Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Mateus 3.1-12 - 2º Domingo de Advento - 04/12/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

04/12/2022

04/12/2022 - 2º Domingo de Advento
Pregação: Mateus 3.1-12 - Leituras: Is 11.1-10; Rm 15.4-13
P. Felipe Andrei Graupe – Comunidade de Vila Rica - MT

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
O profeta Isaías diz: voz do que clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. E toda a humanidade verá a salvação de Deus. Lucas 3, 4, 6.
Com essas palavras do Evangelista Lucas, saudamos a todos presentes, e que possamos preparar o nosso coração para o nascimento de Cristo.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 358 – Livro de Canto – Advento é tempo de preparação
Ou: 06 – Livro de Canto – Aqui você tem lugar


SAUDAÇÃO
Advento é tempo de preparação, que hoje possamos preparar em nós o caminho para o nascimento de Cristo, e fazemos isso nos reunindo aqui não em nosso nome, mas sim no nome e na presença do Trino Deus. Deus Pai o Criador, Deus Filho o Salvador e Deus Espírito Santo o Consolador.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº3 – Livro de Canto – Deus Trino

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Na presença de Deus, chegamos agora em silêncio e confessamos os nossos pecados a Ele. Oremos:
(momento de oração silenciosa)

Deus Eterno e Todo-Poderoso nos achegamos a Ti, neste período advento, queremos entregar a ti todos nossos pecados e culpas, nos perdoe Senhor quando agimos de forma a causar o mal aqueles que estão próximos a nós, quando não temos empatia pela vida do próximo, quando nos tornamos egoístas e intolerantes, e quando não ouvimos a tua voz. Por isso te clamamos tem piedade de nós e ouça nossa confissão sincera, fazemos isso em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e salvador.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti. (Salmo 86.5). Com essas palavras do Salmista, lembro que Deus é amoroso, e perdoa quem a Ele se confessa verdadeiramente. Sendo assim recebam o perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Feliz é a comunidade que pede perdão a Deus, mas também, feliz a comunidade que olha para fora de seus muros e vê o sofrimento em sua volta. Sendo assim, cantamos o hino pelas dores deste mundo, lembrando-se de todas as pessoas que sofrem em nossa volta.
Nº 56- Livro de Canto – pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Nosso Deus nos ama e ouve as nossas preces, a Ele devemos dar toda a Glória do mundo. Glorificamos a Deus cantando:
Nº 70- Livro de Canto – glória.


ORAÇÃO DO DIA
Oremos ao Senhor:
Querido e amado Deus, nos justapomos a ti, neste tempo de preparação, prontos para te ouvir falar, ilumine nosso coração e que a tua palavra que iremos ouvir, seja uma palavra viva e de transformação. Em nome de Cristo Jesus que oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 11.1-10

2ª Leitura Bíblica: Romanos 15.4-13
(em pé) Ficamos em pé em respeito à leitura do Evangelho e aclamamos a Leitura do Evangelho cantando Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Mateus 3.1-12 (prédica)

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 356- Livro de canto – Da cepa brotou a rama
Ou: 614 – Livro de Canto – Em nada ponho a minha fé

PREGAÇÃO
Mateus 3.1-12
Que a graça de Deus, o amor de Jesus Cristo e a presença do Espírito Santo estejam com todos nós.
Neste segundo domingo de advento temos textos riquíssimos para ouvir e meditar, o texto do profeta Isaías, nos trás a promessa da vinda de Cristo, aquele que reuniria as nações e restauraria a terra, que foi corrompida pelo pecado. E neste tempo de advento, de preparação para o nascimento de Cristo, um texto muito interessante, que nos mostra um Deus que nos promete, e em Cristo Jesus Ele cumpre.
Já o texto previsto para a pregação, é sobre o nosso profeta do novo testamento, aquele que veio preparar o caminho para o messias prometido. Ao falarmos de João Batista nos chama a atenção seu modo simples de viver, se alimentando do que a terra dava. Mel, gafanhotos, usando roupas rudes, morando ao deserto, local muitas vezes isolado, ele vivia de forma simples, sabia qual era a sua vocação, foi chamado por Deus e aceitou, e ele mesmo falava que ele só veio para abrir caminho para Jesus, o qual ele não merecia o serviço de carregar as sandalhas, quem carregava as sandalhas e as desamarravas, eras servos e escravos, ou seja, ele falava que não merecia nem ser servo de Jesus Cristo.
A mensagem de João Batista levava muitos israelitas até o deserto, para buscar o batismo no rio Jordão, mais qual era essa mensagem?
Ela era simples, arrependam-se dos seus pecados, porque a vinda do dessedente de Davi anunciado por Isaias está próxima. A mensagem pode ser simples, mas, não é tão singelo assim, requer mais que um simples arrependimento, ele nos convida a uma nova vida, deixando a velha vida e no batismo vivendo uma nova vida com e em Cristo.
Mas a pergunta que fica para mim sempre é: qual seria a mensagem que João Batista traria para nós hoje no Brasil? E naquele tempo ele chamou os fariseus e saduceus como raça de víboras, como ele chamaria alguns dos Cristãos, e como ele chamaria a nós luteranos?
São perguntas bem pertinentes, mas que merecem um pouco de atenção, vivemos num mundo que oferece muitos caminhos, e vários deles nos afasta de Cristo. Vemos pessoas se perdendo nas bebidas, nas drogas, se entregando as coisas mundanas, pessoas se perdendo em festas, ou sendo escravas do trabalho ou das mídias, e pós a pandemia, parece que as pessoas se tornaram mais intolerantes e mais egoístas, e neste período de termino de pandemias temos notícias de guerra, brigas, separações e mortes brutais até mesmo em municípios bem tranquilos de nosso País.
E isso tem moldado o nosso mundo, e também as nossas comunidades cristãs, e uma das reações mais fortes é o individualismo dentro das igrejas, lembra-nos aquela antiga frase, eu posso ser igreja sozinho em casa. A intolerância, ou seja, só estarei com quem pensa igual a mim, e assim ignorando ou até mesmo atacando o diferente, outra coisa que tem assustado é a falta de empatia com o próximo, só eu que passo por dificuldades, só eu que tenho problemas, e assim, muitos Cristãos vivem a se queijar e não olham as demais pessoas ao redor, que muitas vezes precisariam de atenção.
Sendo assim, imagino eu que a mensagem de João para nós atualmente, seria, coloquem em primeiro lugar o reino dos céus, se arrependam-se dos seus pecados e vivam o verdadeiro evangelho, que nos convida a servir os outros.
Seria um puxão de orelha a acomodação, a uma vida desordenada que muitas pessoas levam, ao egoísmo, ao egocentrismo, pessoas querendo ser o centro do mundo, a intolerância e principalmente se as pessoas parassem um pouco e se colocasse no lugar do outro não haveria tantos desentendimentos, falta de empatia essa que poderia ser minimiza com gestos de cordialidade ao próximo.
E para nós luteranos o que esse profeta ia dizer?
Imaginamos que este Profeta dos tempos atuais iria lembrar-nos de nosso reformador, sua obra e seus ideias, que mudaram a história da igreja de Cristo e moldou o mundo moderno.
Certamente este profeta, iria lembrar que somos a igreja da Palavra, onde a Bíblia deveria fazer parte da nossa vida diária, Lutero colocou sua vida em risco para que todos tivéssemos acesso a palavra de Deus, e hoje muitos luteranos até tem a bíblia, linda em cima da estante, com as paginas dos salmos amarelada, de tanto tempo estar aberta no mesmo lugar.
Ainda assim, também lembraria da acomodação que hoje ficou mais visível, com a facilidade de termos tudo na mão, em apenas alguns toques na tela, acabamos nos acomodando, e com isso, por muitas vezes, deixamos de viver os ensinamentos de Cristo, por muitas vezes esquecemos de olhar para fora dos muros da Igreja, onde iremos encontrar o nosso próximo, visto que podemos encontrar aquele próximo que necessita da palavra, mais também da ação, precisa do cuidado e do pão.
Portanto queridos e queridas, que neste tempo de preparação, de prepararmos o nosso coração para a chegada do menino Jesus, também seja um tempo de reflexão, a promessa de Deus está ai, não sabemos o dia que Cristo irá voltar, que possamos, então vivermos com e em Cristo, praticando seus ensinamentos e vivendo no amor.
Amém comunidade.
HINO
Nº 632- Livro de Canto – Se eu tiver Jesus ao lado
E em resposta a palavra de Deus, convido para em pé, confessarmos a nossa fé nas palavras do Credo Apostólico dizendo todos juntos:

 

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus pregada, confessamos a nossa fé em Deus nas palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
E após confessarmos a nossa fé, chegamos a Deus e louvamos cantando o hino Obrigado Pai Celeste, enquanto cantamos este hino recolhemos a nossa oferta. (ler a motivação para a oferta do dia)
Nº477– HPD – Obrigado, Pai celeste

 

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus Eterno e todo-poderoso, nós nos achegamos a Ti, primeiramente para te agradecer, por todas as benções que o Senhor tem derramado sobre nós e nossa comunidade, Te agradecemos pelo seu imenso amor por nós, e entregamos a ti as nossas suplicas ( Ler agora os pedidos de intercessão) e também te entregamos todos os nossos pedidos a agradecimentos que estão em nossos corações na oração que teu filho nos ensinou dizendo Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Vamos todos na paz do nosso Senhor e servimos ao Senhor com alegria! Uma ótima semana a todos. Que Deus nos permita estarmos juntos no próximo culto. Bom domingo a todos.

CANTO FINAL
Nº301 – Livro de Canto – Bênçãos virão.
 


Autor(a): Pastor Felipe Andrei Graupe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Advento
Perfil do Domingo: 2º Domingo de Advento
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 68591

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, estejam preparados. Usem a verdade como cinturão. Vistam-se com a couraça da justiça e calcem, como sapatos, a prontidão para anunciar a Boa Notícia de paz.
Filipenses 6.14-15
REDE DE RECURSOS
+
Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br