Culto e Liturgia



ID: 2653

Gálatas 4.4-7 - Noite de Natal - 24/12/2022

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

10/11/2022

24/12/2022 – Noite de Natal
Pregação: Gálatas 4.4-7
Leituras: Isaías 11.1-9; Salmo 96; Lucas 2.1-7
Pa. Daiane M. B. Pasqualotti – Gaúcha do Norte


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Alegrem-se irmãos e irmãs. Esta não é uma noite como outra noite qualquer. Deus vem ao nosso encontro, humilde, deitado em uma manjedoura, cercado de carinho, de afeto, de amor. Eis que se cumprem as profecias do Antigo Testamento. Não somos nós que ascendemos em direção a Deus. É ele, sim, ele que vem, que se coloca em nosso meio, que sente, que chora, que se alegra e sente dor. Deus que se fez gente como a gente em Jesus Cristo. Hoje celebramos a misericórdia e o amor de Deus revelado a cada um de nós em Belém, justamente de onde nada se esperaria. Celebramos e nos alegramos. É noite de Natal, noite em que as estrelas brilham mais intensamente assim como brilham intensamente os olhos de crianças, jovens, mulheres, homens e idosos. Que esta seja para cada um/a de nós realmente uma boa noite, uma noite feliz.

Acolho a todos e todas com as palavras de Isaías 9.6 “Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será nosso Rei. Ele será chamado de conselheiro maravilhoso, Deus poderoso, Pai da eternidade, Príncipe da paz.” Sejam bem-vindos e bem-vindas!

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
383 – LC – Jubiloso, Venturoso

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Disse Jesus Cristo através do evangelista Lucas: “Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens de boa vontade”. Lc 2.14

Assim nos reunimos nessa noite como comunidade porque Deus permite que celebramos esse culto de Natal e todos os outros em Seu Nome. Em nome do Deus Pai, que nos presenteou um menino. Em nome do Deus Filho, Jesus, nosso único Senhor e Salvador. Em nome do Espírito Santo que congrega e ilumina todos os povos da terra a quem Deus quer bem. Amém.

CONFISSÃO DE PECADOS
Irmãos e irmãs. Todos indistintamente pecaram e carecem da misericórdia de Deus. Pelas nossas ações, pelo nosso querer, por aquilo que vem de nós mesmos não conseguimos o perdão de Deus. Mas Deus vem ao nosso encontro com palavras de amor e de perdão. Ele em Cristo, no nosso rei, redime a criação. A cruz de Cristo é a nossa cruz. Confessemos os nossos pecados. Oremos:

Senhor, nosso Deus, é noite de Natal e nesta noite tão bonita viemos a tua presença e queremos abrir nosso coração. Confessamos que tantas vezes somos por demais rápidos para julgar as pessoas que não receberam Maria e José em suas casas e por isso, Jesus nasceu na estrebaria, mas esquecemo-nos de tantas e tantas vezes em que também deixamos de estender a mão aos necessitados do tempo presente. Senhor, confessamos que nos deixamos iludir pelas luzes e cores e esquecemos de anunciar o verdadeiro sentido do Natal, de que sem Cristo não há Natal, por mais enfeitada que estejam as nossas ruas, as nossas casas, por mais farta que esteja a mesa da ceia. Perdoa-nos se não somos como Paulo que se sentiu impelido a anunciar a boa notícia. Abre nossos ouvidos, pois já não escutamos teu Evangelho em meio as buzinas e a música estridente. Perdoa-nos se em algum momento valorizamos mais no Natal os presentes humanos do que aquele quer recebemos na cidade de Belém. Perdão, Senhor, é o que pedimos em nome de Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
“O verbo se fez carne e morou entre nós”. Esta é a maior mensagem do Natal. Deus vem a nós. O Deus no qual cremos não é um Deus distante, longe, mas vive e está no meio de nós. Agradeçamos a Deus por Ele ser assim cantando:

CANTO PÓS CONFISSÃO
374 – LC – Ó, venham, crianças

KYRIE
Nosso mundo está envolto de dores e sofrimentos, causados por injustiças sociais, por violências, por falta da dignidade humana, por falta de respeito humano. Nos tornamos, até mesmo, insensíveis quanto a essas situações, mas elas estão aí e precisam também serem vistas e cuidadas por Deus. Portanto, como igreja cristã clamamos a Deus para que olhe por todas as pessoas e situações que o entristece e fazemos isso cantando....

Pelas dores deste mundo ... ou Tem, Senhor Piedade

GLÓRIA IN EXCELSIS
Tudo que somos, tudo que temos vem do nosso Deus, Pai, a Ele louvemos cantando...

379 – LC – Surgem Anjos

ORAÇÃO DO DIA
Deus Pai e Mãe, revelado a nós no menino que nasceu na manjedoura e que venho para nos dar a certeza da salvação, da vida eterna, de um lugar cheio de paz e de amor. Hoje é noite de Natal, estamos aqui, tua comunidade reunida, queremos mais uma vez nos deixar envolver por tua palavra, por teu amor, por teu cuidado, acolhe-nos nesta noite, acolhe nossa culpa, perdoa nossos pecados cometidos dia após dia, ouve nossas orações silenciosas e nos encha com a tua paz. Viemos para encontrar em Ti o refúgio, a força, a alegria, a fé, o perdão, a vida nova, o verdadeiro sentido do Natal. Assim oramos por tua presença entre nós, não só no dia de hoje, mas em todos os dias. Assim oramos porque cremos que estás ao nosso lado. Assim nos aconchegamos em teus braços neste momento. Amém, Senhor.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª Leitura Bíblica: Isaías 11.1-9
2ª Leitura Bíblica: Salmo 96
Com aclamação do Evangelho cantando Aleluia
Lucas 2.1-7
Leitura do texto da pregação Gálatas 4.4-7

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
385 – LC – Ó tempo santo de Natal

PREGAÇÃO

Oração – Dá-nos Senhor paz, sabedoria, bondade e amor, para que a tua palavra tome conte de nosso ser e que a mensagem de Natal nos impulsione a sermos pessoas melhores. Amém.

Querida comunidade

Eu sempre gostei do Natal, tem haver com as casas enfeitadas, com os pinheiros decorados, com as bolachas pintadas, mas o que eu mais gostava no Natal era o fim do culto do dia 14 a noite. Pode parecer estranho, mas eu gostava era do fim do culto, sabem porquê?

Eu vim de uma família pobre, meus pais tinhas as condições suficientes para nos manter e não deixar faltar o básico, mas regalias não era com a gente, não havia dinheiro sobrando, tínhamos o pão de cada dia e as bolachas pintadas só no Natal, hoje tem bolachas pintadas o ano todo. E naquela época nós íamos todos a igreja no culto dia 24, íamos de bicicleta porque não tínhamos carro, morávamos a mais ou menos 2km da igreja, era especial poder ir a família toda de bicicleta, e o mais legal é que depois que terminava a celebração, nós íamos todos tomar um sorvete, daqueles que você pode pesar, então eu e meu irmão (minha irmã ainda não era nascida na época) enchíamos o nosso pote com gosto e as vezes até repetíamos, e depois íamos embora todos juntos para casa. Isso é algo tão simples para nós no dia de hoje, mas é a lembrança mais bonita que tenho do Natal, e a que mais sinto falta.

Vocês devem ter lembranças assim também, porque tenho certeza de que o Natal que vocês viveram a uns vinte anos atrás é totalmente diferente do que nós vivemos hoje.

O interessante é que sim, a forma de vivermos e celebrarmos o Natal mudou. Hoje em dia as crianças não recebem presentes só no Natal e aniversário, mas toda vez que isso é possível pais e mães tentam alegrar seus filhos com presentes. E não quero que entendam que isso é ruim, não é isso que quero dizer. Muitos de nós fomos criados com muitas privações, e o objetivo é de que nossos filhos não sejam criados com essas mesmas privações, é por isso que volta e meia damos aos filhos coisas que nós não pudemos ter no nosso tempo de criança e adolescência.

Mas a verdade é que o jeito de celebrarmos e sentirmos o Natal hoje em dia mudou e mudou muito. Mas isso não faz mal, isso não é ruim, se hoje podemos brincar mais de amigo secreto nas festas de fim de ano, se hoje podemos comprar mais chocolates e enfeitar ainda mais a casa e a árvore de Natal, ou se hoje em dia podemos viajar para poder estar com a família no Natal, ou podemos fazer uma ceia com muita fartura na mesa, isso é uma benção. Isso é razão para agradecermos a Deus pelos tempos terem mudado, por hoje termos mais condições do que em tempos antigos.

Mas tem uma coisa que não mudou e que nunca vai mudar no Natal, podem se passar muitas décadas e isso não vai mudar.

A história daquele menino que nasceu em meio a bois, vacas, ovelhas, que foi deitado numa manjedoura, lugar onde os animais se alimentavam. Daquele menino que fez com que pastores deixassem suas ovelhas nos campos e fossem ver o que os anjos estavam dizendo. Aquele menino que tinha uma mãe e um pai fiéis a Deus, uma pai e uma mãe que enfrentaram situações ruins e até vergonhosas para a época, mas que confiaram sua vida plenamente em Deus e por isso foram abençoados sendo o pai e mãe do menino Jesus, filho legítimo de Deus, o próprio Deus encarnado.

Essa história nunca vai mudar e é essa história que encha as igrejas no dia de Natal. Por mais que durante o ano inteiro as igrejas possam estar vazias, no dia de Natal todos lembram desse menino e vem para agradecer por esse menino ter nascido e ter também depois morrido por nós, na Páscoa.

Me chama a atenção que o Natal e a Páscoa trazem uma mensagem de mesmo poder, da glória de Deus manifestada a nós seres humanos, mas é no Natal que as igrejas realmente enchem. Na Páscoa até muita gente vem, mas é no Natal que a igreja enche. Porque? Eu tenho até algumas opiniões sobre o porque disso acontecer, mas não vou dá-las a vocês, quero que vocês também reflitam do porque isso acontece. O que posso a dizer a vocês é ... que bom que pelo menos no Natal as igrejas ainda enchem. Sinal de que nem tudo está perdido, ainda existe fé, ainda existe esperança, ainda existem pessoas que creem e querem um mundo melhor e diferente. Ainda existe bondade. Mesmo nesse mundo repleto de tantas notícias ruins todos os dias, também há uma notícia boa que nos é lembrada todo o Natal, mas que na verdade deveria fazer parte da nossa vida todos os dias...

“NASCEU O SALVADOR DE VOCÊS”

Mas a gente não pode lembrar dele só no Natal ou só algumas vezes durante o ano. A gente precisa, e, deve lembrar disso todos os dias, todos os dias... nasceu o nosso Salvador, é Deus que veio ao nosso encontro para nos salvar de todas as coisas ruins desse mundo.

Para finalizar essa reflexão quero contar uma breve história sobre um desses natais por aí...

Um pastor havia preparado com antecedência o seu plano de cultos em que deveria celebrar o Natal em todos os pontos de pregação que ele atendia. Entretanto, no dia de Natal, ele não conseguiu chegar a uma de suas capelas. Era um lugar de estradas ruins e havia chovido muito. Por isso seu carro ficou atolado na estrada.

Mas aquela congregação muito pobre estava ali reunida à espera de seu culto de Natal. Algumas mães haviam preparado sacolas com biscoitos feitos em casa para distribuir às crianças. Mas o pastor não conseguiu chegar. E foi providencial ele não ter chegado. Deus mesmo estava pondo em prática um plano seu.

Movida por um entusiasmo, uma senhora resolveu chegar à frente da congregação e disse aos presentes: - Nós temos nosso livro de hinos. Temos nossa Bíblia e temos nossa fé. Não é porque o pastor não conseguiu chegar que deixaremos de ter o nosso Culto de Natal.

Espontaneamente ela pediu que alguém sugerisse um hino de Natal para entoarem. Após cantarem o hino, aquela senhora proferiu uma oração pedindo a paz de Cristo entre as pessoas presentes e que Deus fizesse crescer o amor e a compreensão. Em seguida, leu a história do nascimento de Cristo. Depois de cantar mais alguns hinos de Natal ela resolveu motivar as pessoas a se abraçarem e pedir desculpas por qualquer desentendimento ou ofensa que tivessem feito umas às outras.

A celebração do Natal se tornou cheia de lágrimas de emoção e de alegria.

Que sempre de novo o menino Jesus se faça presente nas nossas vidas, nos nossos lares, nos nossos corações. Um abençoado Natal a todos nós. Amém.

CONFISSÃO DE FÉ
Após ouvir a pregação, confessemos nossa fé em Deus através das palavras do Credo Apostólico

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
392 – LC – Natal é tempo de alegria


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
BENÇÃO NATALINA
Deus, que enviou os Anjos para anunciarem aos pastores a grande alegria do nascimento do Salvador, encha de alegria as vossas almas e faça de vós mensageiros do seu Evangelho. Assim vos abençoe Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão na paz e na alegria, e sirvam a Deus de todo o coração.

CANTO FINAL
373 – LC – Noite Feliz
 


Autor(a): Pastora Daiane Mariléia Baade Pasqualotti
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Domingo: Natal
Perfil do Domingo: Véspera de Natal
Testamento: Novo / Livro: Gálatas / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 4 / Versículo Final: 7
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 68595

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um coração repleto de alegria vê tudo claro, mas, para um coração triste, tudo parece tenebroso.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br