Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia - CAPA no Portal Luteranos



ID: 2533

Receitas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

Comida Boa na Rádio

01/03/2019

 Receitas com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs)

[Escute na Midiateca (logo abaixo) e/ou descarregue o arquivo do programa.]

O programa Comida boa na mesa traz dicas técnicas e o faça você mesmo, promovendo a agroecologia e um mundo melhor e sustentável. É produzido pelo Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia, o CAPA, integrado à Fundação Luterana de Diaconia e vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.

Voltamos, hoje, ao tema das Plantas Alimentícias Não Convencionais, mais conhecidas como PANCs. Muitas destas plantas são conhecidas como ‘daninhas’, ‘matos’, ‘invasoras’, ‘infestantes’, ‘inços’ e até ‘nocivas’, apenas porque nascem entre as plantas cultivadas.

Não nos permitimos olhar ao redor e reconhecer nas plantas espontâneas um alimento de qualidade com alto teor nutricional. Diversas pesquisas vêm sendo feitas com o objetivo de promover o resgate da cultura alimentar, também por meio do uso das PANCs, e da medicina popular, sensibilizando e divulgando receitas saudáveis e saborosas.

Tome nota de algumas receitas:

Chip de batata Cará do Ar
Lave os tubérculos aéreos e cozinhe com casca. Descasque e corte em rodelas finas ou em tirinhas e frite em óleo quente. Escorra e seque em papel absorvente. Polvilhe com sal e ervas finas secas a gosto.
Também pode ser usado para o preparo de bolos, pães, sopas, maionese e purês.

Geleia de Flores de Dália
Colete as flores – estas não podem ter sido borrifadas com agrotóxicos. Todas as cores podem ser consumidas. Destaque as pétalas e junte um pouco de água e triture no liquidificador. Ferva-a. Utilize a metade de açúcar cristal em relação ao total de pétalas frescas. Mexa em fogo baixo até o ponto desejado.

Mousse de Flores de Beijo Turco
Colete as flores – lembre-se, estas não podem ter usado agrotóxicos. Lave as flores em bacia com água. Triture no liquidificador cerca de 300 gramas de flores frescas, 200 gramas de leite condensado, 200 gramas de creme de leite ou iogurte natural, 5 gramas de gelatina sem sabor diluída. Leve à geladeira e sirva gelado. Sem a gelatina, congele e sirva como sorvete.

Calzone de Buva
Dilua 15 gramas de fermento biológico em 250 ml de água e acrescente 3 colheres de sopa de farinha de trigo. Fermente até ficar esponjosa. Incorpore farinha, sovando, até formar uma massa firme. Deixe crescer até dobrar de tamanho. Selecione folhas novas e brotos tenros de buva, lave e escorra. Abra a massa, recheie com as folhas inteiras ou picadas mescladas com queijo parmessão, azeite e asse até dourar.

Bom preparo e ótimas aprendizagens!

Para saber mais sobre o CAPA, acesse www.capa.org.br


Todos os programas
 

MÍDIATECA
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br