, pois é essa manutenção e conservação das vias, ruas e calçadas que faz as pessoas transitarem com mais segurança e tranquilidade.

Por mais importante que seja reparar ruas esburacadas e nivelar calçadas irregulares, não é isso que João Batista nos convida a preparar e endireitar em nossas vidas neste tempo de espera para o Natal. O caminho que João Batista nos convida a preparar é o nosso interior, o nosso coração e à nossa mente. Muitas vezes este caminho interior está obstruído, bloqueado, com muitos buracos devido a mágoas, ressentimentos, ódio, culpas, orgulho, soberba, desavenças, falta de perdão… Estes sentimentos acabam dificultando e obstruindo o acesso de Jesus a nós. Acabam nos impedindo de ver a salvação que vem de Deus.

João Batista prega o que? Ele prega arrependimento e conversão. Quando deixamos o Deus que vem em Jesus Cristo adentrar em nossas vidas, o que está obstruído, - pelo ressentimento, pela prepotência, pelo ódio, pela falta de perdão -, é endireitado, aplanado e nivelado pelo sentimento da reconciliação, da paz e comunhão. Acolher Jesus, preparar o caminho do Senhor, é deixar Jesus transformar tudo aquilo que nos impede de olhar para o nosso irmão e irmã como imagem e semelhança de Deus. É deixar Jesus desobstruir tudo o que limita a nossa vida, nos prende em uma redoma e nos deixa cegos…

Desejo que neste tempo de Advento Deus te abençoe e ilumine com a seguinte reflexão: O que está obstruindo o caminho para a salvação que vem de Deus? Qual é o obstáculo, qual é o caminho tortuoso, que me impede de viver o amor do Cristo com a minha família, com o meu próximo ou próxima?

Lembre-se: Jesus vem para nos libertar das prisões, das estradas irregulares e esburacadas, que criamos em nós mesmos e na relação com as outras pessoas. Ele vem para que tenhamos coragem para admitir nossos erros, fragilidades e pecados. Ele vem não para condenar, mas para nos abraçar em nosso quebrantamento e arrependimento. Ele vem para que a sua paz e o seu amor nivelem as irregularidades em nossas vidas. Amém.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 6
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68890

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Quem conhece Deus também conhece as criaturas, as compreende e as ama, pois, nas criaturas, estão as pegadas da divindade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br