Celebração


ID: 2651

Paróquia de Gramado celebra 120 anos de presença no município

Culto comemorativo contou com a presença de ministros e ministras que atuaram na Paróquia nos últimos anos, e teve colocação de memorial em frente ao templo

08/09/2022

1 | 1
Ampliar

Foi domingo, dia 04 de setembro, que a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Gramado celebrou os 120 de presença no município. Foi em fevereiro de 1902 que ocorreram os primeiros batismos na Comunidade de Serra Grande I, local da festa.

O evento iniciou com culto de gratidão, às 9h, e contou com a presença de grande número de pessoas das sete comunidades da Paróquia e de ministros e ministras que atuaram na Paróquia: P. Altemir Labes, Cat. Mônica Maier, P. Eduardo Stauder, Pa. Rosane Zirbes, P. Décio Oscar Saft, dos ministros que atuam atualmente na Paróquia, P. Maurício Ronan Nagel, P. Oscar Miguel Lehmann, Diác. Telma Merinha Kramer e a estagiária Mariana Schüller. Além disso, participaram também a Pa. Sinodal Tânia Cristina Weimer e o P. Paulo Afonso Butzke, que atuou na Paróquia na década de 1990 e representou a Presidência da IECLB.

A temática do culto girou em torno do tema do ano da IECLB, “Amar a Deus e as pessoas”. O P. Paulo, encarregado da pregação, lançou o desafio e a reflexão, a partir do Evangelho de Marcos 2.1-12, sobre que comunidade podemos e queremos ser? Aquela que é instrumento de Deus e vai ao encontro dos necessitados e os leva a Jesus (Mc 2.2-4) ou aquela que dificulta a Palavra de Jesus, que proporciona a reconciliação com Deus? Além disso, o culto teve vários símbolos litúrgicos, como a fonte, que lembra o Batismo e aponta para Cristo, a fonte da água viva. O louvor foi intenso, com a presença de corais das comunidades da paróquia.

Durante o culto, também houve um momento de gratidão por todas as pessoas que lideraram nos últimos 20 anos as diretorias da Paróquia, presidida atualmente pelo Sr. Jáder Mewius Edinger. Um momento importante, no final do culto, foi a colocação de um memorial defronte ao templo, marcando a data. Ao meio-dia, foi servido um almoço de confraternização.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br