Culto e Liturgia



ID: 2653

CELEBRANDO O TRÍDUO PASCAL

resumo do estudo feito com a Equipe Litúrgica

17/04/2014

Na Paróquia Luterana Caminho da Fé estamos nos preparando para iniciar as celebrações da Semana Santa. Aqui vamos realizar o TRÍDUO PASCAL. Junto à Equipe Litúrgica realizamos um estudo sobre o que é o Tríduo Pascal. A seguir, compartilhamos o resumo do que estamos estudando para celebrar a Páscoa em Comunidade:

O TRÍDUO PASCAL

É uma característica humana marcar os tempos. Distinguem-se os tempos comuns, em que não acontece nada de extraordinário, dos tempos especiais, sagrados, em que se lembram de eventos centrais.
Também os cristãos marcam o tempo. Muito cedo, os primeiros cristãos destacam um dia da semana para ser o dia especial para suas reuniões. Esse dia é o domingo. Ele celebra a ressurreição do Senhor. Portanto, cada domingo é uma pequena páscoa para os cristãos.
O Tríduo Pascal é o auge de todo o ano litúrgico. Celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus numa única festa, com duração de três dias.
É muito importante ter uma equipe de liturgia que prepare o culto, assuma tarefas e coopere na celebração. A música faz parte da liturgia. Será importante ter um grupo responsável pela música que acompanhe os cantos litúrgicos e os hinos da comunidade.
Recordemos, o “Tríduo Pascal” é uma festa única, mas que acontece em três dias:

A QUINTA-FEIRA SANTA[1] é o último dia da Quaresma e é também o primeiro dia do Tríduo Pascal. Na Quinta-Feira rememora-se o último encontro de Jesus com sua comunidade de discípulos: nesta celebração acontecem três atos litúrgicos expressivos: 1) o “lava-pés”;[2] 2) a “Última Ceia”[3] e 3) o “Desnudamento do Altar”.[4]
COMO ACONTECE: A celebração acontece como de costume. Mas, após as leituras bíblicas explica-se o que é o lava-pés e todas as pessoas são convidadas para participarem deste ato. (serão necessárias bacias e toalhas e aventais ou panos brancos para amarrar na cintura.) Depois disto, enquanto o/a ministro/a lava as mãos, canta-se um hino para recolhimento das ofertas, os elementos da ceia são levados à mesa do altar e celebra-se a última ceia. Ao final do culto, enquanto alguém lê o Salmo 22, a Equipe Litúrgica faz o desnudamento do altar. Após isto todos são convidados para o culto da sexta-feira e encerra com um hino que faça lembrar o sofrimento de cristo.
REFLEXÃO: O culto da Quinta-Feira da Paixão não quer apenas lembrar os acontecimentos das últimas horas de vida de Jesus com sua comunidade de discípulos, mas propor uma retomada comunitária no sentido de buscar ser uma comunidade que serve. Sendo uma comunidade que serve, ela assume o projeto de amor de Deus, do Deus que ouve e se empenha pelos que sofrem, pelos que clamam por sua ajuda.

Na SEXTA-FEIRA DA PAIXÃO realizamos uma celebração na qual se propõe uma parada para reflexão e meditação sobre a crucificação, a morte e o abandono que sofreu Jesus.
COMO ACONTECE: O altar está desnudado. A mesa estará sem toalhas claras, sem flores, apenas com o paramento preto. A estante de leitura e o púlpito também terá o antepêndio preto. Haverá apenas uma Bíblia e 7 velas que serão apagadas ao longo dos atos litúrgicos. O templo deve estar escurecido.[5] Para lembrar o tenebroso que foi a morte de Cristo. A mensagem do culto pode ser feita em forma de teatro, ou encenação de textos bíblicos sobre a Paixão de Cristo.
As leituras bíblicas narram os acontecimentos das últimas horas de vida de Jesus: a prisão no Getsêmani, a negação de Pedro, o interrogatório feito por líderes religiosos (Anás e Caifás) e político (Pilatos), a opção do povo por libertar Barrabás, a tortura física ‘a qual foi submetido Jesus, a caminhada até o Calvário, a crucificação, as últimas palavras de Jesus na cruz, sua morte e o sepultamento. Baseiam-se, por via de regra, no texto do evangelista João, capítulos 18-19. O tema dos hinos é o sofrimento e a morte de Jesus, a prova do amor de Deus para com a humanidade. Recomenda-se que os cantos sejam projetados no Data Show.
REFLEXÃO: Este culto lembra o trajeto de Cristo para a cruz. A celebração da Sexta-Feira da Paixão acontece num clima de silêncio e meditação. Ela quer ajudar a comunidade a entender o que Cristo sofreu em nosso favor e motivar para que vivamos em plenitude a vida que ele nos concedeu.

No SÁBADO SANTO, acontece a Vigília Pascal que é um momento de ler a bíblia, entoar cânticos de fé e esperança, na expectativa da Ressurreição de Cristo.
COMO ACONTECE: O altar continua da mesma forma como esteve na sexta-feira. Pode-se arrumar o templo de forma que as pessoas sentem-se em círculos. A Comunidade se reúne para ler textos bíblicos do Antigo Testamento, dos Salmos, dos Evangelhos e das Epístolas e canta hinos que enfatizam a fé e a esperança na ressurreição. Elemento importa desta celebração, interligando-a com a Liturgia do domingo e a Recordação Batismal.
REFLEXÃO: A vigília é importante, pois nos faz recordar que sempre devemos estar vigilantes e atentos para a volta de Cristo, pois nós esperamos novos céus e nova terra onde habita a justiça.

O DOMINGO DA PÁSCOA (RESSURREIÇÃO), é a grande festa comunitária que acontece no Tríduo Pascal. Depois de vivenciar a quaresma e passar pela semana da paixão de Cristo, vamos juntos cantar ALELUIA e render GLÓRIAS porque cremos e confiamos que Jesus ressuscitou!
COMO ACONTECE: A Comunidade se reúne como de costume, mas o altar ainda estará da mesma forma como esteve na sexta-feira. Enquanto a Comunidade canta o primeiro hino, o pastor e a Equipe Litúrgica entra trazendo as toalhas, os paramentos, as velas, a Bíblia e as flores para enfeitar o altar. Feito isto, alegremente, o pastor saúda a Comunidade, faz a invocação trinitária, recordando a ressurreição de Cristo e segue-se o culto como de costume.
REFLEXÃO: O culto de Páscoa, da ressurreição, quer nos animar a crer e confiar que assim como Cristo ressuscitou, do mesmo modo seremos ressuscitados no último dia e nos encontraremos com todos aqueles que nos antecederam na morte. É um culto de Esperança e plena fé em Deus.[6]

[1] A cor litúrgica da Quinta-Feira da Paixão é o branco.
[2] Evangelho de João 13. 1-15..
[3] Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios 11 23-26..
[4] Evangelho de Marcos 15.24.
[5] Podem ser muito úteis também algumas lanternas.
[6] Este estudo foi elaborado a partir do livro: GEORG, Sissi. Tríduo Pascal. São Leopoldo: EST, 2001. 172 p.


Pastor Marcelo
Paróquia Luterana Caminho da fé
Alta Floresta D’oeste-RO (IECLB) 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br