Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Escutar, ver e agir atentamente - Culto 13/12/2020 Paróquia Bom Samaritano IECLB Ipanema Rio Janeiro

Culto híbrido on-line e presencial - liturgia

13/12/2020

Altar do Terceiro Domingo de Advento.
Participantes do culto Terceiro Domingo de Advento 1.
Participantes do culto Terceiro Domingo de Advento 2.
1 | 1
Ampliar


Acolhida
ADVENTO! Tempo de fortalecer laços de comunhão.
Advento, tempo de saber-se amparado nos braços de Deus.
Advento, tempo de fortalecer esperança.
E assim com esperança, acolhemos vocês para este culto presencial com transmissão on-line. Esperamos que hoje o som e a imagem possam ser do agrado das pessoas que participam através do Youtube.

Prelúdio - Ave Maria (Caccini)

Voto inicial
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos e irmãs, com vocês.

Liturgia da Coroa de Advento
P: Bendito és tu, ó Senhor, nosso Deus, governante do universo. Teus profetas falaram de um dia em que o deserto floresceria e que águas brotariam. Abençoa-nos ao acender as velas nesta coroa. Fortalece o nosso coração enquanto nos preparamos para a vinda do Senhor. Que possamos partilhar da água da vida com todas as pessoas que têm sede, pois Cristo é a nossa fonte e a nossa salvação. Bendito seja Deus para sempre!

Hino - Oh Luz do Senhor
Oh Luz do Senhor, que vem sobre a Terra,
Inunda meu ser, permanece em nós! x2

Jesus Cristo diz: “Eu sou a luz do mundo, quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário, terá a luz da vida”. Essa promessa também vale para vocês, vocês têm a luz da vida, olhem para ela e deixem-se guiar por Jesus.

Oração do dia
Todos: Jesus, tu que és nosso Messias prometido, João Batista foi à tua frente e proclamou a boa notícia de tua vinda. Encorajar-nos a receber-te com alegria como nosso Redentor, e fielmente seguir-te. Por ti que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, um só Deus, agora e para sempre. Amém.

João Batista é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: Aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei adiante de você para preparar o seu caminho. Aleluia!

Aleluia Caribenho
Ale, ale, ale-luuia.
Ale, ale, ale-luuia.
Ale, ale, ale-luuia.
Aleluia, aleluia.

Leitura do Evangelho de João 1.6-8, 19-28
Houve um homem enviado por Deus, e o nome dele era João. Este veio como testemunha para testificar a respeito da luz, para que todos viessem a crer por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz, a verdadeira luz, que, vinda ao mundo, ilumina toda a humanidade.
Este foi o testemunho de João, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem é você?” Ele confessou e não negou; confessou:
— Eu não sou o Cristo.
Diante disso, lhe perguntaram:
— Quem é você, então? Você é Elias?
Ele disse:
— Não sou.
Então perguntaram:
— Você é o profeta?
Ele respondeu:
— Não, não sou.
Disseram-lhe, então:
— Diga quem é você, para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram. O que é que você diz a respeito de si mesmo?
Então ele respondeu:
— Eu sou “a voz do que clama no deserto: Endireitem o caminho do Senhor”, como disse o profeta Isaías.
Ora, os que haviam sido enviados eram do grupo dos fariseus. E perguntaram a João:
— Então por que você batiza, se não é o Cristo, nem Elias, nem o profeta?
João respondeu:
— Eu batizo com água, mas no meio de vocês está alguém que vocês não conhecem. Ele vem depois de mim, mas não sou digno de desamarrar as correias das suas sandálias.
Essas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.

Pregação

   João Batista é uma figura muito interessante que habita além dos textos bíblicos no imaginário popular com as festas de São João. O povo no sul do Brasil gosta de comer rapadura, pipoca e tomar quentão e ainda se for possível pular fogueira e ter casamento caipira. Como foi que a lembrança daquele que disse: “aquele que vem depois de mim, desse eu não sou digno de desamarrar os cadarços” terminou em rapadura e festa? Isso não sei, mas sei que o dia de São João Batista é celebrado no 24 de junho porque no hemisfério norte nessa data os dias começam a ficar com menos luz solar. Ao contrário do 24 de dezembro, Véspera do Natal, em que o sol começa a ganhar forças. João Batista vai ficando pequenino para que Jesus Cristo possa ir crescendo. Teologia sendo aplicada ao calendário da igreja.
   Neste tempo de Advento, podemos e devemos nos deter na figura do Batista. Recomendo em casa que possam ler tudo o relacionado com ele neste início do Evangelho de João. Assim, poderão dar-se conta de que ele não somente falava, mas agia, e o seu agir tinha coerência. Um detalhe muito importante para ser observado quando achamos que devemos ouvir alguém, confiramos se o seu agir condiz com o seu falar. Porque discurso bonito e boa retórica tem muita gente sem vergonha.
   Não sei se aconteceu com vocês, mas já escutei diversos pais e mães com a queixa de que ao falar com o filho, com a filha parecia que estavam falando com uma parede. O pai, a mãe falava e a criança parecia que ouvia, mas depois de um tempo, era só perguntar algum detalhe do falado e simplesmente o jovem não sabia o que se tinha conversado. Um sentimento de frustação é evidente, porque apesar da boa vontade para dialogar, a cabeça daquele jovem estava em outro lugar.
   Eu fico imaginando esse diálogo entre João Batista e os sacerdotes e levitas que vieram especialmente de Jerusalém para interrogá-lo. Fico imaginando a cena de um João falando para as paredes, uma e outra vez que ele não é o Messias esperado, nem profeta, nem Elias (de quem falavam que ia voltar antes da chegada do Messias). Uma e outra vez fala e fala e mesmo assim os interrogadores teimavam em não entender. Por que era tão difícil entender que João Batista era somente aquele que aponta o caminho? É que é tão fácil gostar de estar nos holofotes, ser famoso, tem um bando de gente seguindo o astro.
   Eis um detalhe importante no caso do Batista: Ele sabe que não é ele mesmo a figura especial. João Batista aponta para Cristo. Quanta gente por aí gosta de ser elogiada por coisas que nem tem direito. Quanta carteirada é dada. João poderia ter dito: “você não sabe quem é o meu primo? Esse sim tem facilidades com Deus, não vocês que são simples empregados”. João com humildade reconhece que o seu papel é o apontar para Cristo e não tirar vantagem.
   Na escola, além dos alunos estarem no mundo da lua, acontece o que é chamado de analfabetismo funcional. A pessoa lê, reconhece as palavras e até pode fazer leitura em voz alta. Mas se alguém pergunta o que leu, faz questionamentos sobre o conteúdo, aquele que leu não pode responder. Não é falta de vontade ou desinteresse, simplesmente ao ler não compreende, não assimila aquilo que estava lendo.
   Eu suspeito que aqueles que foram questionar João Batista também sofriam de alguma forma de analfabetismo funcional. Qual outra explicação seria possível para sua atitude? Como podem ler as Escrituras Sagradas e mesmo assim não poder ou querer entender? Porque justamente João indica os sinais. Mesmo assim, as pessoas não conseguem vê-los. Até questionam o batismo de arrependimento dos pecados que João realizava. Com certeza, vocês já encontraram pessoas assim, pessoas que teimam na sua verdade. Mas aquela verdade se desfaz aos primeiros questionamentos. Sacerdotes e levitas tinham certeza de ter Deus segurado pela barba. Eles sabiam do mundo religioso, adequavam as coisas para poder estar sempre do lado certo, mesmo que isso trocasse completamente o sentido original da vontade divina. Uma questão é não entender por que se tem limitações, outra é teimar e achar que todo mundo está errado menos a própria pessoa. Isso é perigoso, o próprio João Batista soube disso é até, literalmente, perdeu a cabeça.
   Prezados irmãos, prezadas irmãs em Cristo, somos convidados por João Batista a prestar atenção, a realmente ouvir e realmente ver. Precisamos estar focados de corpo e alma para evitar cair nas armadilhas. Reflitamos com nossa mente, sintamos com o nosso coração e apontemos com o nosso dedo para Cristo. Porque só ele é a luz que nos ilumina. Amém.

Hino - Eu venho a vós dos altos céus – estrofes 1 e 3
1. Eu venho a vós dos altos céus, trazendo o anúncio bom de Deus;
da boa nova hei de cantar, quero exaltar e jubilar.

3. É Cristo, Deus, nosso Senhor, liberta-vos de toda a dor;
vem mesmo para vos salvar e do pecado vos livrar.

Credo Apostólico
Creio em Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra. E em Jesus Cristo, seu Filho unigênito, nosso Senhor, o qual foi concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado, desceu ao mundo dos mortos, ressuscitou no terceiro dia, subiu ao céu, e está sentado à direita de Deus, Pai todo-poderoso, de onde virá para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na santa Igreja cristã, a comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição do corpo e na vida eterna. Amém.

Hino - Eu venho a vós dos altos céus – estrofes 7 e 8
7. Ó sê bem-vindo, meu Senhor! Não desprezaste o pecador!
Tu vens comigo aqui sofrer: Como é que eu posso agradecer?

8. Louvor e glória ao Pai no céu, que o Filho amado ao mundo deu!
Os anjos jubilando estão, nos cantam ano novo e bom.

Oração Geral da Igreja e Pai-Nosso
Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dá hoje. E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém.

Quero ir com os pastores – estrofes 1, 2 e 5
1. Quero ir com os pastores e render a Deus louvores
pelo seu imenso amor, por nos dar o Salvador.

2. Como os anjos jubilaram, quando a nova anunciaram,
quero eu também cantar, paz na terra propagar.

5. Jesus Cristo, minha vida seja só a ti rendida.
Vem, ó vem em mim morar, minha vida iluminar.

Bênção
Que Deus, a nossa esperança e a nossa luz, acompanhe você, a cada passo que dê;
que Deus renove a sua vida, a cada dia, e conduza você em pensamentos de fé, a cada semana.
E que, assim, você possa preparar-se, neste Advento, até celebrarmos, no Natal, a chegada da verdadeira e única luz, Jesus Cristo.

Por isso, receba a bênção de Deus, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Envio
P: Vão em paz, escutando aqueles que apontam para o Cristo, iluminados por ele que venceu a escuridão. Onde quer que estiverem, que a luz de Cristo brilhe através de vocês.
C: Demos graças a Deus.

Poslúdio - Gesú Bambino (Pietro Alessandro Yon)

Músicas gravadas com a participação de Eder Targino, órgão e Lélia Brazil, flauta

Oferta destinada pela Paroquia ao trabalho da Creche Bom Samaritano


Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Missão / Nível: Missão - Coronavírus
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 19 / Versículo Final: 28
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Celebração
ID: 60449
MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
REDE DE RECURSOS
+
Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br