Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Hortas caseiras ou domésticas

Comida Boa na Rádio

28/12/2018

 

HORTAS CASEIRAS OU DOMÉSTICAS

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

A produção hortícola no Brasil e no mundo começou com uma horta caseira. À medida que a demanda por alimento foi crescendo e as pessoas se aglomerando em cidades, cada vez mais as hortas caseiras foram se desenvolvendo e se tornando grandes hortas, contribuindo para o abastecimento destas populações. Também foram se constituindo uma forte iniciativa de geração de renda para famílias produtoras.

Toda horta pode começar no quintal de casa e ser abrangida a uma horta comunitária ou se tornar uma fonte de renda familiar.

É possível implantar uma horta caseira em pequenos locais, também em ambientes  urbanos, como casas com pequenos espaços e apartamentos. Existe um conjunto de formas e de materiais que possibilitam essa implantação, utilizando-se caixas, baldes, potes, garrafas PETs, e outros materiais reaproveitáveis. Para aproveitar melhor o espaço e a disponibilidade de Luz solar, a horta pode ser vertical.

Destaca-se a importância de se estabelecer nestas áreas e culturas um manejo de produção agroecológico, buscando garantir alimentos livres de resíduos  de agrotóxicos. 

Atualmente, diversos estudos científicos têm alertado sobre a contaminação dos alimentos por agrotóxicos e seus possíveis problemas à saúde humana. Por isso, fique atento!

Há um conjunto de técnicas e tecnologias que oportunizam o estabelecimento de um sistema de produção agroecológico. A constituição de consórcios entre plantas companheiras, a utilização de plantas repelentes dispersas na área, uso de caldas e extratos vegetais, são muito eficientes de manejo de pragas e doenças. Da mesma forma a utilização de compostos orgânicos, húmus de minhoca, cobertura do solo com palhadas, biofertilizantes, possibilitam um bom manejo de fertilidade, contribuindo para uma boa nutrição vegetal que resulta em maior facilidade de manejo sanitário, assim como maior qualidade nos alimentos produzidos.

Ter uma horta em casa é um privilégio, porque ao colher um alimento fresquinho, o sabor, a textura e a nutrição do alimento são maiores. Além do que o contato com as plantas e a terra ajudam a relaxar e são quase uma terapia para quem trabalha fora e leva uma vida corrida no dia a dia. Embora seja muito atraente, é trabalhoso, pois todos os dias necessita de cuidados como, fazer o plantio, podas, regas, adubações e, a melhor parte, a colheita.

A Horta caseira é sinônimo de autonomia, geração de renda e qualidade de vida. Usufrua estes benefícios.

Para outras informações acesse: www.capa.org.br
Bom trabalho!


Todos os programas

MÍDIATECA
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br