Vida Celebrativa - Ano Eclesiástico


ID: 2654

Quem é Jesus Cristo?

28/11/2016

Quem é Jesus Cristo?

Estamos no Advento. Em poucos dias estaremos celebrando o Natal. No entanto, como muitos pensam, Natal não é presente, enfeite, viagem, mas o nascimento do Menino Jesus. Mas quem é Jesus Cristo?

A Reforma de Martim Lutero nos revela de forma especial quem é Jesus Cristo. Quando Lutero descobriu que somos justificados unicamente pela fé na graça de Cristo sua vida ficou esperançosa, radiante e cheia de alegria. Por vezes as pessoas pensam: Jesus salvou a todos. Que boa notícia. Que bom, e continuam em seus pecados. Não! Lutero depois que reconheceu a graça de Deus revelada em Cristo Jesus, afirmou que ele se tornou bem outra pessoa.
Para Lutero a fé em Cristo Jesus o libertou da morte para a vida, da escravidão do pecado para a vivência na família de Deus. A fé em Cristo o fez renascer. A fé em Cristo o tornou nova criatura. A fé no Cristo crucificado e ressurreto o libertou da culpa, do egoísmo e o levou a servir ao próximo. Ele descobriu que somos salvos somente por graça pela fé, sem as obras da lei; mas que a fé, no entanto, sempre vem acompanhada das boas obras.

É a partir desta descoberta, da justificação por graça e fé, que Martim Lutero disse com convicção de Cristo: “Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, nascido do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria, é meu Senhor, que me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo, não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou da morte, vive e reina eternamente. Isso é certissimamente verdade”. 

Em Cristo Deus veio habitar entre nós. Em Cristo ele foi verdadeiramente humano e divino. Ele veio para nos ensinar. Ele veio para morrer por nós para que pudéssemos ser perdoados. Ele ressuscitou dos mortos para nos salvar do poder da morte.

Portanto, afirmar quem é Jesus Cristo, crer que ele é meu Salvador, significa dizer que a fé não é obra humana, mas é presente de Deus. Natal é Deus nos presenteando com o seu Filho, Jesus Cristo. Em Cristo Jesus Deus nos justifica e nos faz pessoas melhores e capazes de reconhecer que somos simultaneamente justos e pecadores e que carecemos diariamente do seu perdão e da sua misericórdia para servir em amor neste mundo.

Pr. Ernani
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor guardará você. Ele está sempre ao seu lado para protegê-lo. Ele o guardará quando você for e quando voltar, agora e sempre.
Salmo 121.5 e 8
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br