Culto e Liturgia



ID: 2653

Romanos 8.31-39 - FINADOS - 02/11/22

Caderno de Cultos 2022 - Sínodo Mato Grosso

01/11/2022

02/11/22 – FINADOS
Texto prédica: Romanos 8.31-39
Demais leituras: Isaías 25.1,8-9; João 11.1-5,17-21
PPHM Paulo Maurício de Oliveira
Paróquia de Matupá – MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
O texto do profeta Isaías 51.12a diz: “Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Eu sou aquele que vos consola, diz o Senhor!’”
Neste dia em que lembramos das pessoas que eram importantes para nós, mas que vieram a falecer. Hoje nós buscamos a orientação e o consolo da palavra de Deus. Dia em que mais uma vez nos damos conta de nossa fragilidade e finitude e da importância de darmos mais valor ao maior presente que recebemos de Deus, a vida! Vida essa que só tem sentido quando colocada a serviço do Reino de Deus neste mundo, mesmo em meio à presença da morte.

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA

Nº - COMO É BONITO, SENHOR, CADA MANHÃ TE AGRADECER ♫


Ou: Nº ____________________________________________________


SAUDAÇÃO
E nesse momento em que lembramos com saudade de pessoas falecidas e que não estão mais fisicamente conosco, na esperança da ressurreição e da vida eterna, aqui nos reunimos em nome e na presença do Trino Deus, do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
CANTOS DE INVOCAÇÃO

Nº - LCI 36 – SE SOFRIMENTO TE CAUSEI, SENHOR ♫

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. 9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós (1 João 1.8-10)
(Oração silenciosa)
Senhor, queremos levar mais a sério os teus mandamentos, confiar mais em tuas promessas, temer mais a tua ira. Queremos ser mais gratos por todas as grandes e pequenas alegrias que nos proporcionas diariamente. Queremos propor-nos a aceitar com boa vontade também as pessoas que nos importunam e chateiam, que muitas vezes nos fazem sentir iras. Não queremos só falar de amor ao próximo e de fraternidade humana, mas sim ser humanos e fraternos. Porque todos nós vivemos da tua misericórdia. Nós te pedimos por perdão de toda a culpa e de todas as faltas e falhas que cometemos. Pedimos perdão pelas vezes que pecamos em pensamentos, palavras, ações e omissões. Perdoa quando optamos em seguir caminhos, mesmo que estes nos afastam de ti. Nos achegamos a ti e com humildade pedimos, tem ainda paciência conosco e dá-nos atua força para os nossos bons propósitos. Dá-nos a tua paz, dá nos o teu perdão. Amém.
Tem piedade de nós, Senhor

ANÚNCIO DO PERDÃO
O onipotente e misericordioso Deus teve compaixão de nós. Ele entregou, por nós, seu Filho unigênito à morte e, por amor dele, perdoou-nos todos os pecados; deu, também, a todos os que creem no nome dele, poder de tornarem-se filhos e filhas de Deus, e prometeu-lhes o seu Espírito Santo. Para aquelas pessoas que confessaram seus pecados com sinceridade, eu anúncio a vocês que os seus pecados estão perdoados em nome do Trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo.
Amém.

KYRIE
Como comunidade cristã, precisamos esquecer um pouco dos nossos próprios interesses e lembrar das pessoas que sofrem. Queremos nos lembrar e nos colocar ao lado das pessoas que, em meio à violência rogam por um advento de paz, interceder pelas pessoas que perderam a esperança e anseiam um advento de certezas, orar pelos que passam necessidades, fome, sede, falta de trabalho, e desejam um advento onde haja abundância de alimentos, justiça e amor. Por todas as pessoas e suas diferentes dores e aflições, suplicamos a Deus cantando:
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO

Nº - LCI 56 – PELAS DORES DESTE MUNDO.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Nosso Deus é Deus da graça que nos perdoa. Ele nos anima a transformar nossa realidade. Para que isso seja possível, Ele anda conosco. Pela presença desse Deus de amor que perdoa e caminha ao nosso lado, glorifiquemos seu santo nome:

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO:

Nº - LCI 70 – GLÓRIA, GLÓRIA, GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS.


ORAÇÃO DO DIA
Amado Deus Criador! Nós te louvamos e agradecemos por podermos estar reunidos para celebrar este culto. Nós te pedimos: Dá-nos a certeza de que és “Deus conosco” ao nos falares através da tua palavra, abrindo nossos corações e nossas mentes para aceitarmos a tua verdade e integrá-la em nossa vida. Esteja conosco em nossos pensamentos e escolhas e que possamos sair deste culto transformados pelo teu poder e que teu evangelho nos tornes conscientes do teu amor e da tua compaixão. Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que contigo e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 25.1,8-9;

2ª Leitura Bíblica: João 11.1-5,17-21

3ª Leitura Bíblica: Romanos 8.31-39

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº - Hinário – Título do Hino

PREGAÇÃO
Pregação de Romanos 8.14-17

Pregação finados: Romanos 8.31-39
Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo esteja conosco hoje e sempre. Amém.
Certamente se você nasceu entre os anos 80 a 2000 já deve ter ouvido falar de Chapolin Colorado, personagem que era interpretado por Roberto Bolaños, humorista mexicano.
Este personagem, que era um super herói, sempre se apresentava nas cenas quando uma frase era proferida pelas pessoas que estavam em situação de risco. As mesmas bradavam: “E AGORA, QUEM PODERÁ ME DEFENDER”.
A pergunta que fazemos muitas vezes é muito semelhante: COMO VOU CONSEGUIR SUPERAR TODAS ESSAS DIFICULDADES? QUANDO TEREMOS CORAGEM?
Temos para este domingo um texto muito bonito escrito pelo Apóstolo Paulo à comunidade de Roma. Paulo em suas viagens iniciou várias comunidades cristãs. Naquela época as comunidades eram muito perseguidas por causa do anúncio que faziam da Boa Nova do Evangelho. Paulo fica sabendo disso, mas não podendo se fazer presente com aquela comunidade lhe escreve uma carta de ânimo, de consolo e forças. Paulo diz: “Se Deus é por nós quem será contra nós?” Ou seja, se Deus, em meio as nossas dificuldades estão do nosso lado não há o que temer. Porque nada pode nos separar do amor de Deus. Nada pode abalar nossa relação com Deus.
Será que esse é o nosso pensamento? Será que nós temos plena certeza do amor de Deus para conosco? Será que não estamos gritando “e agora, quem poderá nos defender?” Ou será que estamos como a comunidade de Romanos, que quando se aproxima a dor e o sofrimento nos afastamos de Deus? Como nos reagimos diante das dificuldades? Quando a doença, quando a dor, quando o medo nos abate, como reagimos?
Às vezes em meio ao dia-a-dia passamos por momentos difíceis, momentos onde o mal, onde a fome, onde a violência, onde a doença entra em nossa vida sem sequer pedir licença. E quando isso acontece logo pensamos: “Deus nos abandonou.” Ou fazemos perguntas do tipo como Deus pôde deixar isso acontecer? Às vezes até dizemos: Nossa! Mas era uma pessoa tão religiosa, como isso pôde acontecer? E logo questionamos a Deus.
Esse também era o sentimento da comunidade de Romanos de que em meio ao seu sofrimento Deus os tivesse abandonado. Paulo responde com uma palavra muito bonita dizendo que nada nos pode separar do amor de Deus. Talvez então vocês me perguntariam... tá e aí? As maldades e a violência, a morte e a dor, por que tudo isso? Eu diria: Nós somos seres humanos, e como pessoas cristãs não estamos fora do mundo. E nesse mundo, aqui, junto com outras tantas pessoas estamos vivendo as consequências da maldade humana. E essa maldade não é de outras pessoas é nossa também. Vivemos as consequências de sermos humanos, passamos por tragédias, acidentes, doenças, dificuldades até às vezes sem explicações. Cabe que não sejamos fatalistas e afirmemos: “Deus quer assim ele está conosco e tudo bem.” Não! Temos que lutar contra as coisas que trazem desamor. Mas Paulo nos confirma o que já experimentamos em Jesus Cristo que o amor de Deus em relação a nós não se acaba, nem se abala. Mas nosso amor em relação a ele, ah, esse sim se abala, se abate e aí somos consumidos por um desânimo, por um desconforto tamanho. Mas logo, parece que uma luz se ascende, parece que encontramos de novo o caminho e surge a esperança. Aí descobrimos mais uma vez, que enquanto estávamos perdidos nas trevas, em meio à escuridão Deus estava nos olhando e o amor dele não havia acabado.
Conta uma pequena história que num país muito distante havia um viajante, ele era o carteiro, era responsável por levar as correspondências do rei ao outro país. As viagens que ele fazia, às vezes duravam semanas e até meses. O rei havia dado uma ordem a ele, ele não poderia viajar durante o dia, somente a noite. O viajante tinha muito medo do escuro, então antes de sua primeira viagem ele colocou-se em oração diante de Deus e pediu: Deus esteja comigo durante a minha viagem, pois me sinto sozinho e tenho muito medo. Ele iniciou sua viagem quando já havia escurecido. Durante sua caminhada olhava para trás, para ver se percebia algum sinal da presença de Deus, nada vendo inclinava sua cabeça para baixo e seguia a caminhar. Durante a noite ele repetiu várias vezes esse gesto, olhava para trás, nada via baixava a cabeça e seguia caminhando. Quando amanheceu ele deitou-se para descansar. Dormiu e sonhou. Sonhou que se encontrou com Deus e então aproveitou e tirou satisfação dizendo: Deus ontem antes de iniciar minha viagem eu pedi que tu me acompanhasses, que estivesses comigo, mas várias vezes olhei te procurando e nada encontrei. Deus respondeu: Querido amigo eu estive todo o tempo caminhando contigo, o problema era que você estava olhando para trás e depois baixava sua cabeça com desânimo, por isso te peço levanta tua cabeça olha para frente e verás.
Na noite seguinte o viajante seguiu sua jornada, mas seguiu de cabeça erguida e quando a escuridão estava forte pode perceber uma pequena luz a sua frente iluminando seu caminho, então compreendeu que enquanto procurava Deus ao seu redor Ele caminhava a sua frente preparando seu caminho.
Nada nos pode separar do amor de Deus. Nada. Cabe sim, que lutemos contra as coisas que causam o desamor, contra as coisas que destroem a vida e nos afastam de Deus. Cabe sim, que lutemos pela vida. Sem pensar no amanhã, pois, Deus prepara nosso caminho. E podemos viver na certeza de que estamos todos NO AMOR DE Deus. Ele não dorme, ele não cochila. Ele guarda-nos e ampara-nos em todos os tempos.
Que a gente possa viver e crer que realmente assim é! Amém.
HINO
Nº - DEUS SEMPRE ME AMA - LCI 581

CONFISSÃO DE FÉ
Motivação para Confissão de fé.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)

Nº - LCI 90 – PELOS PRADOS E CAMPINAS


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Senhor Jesus Cristo, todos os homens sentem temor diante do poder absoluto e irreversível da morte. E também nós, tua comunidade, temos este medo.
Nós te agradecemos porque nos prometeste que não nos deixarás sozinhos quando formos chamados desta vida. Confiamos em tua promessa: Eu vivo e vós vivereis também. Estamos certos de que não nos deixarás na morte, Senhor.
Mas também ajuda-nos a ponderar, santo Deus, que um dia teremos que prestar contas por tudo o que fizemos e pelo que deixamos de fazer, pelo que dissemos e pelo que deixamos de dizer, pelo que ousamos e pelo que deixamos de ousar.
Perdoa-nos benignamente toda a culpa e não leves em conta nossas faltas e falhas.
Dá que contemos, em nossa vida cotidiana, com que tu podes nos chamar a qualquer hora, ajuda-nos a viver assim como se cada dia fosse o último.
Mas dá-nos igualmente a firme confiança de que então não caímos, mas em tua mão que nos acompanhe e nos leva a tua glória eterna.
Pedimos-te por todas as pessoas sem consolo, que ainda não conhecem a caminho a ti e sentem falta de um apoio firme em sua desesperança. Pedimos-te igualmente por aqueles que se sentem muitos seguros, julgando, erroneamente, não ter necessidade de ti.
Pedimos-te pelos levianos, bem como pelos que duvidam e estão cansados de crer. Por eles e em seu lugar oramos a ti por consolação e esperança, exortação e fé. Amém.
Senhor, nós temos tantas coisas a falar, mas nem sempre conseguimos. Sabendo do teu grandioso amor, entregamos nossas vidas, nossas dores e alegrias para que o Senhor cuide orando aquilo que o teu filho, nosso Senhor Jesus Cristo nos ensinou:


1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção

ENVIO
Envio

CANTO FINAL
Nº - LCI 299 – BENÇÃO IRLANDESA
 


Autor(a): PPHM Paulo Maurício De Oliveira
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Ministério / Nível: Ministério - Habilitação
Natureza do Domingo: Dia de Finados

Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 39
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 68259

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Deus, aos pais e aos mestres, nunca se poderá agradecer e recompensar de modo suficiente.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br