Advento - Natal - Epifania



ID: 2655

Lutero e o Natal

Peça teatral

09/10/2008

 

LUTERO E O NATAL
(Uma peça teatral a ser apresentada por ocasião do Natal)

 

 

Observações:

1) Os comentários de Lutero contidos neste teatro foram extraídos, traduzidos e adaptados de diversas meditações de autoria de Martim Lutero que estão reunidas em: WITTE, Karl (Org.). Nun freut euch lieben Christen gmein. Berlin: Lutherisches Verlagshaus Berlin, 1955.

2) Os comentários do personagem Lutero são extensos. Eles não precisam necessariamente ser memorizados pelo ator. Lutero pode estar sentado à escrivaninha, manuseando livros antigos ou escrevendo, podendo ter o script como auxílio.

3) Personagens principais: Narrador/a, Lutero, Zacarias, João Batista, Anjo, Maria, José, Arauto, Hospedeiro/a 1, Hospedeiro/a 2, Pastor/a 1, Pastor/a 2, Pastor/a 3, Anjinhos, Sábio 1, Sábio 2 e Sábio 3.

ATO 1

Narrador: Nesta noite especial quero apresentar para a comunidade reunida uma pessoa que nos é muito querida. Trata-se do Dr. Martim Lutero. Ele é uma pessoa que se deixou cativar pela beleza e pela profundidade da mensagem do Natal. Por isso ele está conosco nesta noite para comentar as diversas cenas que fazem parte da história do nascimento de Jesus Cristo, nosso Salvador. Boa noite, Dr. Martim!

Lutero: Boa noite a todos!

Narrador: O Sr. gostaria de fazer um comentário inicial a respeito da vinda do Salvador a este mundo?

Lutero: Inicialmente eu gostaria de dizer que antes do nascimento de Jesus, Deus vinha ao povo em forma de uma nuvem escura, através de fogo, fumaça, trovões e sons estridentes de trombetas. O povo de Israel se assustava quando Deus vinha manifestar-se. Porque Deus vinha para trazer a lei. A lei era cruel e significava um peso muito grande para o povo. Com o nascimento de Jesus, Deus veio de forma totalmente diferente: suave, misericordioso e como pessoa. Ele não se manifestou em cima de um monte alto, mas no meio do povo. No monte Sinai ele vinha fazendo medo. Em Belém ele veio mansamente. No monte Sinai ele vinha com barulho ensurdecedor. Em Belém ele veio em meio a suaves cânticos. Assim fica clara a diferença entre lei e evangelho. A lei dá medo e resulta em ódio. O Evangelho é graça. No antigo Testamento as pessoas não gostavam de ouvir a voz de Deus. Com a vinda de Jesus esta mesma voz de Deus se tornou branda e doce. O povo gostou de ouvi-la. Isto é natal.

Narrador: Muito obrigado pelo seu primeiro comentário. Agora vamos ouvir as principais cenas da vinda do Salvador a este mundo. Comecemos com um dos profetas que anunciaram a vinda do Messias prometido. O nome dele era Zacarias. Ele viveu mais ou menos 500 anos antes de Jesus nascer.

ATO 2

Zacarias: Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: Eis aí te vem o teu Rei, justo, Salvador, e humilde. Ele anunciará paz às nações; seu domínio se estenderá de mar a mar, desde o Eufrates até as extremidades da terra.
(Zacarias segue o seu caminho)

Lutero: Ouviram bem o que o profeta disse? Ele disse: “O Salvador vem”. Não é você que o encontra. Ele vem a você. Com o seu próprio esforço você nunca chegará a ele. Isto é assim para que você não fique convencido a respeito de si mesmo. De sua parte só existe falta de mérito e falta de dignidade. Mas da parte de Deus vem graça e misericórdia. Deus vem a você. Não é você que o encontra. O Salvador encontra você.

Narrador: Houve um profeta chamado João. Ele veio preparar o caminho do Salvador.
(Entra João Batista)

João Batista: Preparai o caminho do Senhor. Endireitai as suas veredas. Produzi  frutos dignos de arrependimento. Quem tiver duas túnicas, reparta com quem não tem. Quem tiver comida, faça o mesmo. A ninguém maltrateis.
(João Batista segue o seu caminho)

Lutero: A missão de João Batista era levar as pessoas a humilhar-se diante de Deus. Todos são pecadores, perdidos, condenados e carentes da misericórdia de Deus. Se o Cristo que vem não é aceito como Salvador, então não existe obra humana aceitável, boa ou bonita. Toda obra humana, por si só, não é nada. O apóstolo Paulo diz: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus”. Preparar o caminho do Senhor significa reconhecer que todos nós somos carentes da graça de Deus.

ATO 3

Narrador: Certo dia o anjo Gabriel foi enviado da parte de Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma moça chamada Maria.

Anjo: Que paz seja com você, Maria! Você é muito abençoada. O Senhor está com você.
(Maria fica pensativa)

Anjo: Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus. Ele será chamado de Filho do Altíssimo. Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre.

Maria: Isto não será possível, pois sou virgem!

Anjo: O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Deus Altíssimo a envolverá com a sua sombra. Por isso o menino será chamado de santo e Filho de Deus.

Maria: Eu sou uma serva de Deus. Que aconteça comigo o que o Senhor acabou de me dizer.
(O anjo sai)

Lutero: Como vocês acham que Maria entendeu tudo o que estava acontecendo com ela? Ela deve ter pensado assim: Deus é muito bom para mim. Sou uma pobre e desprezada mocinha. Mas Deus olhou para mim. Se ele quisesse, teria achado uma moça rica, uma poderosa rainha ou filha de um príncipe importante. Se ele quisesse, teria achado a filha do Anás ou do Caifás, que eram os poderosos daquela região. Mas o bondoso Deus lançou o seu olhar carinhoso sobre mim, eu que sou uma simples e humilde moça. Deus fez isto assim para que ninguém se orgulhe de seus próprios méritos ou de sua própria dignidade. Ele fez isto assim para mostrar que da parte dele só vem graça e bondade.

ATO 4

Arauto: Senhoras e senhores. Eu sou um enviado de César Augusto. Convoco toda a população do império para recensear-se. Todos devem ir à sua cidade natal para alistar-se. Este é o decreto do imperador. Cumpra-se.

José: Precisamos ir a Belém, Maria, pois sou da casa de Davi.

Maria: Como posso fazer uma viagem tão longa se meu filho está prestes a nascer?

José: Não tenha medo, Maria. O bondoso Deus escolheu você para ser a mãe do Salvador. Ele não vai permitir que algo de mal lhe aconteça. Vamos com a bênção do Deus de Abraão e Sara.

Maria: Então vamos, José! O altíssimo Deus caminhará conosco

(Maria e José iniciam viagem a Belém)

Lutero: Prestem atenção como as coisas aqui na terra aconteceram de forma humilde e muito simples. Mas no céu foram consideradas importantes. Uma pobre e jovem moça chamada Maria, de Nazaré, aqui era considerada uma cidadã sem valor. Ninguém acreditava no grande milagre que ela carregava dentro de si. Silenciosamente ela aceita a sua condição de mulher humilde e se dispõe, junto com seu companheiro José. Este humilde casal não tinha servo, nem empregada. José era dono de casa e servo ao mesmo tempo. Maria era, ao mesmo tempo, dona de casa e empregada. Os dois deixaram a sua casa vazia ou a entregaram aos cuidados de vizinhos e saíram rumo a Belém.

ATO 5

(Maria e José chegam a Belém procurando hospedagem. Aproximam-se de uma hospedaria e batem à porta)

José: Somos um casal de Nazaré. Viemos fazer o alistamento, ordenado pelo Imperador, aqui em Belém. Estamos à procura de um lugar para pernoitar.

Hospedeiro 1: Não posso lhes ajudar. A casa está cheia.

(Maria e José seguem para outra hospedaria)

Maria: Por favor, senhor! Estamos cansados. Já é tarde. Meu filho está prestes a nascer. Qualquer lugar serve para nós. Não queremos conforto. Só um lugar para passar a noite.

Hospedeiro 2: Que viessem mais cedo! Talvez ainda teríamos lugar. Sugiro que vocês se encostem em qualquer lugar na rua, debaixo de uma árvore ou numa estrebaria.

José: Não adianta, Maria! Para nós não há lugar. Vamos nos abrigar em qualquer lugar que Deus venha a nos mostrar.

Maria: Está bem, José. O Senhor Deus cuidará de nós.

José: Olha lá atrás! Estou avistando uma estrebaria. Vamos até lá.

(Maria e José seguem)

Lutero: Conforme o evangelista, as coisas aconteceram desse jeito: Como eram pessoas humildes e desprezadas, Maria e José não tiveram acolhida nas hospedarias. Restou-lhes encontrar hospedagem junto a animais. Usaram mesa, quarto e cama de animais. Enquanto isso as pessoas más foram recebidas e servidas em confortáveis hospedarias. Essas pessoas más nem percebiam o que Deus estava fazendo acontecer lá naquele abrigo de animais. Deus deixa que as pessoas más comam, bebam e se divirtam como quiserem em casas confortáveis. Para estas pessoas o tesouro que está na estrebaria fica despercebido. Oh, que noite escura lá em Belém! Ninguém enxergou a forte luz que estava brilhando na estrebaria! O mundo não leva em conta o que Deus está fazendo acontecer. E Deus ignora tudo o que o mundo considera de valor.

ATO 6

(Os pastores estão no campo, cuidando de suas ovelhas. Ouve-se o cântico dos anjos e uma forte luz surge na escuridão)

Pastor 1: Acordem, amigos! Ouço uma linda melodia..Parece voz de anjos lá do céu.

Pastor 2: É mesmo! Algo de novo está para acontecer!

Anjo: Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria para todo o povo. Nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador que é Cristo, o Senhor. Esta será a prova: Vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura.

Anjinhos: Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra, entre as pessoas a quem ele quer bem.

Pastor 3: Vamos até Belém para ver o que aconteceu. Vamos ver aquilo que o Senhor nos contou.

(Os pastores saem apressadamente)

Lutero: Ouviram bem? O anjo falou: “O Salvador nasceu para vocês”. Estas duas palavrinhas “Para vocês” devem nos deixar muito felizes. Para quem o anjo fala? Seria para paus ou para pedras? Não! O anjo se dirige às pessoas. E não apenas para uma ou duas pessoas, mas para todo o povo. E nós, como vamos reagir diante daquilo que o anjo falou?  Ainda vamos duvidar da graça de Deus?  Ainda vamos dizer “Ah, o apóstolo Pedro ou o apóstolo Paulo é que podem se alegrar com esta notícia. Eu não posso me alegrar com a fala do anjo. Este tesouro não é para mim”?  Meu querido amigo, minha querida amiga! Se você pensa assim, para quem, então, é este tesouro?  O Salvador por acaso veio para salvar os gansos, os patos ou as vacas?  Se Deus quisesse salvar os animais, então ele teria vindo em forma de animal. Mas ele veio em forma de gente. Quem, então, deve se alegrar com o nascimento desta criança de Belém? Somos nós. Pois os anjos do céu não carecem de um Salvador.  E o diabo não deseja a vinda do Salvador. Mas nós sim, precisamos do Salvador. E foi para o nosso bem que Deus se tornou gente. “Nasceu para vocês o Salvador”. Não é maravilhoso que um anjo tenha vindo do céu para nos trazer esta notícia?  Vamos, pois, escrever estas duas palavrinhas “para vocês” com letras de fogo dentro do nosso coração. Recebamos o Salvador com grande alegria.

ATO 7

(O presépio está preparado. Maria, José e a criança na manjedoura. Entram os pastores e se ajoelham. Também chegam os sábios do Oriente com os seus presentes):

Sábio 1: Vejam! A nossa estrela-guia parou sobre aquela estrebaria!

Sábio 2:  É ali que nasceu o rei dos judeus!

Sábio 3: Vamos presentear o menino-rei, nascido em Belém.

(Os sábios entregam os presentes e dizem para Maria e José):

 

Sábio 1: Somos lá do Oriente. Lá nós vimos a estrela do menino que nasceu para ser rei dos judeus.

Sábio 2: Viemos trazer-lhe presentes e adorá-lo como novo rei.

Sábio 3: Passamos no palácio do rei Herodes. Ele ficou muito interessado em saber onde nasceu esta criança.

Sábio 1: Mas o Senhor nos contou em sonho que Herodes quer matar o menino que nasceu para ser rei.

Sábio 2: Por isso cuidem bem desta criança.

Sábio 3: Nós voltaremos para o Oriente por outro caminho. Não contaremos nada a Herodes a respeito do que vimos aqui em Belém.

José: Agradecemos pela visita que nos fizeram.

Maria: Cuidaremos bem do menino que o Senhor nos deu.

Lutero: Oh! Como se tornou ridícula a sabedoria humana diante daquilo que aconteceu na cidadezinha de Belém! A sabedoria humana procura descobrir Deus lá nas alturas e entender como ele governa lá no céu. Enquanto isso o bondoso Deus, em sua sabedoria, traz pessoas de longe até o vilarejo insignificante de Belém. É aqui que o supremo Deus Criador se torna gente. Criador e criatura estão juntos na mesma manjedoura, na mesma estrebaria. Esta ação de Deus acaba com a sabedoria humana. Deus vem para baixo e se coloca diante dos nossos olhos. Posso ver, com os meus próprios olhos, o Deus Salvador no colo de sua mãe Maria. Que sabedoria é esta que pretende investigar Deus lá no céu e não é capaz de enxergar o Salvador que está diante dos nossos olhos?
(Todos os participantes do teatro cantam o hino “Noite feliz”).

P.Valdemar Gaede
Santa Maria de Jetibá-ES, 09/10/2008


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres.
Gálatas 5.1
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.
João 14.6
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br