Culto e Liturgia



ID: 2653

Inauguração e Bênção de um Espaço de Convivência num ambiente de trabalho

Liturgia

08/03/2018

 

Inauguração e Bênção de um Espaço de Convivência num ambiente de trabalho

L As Escrituras dizem: “pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável, porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.” (1 Tm 4.4-5)

Estamos aqui para entregar e receber uma obra, obra esta que foi muito desejada pelas pessoas que aqui dedicam boa parte do seu tempo, da sua vida! Esta obra é um espaço para descanso, fortalecimento das energias e convívio.

“Um dos componentes da história da IECLB é a busca comunitária por espaços físicos que permitam o encontro aconchegante, que sirvam de local para reuniões, para atividades [e que possibilitem o cuidado consigo e com as demais, um cuidado relacional]. Quando criados, esses espaços não são considerados meramente resultado do suor humano e nem concluídos com a última demão de tinta. O ponto alto da conclusão da obra é a confissão pública comunitária de que Deus, o Criador, permitiu essa edificação e que, em última análise, ela está aí para servir de instrumento para uma comunidade [um grupo] que se engaja na missão de Deus. Como tais, as edificações e os espaços comunitários são colocados [sob a palavra de Deus, a oração e a bênção].” (Da Apresentação do Manual de Dedicação).

Ao inaugurar este espaço, nós o colocamos sob o cuidado de Deus, rogando por Sua bênção, com a prece para que o cuidado relacional aconteça entre nós e seja fortalecido pelo que aqui acontecer.

Leituras bíblicas

L (uma pessoa do grupo lê:) “Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação”. Gênesis 2:3

“Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas. Portanto, esforcemo-nos por entrar nesse descanso, para que ninguém venha a cair, seguindo aquele exemplo de desobediência”. Hebreus 4:9-11

“Bendito seja o Senhor, que deu repouso ao Seu povo”. 1 Reis 8:56a

“Ele lhes disse: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer.

Então foram sós num barco para um lugar solitário”. Marcos 6:31, 32

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11.28-30

“Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês”. 1 Pedro 5.7

“Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu, Senhor, me fazes viver em segurança”. Salmos 4.8

“O meu corpo e o meu coração poderão fraquejar, mas Deus é a força do meu coração e a minha herança para sempre”. Salmos 73.26

Oração

L Graças te damos, nosso Deus, por esta hora de alegria diante do nosso novo espaço de convivência e descanso. Abençoa este espaço e, sobretudo, abençoa nossa convivência. Que este lugar sirva para nos abrigar nas pausas do café, para diálogos leves e fraternos, para nossas piadas e brincadeiras, para repor nossas energias, não por último, seja espaço de acolhida a quem é visitante passageiro. Que este lugar e a convivência que aqui vai acontecer fortaleçam nossa amizade, bem como nossa disposição de nos engajarmos cada vez mais e melhor no que nesta casa fazemos para que o testemunho da IECLB na Missão de Deus cresça e se fortaleça. Por nosso Senhor Jesus cristo, na unidade do Espírito Santo.

C. Amém.

Canto: //:Louvemos todos juntos, o nome do Senhor://

Bênção

L Abençoa, Deus, criador do descanso, este nosso Espaço de Convivência. Olha sempre sobre nós, cuida de nós e fortalece nossa convivência. Abençoa nossa entrada e saída, hoje e sempre.

C. Amém.

L O abraço que damos mutuamente é, também, o abraço que Deus nos dá. Por sua graça, somos gente livre para cuidar e conviver. Neste espírito, convido para um abraço caloroso num gesto de fortalecimento da nossa convivência!

Erli Mansk
Coordenação de Liturgia - IECLB


Autor(a): Erli Mansk
Âmbito: IECLB
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Natureza do Texto: Liturgia
ID: 46252

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deve-se orar de forma breve, mas seguidamente e com convicção.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Vocês foram batizados para ficarem unidos com Cristo e assim se revestiram com as qualidades do próprio Cristo.
Gálatas 3.27
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br