Música na IECLB


Um misto de saudade e esperança: 45º Encontro de Coros do Núcleo Jaraguá

Sínodo Norte Catarinense

22/08/2020

A presença do canto coral remonta à imigração e à colonização alemã a partir de 1824, com a chegada dos primeiros imigrantes à cidade de São Leopoldo/RS, em 25 de julho do mesmo ano. [No mesmo ano, em maio, imigrantes igualmente chegaram a Nova Friburgo/RJ; anteriormente, em 1819, protestantes suíços vindos ao Brasil também cultivavam a música religiosa]A música acompanhava a vida do imigrante. Ela estava presente quando saiu de sua terra, durante a viagem, na colonização e nas primeiras organizações sociais.

Pode-se dizer que o canto foi um dos aspectos culturais que sobreviveram entre os imigrantes em solo brasileiro. O canto não estava isolado na dimensão familiar, ao contrário, perpassava a esfera familiar, eclesial e social dos imigrantes e, mais tarde, dos seus descendentes.Quem de nós já não cantou em um coro? Um coro de igreja? Ou têm familiares e conhecidos que participam desta atividade em sua comunidade?

Todos os anos, em meados do mês de abril, o coração já batia mais forte. Afinal de contas, era a época de receber as canções que seriam entoadas pelo grande coro no encontro de coros. Na véspera do dia, há relatos de cantores/as que demoravam em pegar no sono. O coração se enchia de ansiedade, mas também de alegria por este dia em que cada coro mostrava um pouco do seu trabalho, aplaudia os demais, aprendia, ensinava e passava o dia na companhia de amigos.

Este ano, o Encontro de Coros do Núcleo Jaraguá do Sul-Sínodo Norte Catarinense celebra sua 45ª edição de uma forma diferente. Em razão da pandemia, a Paróquia que sediaria o encontro (Guaramirim), juntamente com a Coordenação de Música do Núcleo teve que cancelar o encontro presencial. Em reunião virtual, a Coordenação, no entanto, pensou que a data não poderia “passar em branco”. Como a maioria dos cantores usam redes sociais, resolveu-se fazer então, um vídeo que simbolizasse um “TBT”, expressão utilizada nas redes sociais para marcar fotos do passado que trazem lembranças e saudades. Cada regente dos grupos que vinham participando nos últimos anos foi incumbido de enviar um vídeo de alguma apresentação e fotos de momentos diversos do grupo.

Este registro em vídeo e foto não quer ser somente uma lembrança, mas quer servir também como motivação para o próximo encontro e como estímulo à continuidade deste trabalho tão importante na comunidade cristã. É através da música, em especial, do canto coral, que prestamos louvor e adoração a Deus, o criador, doador e mantenedor da vida.

Regentes e cantores estão tendo que se adaptar e pensar sobre novos jeitos de fazer música neste tempo. Mais do que nunca sentimos a importância da criatividade, paciência, cooperação, fé e tolerância. Enquanto os grupos não puderem se reunir de forma presencial, são os encontros online, as tarefas de casa, os áudios, os vídeos e as parcerias que garantem a continuidade e a manutenção do canto coral.

Com gratidão e alegria, queremos compartilhar com vocês uma amostra do trabalho dos nossos coros. Aguardamos ansiosamente e com a bênção de Deus pelo encontro de coros presencial em 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=UqBExmVZYDw

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não há pecado maior do que não crermos no perdão dos pecados. Este é o pecado contra o Espírito Santo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br