Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Abelhas sem ferrão

Comida Boa na Rádio

09/11/2018

ABELHAS SEM FERRÃO

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Um pequenino ser, um inseto, trabalhador, exemplo de sociedade perfeita e organizada que, se fosse seguida pelas pessoas, transformaria o mundo, no paraíso terrestre conforme a vontade do supremo Criador.

Hoje vamos falar sobre estas abelhinhas, conhecidas popularmente como abelhas sem ferrão. As abelhas nativas ou indígenas possuem ferrão atrofiado e estão amplamente distribuídas pelas regiões do país. Elas apresentam grande diversidade na cor, tamanho, forma, hábitos de nidificação e população dos ninhos, mantendo uma estreita relação com a natureza onde vivem.

A criação de abelhas é muito importante na composição dos sistemas agroflorestais, na produção agroecológica e na preservação e promoção da biodiversidade.

O principal interesse pela criação de abelhas sem ferrão está no prazer que o manejo diário proporciona às pessoas. A atividade não apresenta qualquer risco de acidentes com enxames. É a natureza, e indiretamente as pessoas, que mais lucram com os efeitos da criação e preservação destas abelhas. Sua principal função na natureza é a polinização das flores e, consequentemente, produção de frutos e sementes. 

As abelhas nativas ocupam uma posição destacada de valor econômico, com a produção de mel. Também fornecem própolis, geleia real, pólen, entre outros. No entanto, as agressões que o ser humano tem imposto ao meio ambiente, tais como poluição, desmatamento, incêndios florestais, uso de agrotóxicos, acrescentado às mudanças climáticas, têm resultado em uma diminuição do número de enxames na natureza.

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, apoia o trabalho com abelhas como uma forma de resguardá-las e protegê-las, garantindo sua preservação e a sobrevivência das espécies de flora nativas. Também permite a agricultoras e a agricultores uma atividade que pode ser desempenhada por todas as pessoas da família, o que garante uma renda maior e mais qualidade de vida.

Para outras informações acesse: www.capa.org.br
Bom trabalho!


Todos os programas

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
09. Abelhas sem ferrão.pdf
MÍDIATECA
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br