Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Cuidados com a Terra

Comida Boa na Rádio

27/08/2019

 

CUIDADOS COM A TERRA

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Para cuidar bem da terra precisamos entendê-la melhor. Temos um coração, o planeta também tem. É nossa tarefa cuidar e ter amor por todo o universo.

Na natureza, a regra geral é a diversidade de espécies, não admitindo a exclusividade na floresta, no pasto nativo, nas lavouras. A floresta, por exemplo, produz uma grande quantidade de frutas, raízes e outros produtos que as espécies animais aproveitam constantemente, estabelecendo-se um sistema em equilíbrio. Quando cultivamos uma única espécie começamos a romper com esse equilíbrio.

Nos ecossistemas naturais temos numerosas espécies de plantas e animais, que vivem juntas e em perfeito equilíbrio. Dentro das espécies existe uma diversidade genética que possibilita maior resistência para existir. A técnica da adubação verde é uma ótima forma de cuidar da terra. Uma das vantagens de se fazer adubação verde é a capacidade que as plantas têm de capturar energia do sol. O sol é um recurso natural, renovável e abundante e deve ser utilizado intensamente. Esta energia, captada na forma de matéria orgânica e de minerais, será colocada à disposição das plantas.

Ao mesmo tempo, as plantas fazem parcerias com a vida que tem no solo, melhorando a absorção dos minerais e aumentando o teor de matéria orgânica.

O coquetel de adubos verdes nada mais é do que a mistura de diferentes espécies de plantas que aumentam a biodiversidade de organismos do solo. As sementes podem ser misturadas em um balde ou tambor. Nas leguminosas recomenda-se fazer a inoculação de Rizobium e a aplicação de pós de rocha (MB – 4 ou fosfato de rocha). Para cada 100 quilos de sementes, utilize 5 quilos de pó de rocha. Depois, a semeadura pode ser feita a lanço ou com uso de semeadora.

Conheça mais sobre o CAPA em www.capa.org.br


Todos os programas
 

MÍDIATECA
Assim, outros carregam o meu fardo, a força deles é a minha. A fé da minha Igreja socorre-me na perturbação. A oração alheia preocupa-se comigo.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br